Olá meu povo, como estamos? Para quem não me conhece, sou a Hanna de Paiva, a mente por trás do ‘Mundinho da Hanna’. Tenho 35 anos (02/11/1988, sim, o Dia de Los Muertos) e sou filha única por parte de mãe (e a caçula por parte de pai). Natural do Rio de Janeiro (capital), sou formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e pós-graduada (doutorado) em Ecologia e Evolução pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Eu amo todos os assuntos que envolvam literatura, sejam livros, adaptações para séries, filmes e afins. Sou a louca que está com a estante abarrotada com tantos títulos, mas sempre volta da livraria com mais um livro na sacola. O kindle está sempre na bolsa e é quase parte de mim, mesmo sabendo que posso nem ter tempo de ler no local para onde vou. E esse amor literário surgiu ainda na minha infância, incentivada pelos meus pais.
No entanto, mesmo que gostasse de ler desde novinha, só fui me tornar a leitora assídua que sou hoje aos 13 anos, quando conheci o mundo sombrio dos vampiros. Enquanto o mundo se abria e rendia à magia de ‘Harry Potter’, eu me vi apaixonada pelos vampiros clássicos de Anne Rice. Após assistir à adaptação de ‘Entrevista com O Vampiro’ na TV, tive uma grata surpresa ao descobrir não apenas o livro de mesmo nome na livraria da minha cidade, como ele estava na promoção. Gastei as economias que tinha no bolso e levei o livro para casa, que logo depois descobri ser o primeiro volume de uma série imensa, a qual não descansaria enquanto não completasse (e lesse) toda a coleção. Agora eu sei que não era um livro adequado para a minha idade (shame), mas todos ainda estão guardados até hoje com muito carinho e, se não fosse por eles, talvez eu nunca tivesse encontrado “o livro certo”.
No entanto, a ideia do ‘Mundinho da Hanna’ não surgiu de uma forma tão singela e feliz, como podem pensar. Tive um relacionamento longo, o qual não terminou de uma maneira esperada, ainda mais quando o motivo dado para isso foi que “eu vivia em um mundo cor de rosa, só sabia comprar livros, estudava demais e nunca faria nenhum homem feliz”. Após um tempo me recuperando do baque, minha resposta foi criar um blog, através do qual eu pudesse compartilhar o amor pelos livros, além de encontrar pessoas com gostos semelhantes.
Eis que, em 15 de janeiro de 2015, o blog estreou na internet. Contudo, ainda sem ter um rumo certo e ficando apenas como um hobby. O nome, no entanto, não poderia ser outro, além de “Mundinho da Hanna”, com o intuito de parecer bastante infantil de propósito, com uma paleta de cores bem delicada e cara de “menininha”.
No entanto, os anos foram passando e o projeto cresceu junto comigo. Amadurecemos juntos, aprendi muito sobre viver na blogsfera e fiz amizades incríveis. Dessa forma, ele deixou de ser apenas algo “para passar o tempo” e passou a ser encarado de uma forma mais profissional e adulta, ganhando uma paleta de cores mais sóbria e que combinasse mais comigo.
Além disso, nem só de livros vive uma pessoa e, apesar de ser uma amante dos livros, séries e filmes, também passei a compartilhar opiniões sobre viagens e dicas de lugares que valem a pena conhecer, para tomar um bom café e ler um bom livro. Sendo assim, o nome ‘Mundinho da Hanna’, passou a refletir o que realmente eu gostaria de dividir com vocês: meu mundo, que envolve muito mais do que a literatura em si.
Hoje eu crio e edito o conteúdo (como textos e fotografias) daqui do site e das mídias sociais. O time também cresceu nesse intervalo e hoje conto com a colaboração do colunista Erik Lourenço, que produz conteúdo sobre viagens e passeios cult (que envolvam o meio literário ou não). E, recentemente, a equipe passou a contar com o apoio de Emerson Silva, que revisa todos os textos e é o responsável por deixar as resenhas cada vez melhores ara vocês conferirem.
Atualmente, o ‘Mundinho da Hanna’ pode ser encontrado não apenas no site, mas também no Instagram, Pinterest, Skoob, Threads e TikTok. Onde estou sempre compartilhando conteúdo das formas mais variadas e atraindo um público recorrente. Sejam todos bem vindos ao ‘Mundinho da Hanna’ e estejam à vontade para criticar, dar sugestões e seguir as atualizações sobre o mundo literário.