19 de December de 2024

Melhores Leituras de 2024

Olá meu povo, como estamos? Continuando com a retrospectiva literária de 2024, hoje eu trago as minhas melhores leituras do ano.

Confesso que este ano eu fiz menos leituras do que nos últimos tempos. Mas talvez por isso, tenha sido mais seletiva com elas e, por isso, não tenho um top 10. A lista ficou menor, mas foram leituras que realmente me impactaram e ficarão marcadas por aqui.

O Jogo dos Desejos – Meg Shaffer

Foto: Divulgação

Lucy Hart sabe bem como é não se sentir amada pelos pais. Durante a infância solitária, os livros eram o seu principal conforto ― em especial, os da série da Ilha Relógio, do recluso escritor best-seller Jack Masterson. Agora, aos vinte e seis anos, ela divide o amor pela leitura com seus alunos, entre eles Christopher Lamb, um garotinho que perdeu os pais de forma trágica. Lucy faria qualquer coisa para adotar o menino, mas, sem a estabilidade e os recursos financeiros necessários, a possibilidade de se tornarem uma família parece um sonho distante. Quando Lucy está prestes a desistir, Jack Masterson anuncia ― após um misterioso hiato de mais de cinco anos ― que finalmente escreveu um novo livro. E não só: ele promoverá um concurso na verdadeira Ilha Relógio, no nordeste dos Estados Unidos, para decidir quem será o detentor da única cópia ― e Lucy é uma das quatro pessoas sortudas escolhidas para competir. Ganhar o tão cobiçado manuscrito significaria a realização de todos os desejos de Lucy e Christopher. Mas antes ela terá que lidar com implacáveis colecionadores de livros, oponentes astutos, charadas mais do que complexas e o charmoso (e ranzinza) ilustrador das obras da Ilha Relógio, Hugo Reese, além de reviravoltas que podem mudar completamente o destino de todos. Uma obra com toques de realismo mágico que prende o leitor desde a primeira página, O jogo dos desejos é a leitura perfeita para todos os amantes de livros. Um romance para pessoas de qualquer idade, com uma mensagem poderosa: as histórias nos formam, nos transformam e nos acompanham por toda a vida.

O Fazedor de Anjos – Samuel Cardeal

Foto: Divulgação

Ele é sujo, libertino, debochado e amoral. Ele também é um dos melhores detetives de Polícia do Estado. Quando o Secretário Municipal de Segurança Pública, Carlos Batista, é brutalmente assassinado, a cidade é tomada pelo caos, e Josias é arrastado para um caso que ameaça desmoronar sua vida. Enquanto caça o assassino em série que estripa e desossa suas vítimas, Josias precisa lidar com a moralidade rígida de seu parceiro católico, a hipocrisia de um padre preconceituoso, e os segredos perturbadores de um filho adotivo com a mente despedaçada. Dividido entre uma vida de orgias regadas a álcool e drogas e o trabalho em um ambiente extremamente tradicionalista, Josias brinca de gato e rato com esse predador que dispõe esqueletos em sugestivos formatos e deixando mensagens enigmáticas. Antes que ele mesmo se torne o próximo cadáver, o detetive precisa descobrir a identidade e prender aquele que a imprensa passa a chamar de O Fazedor de Anjos.

Amor em Roma – Saraah Adams

Foto: Divulgação

Depois de anos alimentando sua imagem de “princesa do pop”, Amelia Rose, conhecida por sua legião de fãs como Rae Rose, está completamente esgotada. No auge do desespero, ela decide se inspirar na única pessoa que nunca a decepcionou: Audrey Hepburn. Seguindo os passos de A Princesa e o Plebeu , um de seus filmes favoritos protagonizados pela atriz, Amelia foge no meio da noite a caminho de Roma… no caso, a opção mais próxima ― uma cidadezinha chamada Roma no Kentucky. Quando seu carro quebra na frente da casa de Noah Walker, o sujeito ranzinza e musculoso deixa claro que não tem tempo nem paciência para lidar com celebridades. Afinal, Noah tem que cuidar da loja de tortas que a avó deixou para ele, e ainda precisa ficar lembrando a seus vizinhos intrometidos, embora adoráveis, que cuidem da própria vida. Sem muita escolha, porém, ele acaba deixando que a cantora fique em seu quarto de hóspedes ― mas apenas até que consertem o carro dela, nem um dia a mais. Só que, aos poucos, Noah começa a ver um lado doce, divertido e vulnerável de Amelia que não costuma estampar as manchetes, e vai cedendo ao instinto de compartilhar cada vez mais do seu mundo com ela. Enquanto ele e os outros moradores mostram à estrela do pop todo o charme que uma cidade pequena tem a oferecer, fica cada vez mais difícil para ela controlar seus sentimentos por aquele lugar aconchegante e seu anfitrião mal-humorado. O problema é que, no fim, até Audrey teve que ir embora de Roma em algum momento, e Amelia precisa enfrentar um dilema: seria possível escapar do próprio destino?

Os Garotos do Cemitério – Aiden Thomas

Foto: Divulgação

Quando a família latina bastante tradicional de Yadriel tem problemas para aceitar sua verdadeira identidade de gênero, Yadriel torna-se determinado a provar que é um verdadeiro bruxo . Fortemente conservadora, a comunidade bruxe não permite que ele passe pelo ritual, com a desculpa de que a Senhora Morte não iria aceitá-lo, por conta de sua identidade de gênero e orientação sexual. Com a ajuda de sua prima e melhor amiga Maritza, ele decide ele mesmo resolver o problema, na expectativa de encontrar o espírito de seu primo assassinado e, então, libertá-lo. No entanto, o fantasma que ele invoca é, na verdade, Julian Diaz, o bad boy da escola… e Julian não tem interesse em deixar esse mundo tão facilmente. Ele está determinado a descobrir o que aconteceu e resolver algumas pendências e pontas soltas antes de partir. Sem escolha, Yadriel concorda em ajudar Julian, para que ambos possam obter o que querem. O que Yadriel não esperava era que, quanto mais tempo passa com Julian, menos quer que o garoto se vá.

Guerra dos Mil Povos – Viktor Waewell

Foto: Divulgação

Aqui, você vai vivenciar uma narrativa eletrizante de amor e guerra durante a nossa maior revolta indígena, com reconstituição histórica fiel, pelo autor best-seller Víktor Waewell. Um guerreiro português que vendeu a sua armadura vem ao recém-descoberto Brasil em busca de paz, mas encontra o continente em ebulição. Ele viverá uma nova paixão, enquanto é arrastado para a grave guerra entre fidalgos escravistas e povos nativos, a chamada Confederação dos Tamoios. Um épico arrebatador, num contexto cultural fascinante, no melhor estilo “não consigo parar de ler”.

Como pode ver, a lista é pequena, mas é também variada. Entre leituras nacionais e estrangeiras, assim como os gêneros que conheci em 2024. Qual desses mais te chamou atenção? Me conta nos comentários!

Postado por:

Hanna de Paiva

Gostou? Leia esses outros:

Livros abandonados de 2024

Livros Abandonados de 2024

Olá meu povo, como estamos? Dezembro é época de […]

O Despertar do Lírio | Babi A. Sette

Quotes #24: O Despertar do Lírio

Olá meu povo, como estamos? O Despertar do Lírio […]

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Classificação de resenhas

Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo

anuncie aqui