Olá meu povo como estamos? A Bienal do Livro-SP era um evento que eu sempre tive o sonho de conhecer. E 2024 foi marcado por enfim conseguir realizar o meu desejo. Os dias que fui renderam também algumas comprinhas, que vou mostrar aqui neste post.
Uma Noiva Alemã por Correspondência – Cinthia Serejo
Só dois tipos de mulheres aceitam ser noivas por correspondência: as tolas e as desesperadas. Agnes se enquadra em ambos. Depois da morte do pai, sozinha e sem herança, ela responde a um anúncio de noivado por correspondência de um próspero emigrante alemão que vive no Novo Mundo. O que ela não imagina é que o anúncio não foi escrito pelo pretendente. Mas essa é apenas a primeira notícia surpreendente que Agnes vai receber.
Arsène Lupin e O Estilhaço de Obus – Maurice Leblanc
O estilhaço de obus é o primeiro romance de Maurice Leblanc que não tem como foco Arsène Lupin (este último aparece como médico no meio da história e sua intervenção será de grande importância). Fim de julho de 1914. Tendo acabado de se casar, Paul e Elizabeth chegam ao castelo do pai de Elizabeth, localizado a poucos quilômetros da fronteira alemã. Ao visitar o castelo, Paul fará uma descoberta assustadora e atroz que mudará sua vida. E a guerra começa.
Arséne Lupin e A Mansão Misteriosa – Maurice Leblanc
Após o roubo sensacional de diamantes no Ópera de paris e o sequestro de uma atriz, Régine Aubry, o jovial magnata das joias Van Houben não tem escolha a não ser usar os serviços do cavalheiro-marinheiro Jean d’Enneris, também conhecido como Arsène Lupin, que se junta a seu próprio rival Brigadeiro Béchoux (já conhecido em The Barnett Co Agency e La Barre-Y-Va) Com um segundo sequestro, o da linda modelo Arlette Mazolle, o mistério se adensa. Logo isso leva ao hôtel particulier, ou mansão, do Conde de Mélamare, e d’Enneris descobre uma história de ódio entre duas famílias rivais em torno da mansão.
Arsène Lupin e O Mistério de Barre-y-va – Maurice Leblanc
No coração da região de Caux, não muito longe da foz do Sena, a dilapidada mansão de La Barre-y-va é palco de acontecimentos misteriosos e terríveis. Catherine Montessieux, a jovem herdeira, percebe que suas árvores favoritas mudaram de lugar. Uma velha meio louca a avisa sobre um perigo que ela não consegue identificar e um assassinato foi perpetrado na frente de testemunhas no meio do parque. Chamado para ajudar a desvendar o mistério, Arsène Lupin parte para o local. Para sua surpresa, um velho conhecido o espera por lá!
Agência Barnett e Associados – Maurice Leblanc
Valérie estava atônita. De que suspeita ele falava? Com que propósito? Sentia uma ansiedade crescente e confusa, causada pela insistência realmente dolorosa do seu interlocutor. Entre suas mãos abertas, ela pesava amassa de pérolas amontoadas, e agora esse volume parecia tornar-se cada vez mais leve. Ela examinou, e os seus olhos discerniam cores diferentes ,reflexos desconhecidos, uma semelhança chocante, uma perfeição equívoca, todo um conjunto de detalhes perturbadores. Nas sombras de sua mente a verdade começava a brilhar, cada vez mais distinta e ameaçadora.
Arsène Lupin e A Mulher de Dois Sorrisos – Maurice Leblanc
O início de Arsène Lupin e a mulher de dois sorrisos é brilhante: um assassinato de tirar o fôlego acontece já nas primeiras páginas. A partir daí, Leblanc desenvolve a trama de forma magistral, acompanhando o astuto Arsène Lupin em sua saga para solucionar o crime e descobrir os segredos guardados pela garota misteriosa. Em 1932, os leitores só conseguiram chegar ao fim do mistério ao longo de 46 folhetins no Le Journal. No ano seguinte, a obra foi publicada em um volume único.
Alice no País das Maravilhas – Lewis Carroll
Publicado há mais de 150 anos, Alice no País das Maravilhas e Alice através do Espelho se consagraram com duas das maiores obras de literatura infantojuvenil inglesa, conquistando leitores por todo o mundo e ganhando diversas adaptações para o teatro e cinema. O livro conta a jornada de uma jovem chamada Alice, que, ao cair em uma toca de coelho, entra em um mundo surreal e mágico, chamado País das Maravilhas. Lá, ela terá que enfrentar aventuras inusitadas, como: chá da tarde com um Chapeleiro Maluco, fugir de uma Rainha de Copas impiedosa, lidar com um Gato Risonho, e outras situações psicodélicas e cativantes. Lewis Carroll criou uma narrativa sobre o amadurecimento, a amizade e o poder da imaginação, com personagens e cenários fascinantes.
Alice Ever After – Dan Panosian, Giorgio Spalleta, Fabiana Mascolo
Alice visitou o País das Maravilhas pela primeira vez quando criança. Agora adulta, é seu único escape da realidade fria e estranha da Londres vitoriana. No entanto, para retornar, Alice precisa de algo mais forte que cogumelos, e está ficando cada vez mais difícil alimentar o seu crescente vício enquanto mora com seu pai e irmãs desaprovadores. Quando Alice se interna no Hospital Sagrado Coração para os Perdidos, ela acha que resolveu seus problemas com um novo lar e um fluxo constante das pílulas que precisa para visitar o Chapeleiro Maluco, o Gato de Cheshire e todos os seus amigos. Mas o hospício não é nenhum refúgio. Que horrores a esperam nas profundezas desse lugar terrível? E, por fim, Alice escolherá escapar de sua família e trauma de infância, ficando para sempre no País das Maravilhas, ou encontrará coragem para encarar seus demônios no mundo real? Volte ao País das Maravilhas nesta sequência sombria do artista e escritor Dan Panosian (An Unkindness of Ravens, Canary) e o artista Giorgio Spalletta (Red Sonja: Black, White, Red), perfeita para fãs de Snow, Glass, Apples, de Neil Gaiman, e Mercy and Fables, de Mirka Andolfo.
Ainda quero muito falar sobre o que eu achei sobre o evento em si, mas isso ficará para o próximo post. Então aguardem o desabafo, hehe. Mas por enquanto, me conta: conhecia algum desses livros? Qual deles mais te chamou atenção?
Cida
Oi hanna! Essa edição de Alice eu vi pela primeira vez na Bienal e achei linda. Os livro de lupin eu já conhecia, mas não cheguei a adquirir nenhum na Bienal. Bjos!!
Moonlight Books
Hanna de Paiva
Eu também estou apaixonada pelas edições de Alice, S2. Espero gostar da leitura também, hehe.
Luciano Otaciano
Oi, Hanna! Uau parabéns pelas aquisições. Essas edições estão maravilhosas. Espero que curta bastante as leituras. Abraço!
https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Hanna de Paiva
Obrigada, Luciano, =). Espero que sejam boas leituras mesmo, viu? ^^