30 de September de 2025

Wandinha (Season 2)

Olá meu povo, como estamos? Cá estou eu novamente para panfletar a série da Wandinha, cuja segunda temporada acabou de chegar na vermelhinha!

OBS.: Pode conter spoilers da primeira temporada!

Série: Wandinha

Temporada: 2 (em andamento)

Ano: 2025

Episódios: 8

Duração média: 54min/episódio

País: Estados Unidos

Onde assistir: Netflix


Wandinha Addams (Jenna Ortega) está de volta à Escola Nunca Mais, mas desta vez, as sombras escondem mais do que segredos. Entre os corredores góticos da academia, uma nova ameaça surge, desafiando sua astúcia e coragem. Enquanto enfrenta rivais antigos e dilemas familiares, Wandinha se vê no centro de um mistério sobrenatural ainda mais sombrio, um que pode abalar os próprios alicerces de seu mundo macabro. Agora, ela precisará desvendar enigmas mortais, confrontar alianças traiçoeiras e descobrir até onde está disposta a ir para proteger aqueles que… bem, tolerá.

Foto: Divulgação | Netflix

O semestre passado na Nunca Mais foi tenso. Depois que Wandinha e seus amigos quase morreram tentando impedir que um Hyde matasse todos os alunos, eles foram para seu merecido descanso em casa.

Além disso, Wandinha perdeu sua guia espiritual no momento em que mais precisava e ainda não sabe controlar seus poderes. Mas teimosa que só ela, está tentando dar uma de autodidata, usando o diário da tia que estava perdido no covil dos Beladonas.

Contudo, Mortícia agora segue na missão de proteger a filha, como uma forma de compensar tudo que a menina passou no semestre passado na escola e não quer de jeito algum que ela use o diário.

A situação complica ainda mais quando a Família Addams é convidada pelo novo diretor para serem os presidentes da Nunca Mais. Embora seja um cargo simbólico, é a oportunidade perfeita que Mortícia tem de ficar mais perto da filha e vigiar seus atos.

No entanto, apesar de ser uma ideia louvável por parte da mãe, só deixa Wandinha mais desconfortável e teimosa. Especialmente depois que ela atinge um novo estágio em suas visões e tenta esconder os efeitos colaterais.

Porém, vai ser difícil depois que sua mãe presenciou um dos eventos. E foi tão grave, que Wandinha perde seus poderes e não sabe o que fazer para recuperar, agora que sua mãe ameaçou jogar o diário antigo no fogo.

Disposta a pegar o diário e ter seus poderes de volta, a mocinha se mete em mais um mistério sombrio da escola. Isso porque a presença dos seus pais no terreno traz à tona muitas pontas soltas de uma história que ainda insistem em ignorar e fingir que nunca aconteceu.

Entretanto, quanto mais o tempo passa, mais Wandinha percebe que precisa saber, pois parece estar relacionado com o sumiço de seus poderes e talvez seja a chave para trazê-los de volta. Além disso, a mocinha ficou intrigada com alguns comentários que Tyler fez pouco antes de ser detido.

O que não teria sido tão importante, se não tivesse conexão com a última visão de Wandinha, que parecia mostrar a morte iminente de Enid. Agora, sem suas visões para confirmar as dúvidas, a gótica precisa usar métodos mais básicos para fazer suas pesquisas, embora saiba que possa contar com uma ajudinha vinda de sua avó.

Prometi para mim mesma que só veria a segunda temporada quando a Netflix completasse todos os episódios. Mas foi difícil de segurar quando o poster começou a aparecer na minha tela inicial.

Foto: Divulgação | Netflix

Só nos primeiros episódios, somos novamente levados para Jericho e aos muros da Nunca Mais. Wandinha ficou mais forte e seguiu com seus estudos enquanto sua nova guia não aparece.

Porém, os efeitos colaterais se mostraram tão perigosos, que Mortícia tem medo que a filha siga os mesmos passos que a tia (dada como morta há anos, exatamente por abusar dos poderes). Assim, evita a todo custo que Wandinha prossiga nisso até que outra alma se candidate para treiná-la.

O que acontece, mas de uma forma que surpreende a todos. Isso porque ninguém esperava que Wandinha fosse um corvo tão complicado de domesticar e nem as próprias almas de seus antepassados parecem estar dispostos a ter essa missão.

Isso traz até um alívio cômico em alguns episódios, porém sem perder o brilho sombrio que toda a trama traz na bagagem. Além disso, Feioso agora é um calouro na escola e está tentando buscar seu caminho, assim como a irmã fez.

Todo feliz com seu poder recém descoberto, o rapaz acaba se metendo em algumas confusões, como por exemplo trazer um morto de volta à vida por mero acidente. No entanto, o zumbi que deveria ser um “bichinho de estimação” de Feioso se mostra algo bem pior e mais bizarro.

Isso fica visível conforme passamos os episódios. Diversas pontas da primeira temporada voltam para essa e tudo agora vai começando a fazer mais sentido.

Muitas descobertas de Wandinha que pareciam não ter nexo, agora parecem ter raízes mais profundas e finalmente fui entendendo o que ela queria dizer com algumas frases enigmáticas.

A presença mais marcante da Família Addams também traz um respiro para a trama, que fica mais próxima dos desenhos, porém com o toque mais sombrio que eles merecem. No entanto, alguns personagens que não faziam parte da trama original aparecem aqui, como a avó de Wandinha, que parece ser a versão da gótica mais velha.

É incrível como elas se parecem tanto (são o completo oposto de Mortícia). Talvez por isso, elas troquem tantas farpas entre si. Mas achei interessante também ver o quanto Mortícia se esforça para ser uma mãe mais presente e amorosa, coisa que parece não ter tido quando era mais nova.

Foto: Divulgação | Netflix

Não sei se foi essa percepção (ou também o fato de eu estar mais velha), mas me vi concordando com Mortícia em diversos momentos. Ela é uma pessoa que sofreu demais na Nunca Mais, e na vida também. E por isso não quer que a filha passe pelo mesmo.

Só que a relutância de Wandinha em entender o lado da mãe causa momentos complicados entre as duas. Especialmente quando suas investigações são interrompidas.

Não bastasse isso, o novo diretor da escola é mais bizarro do que todos os excluídos juntos. Ele faz de tudo para se dizer jovem como os jovens, tentando apagar a história que sua antecessora se esforçou tanto para criar.

Embora num curto prazo seja um novo caminho plausível, a verdade é que as tretas de Nunca Mais nunca terão fim. Se você olhar nos pequenos detalhes, vai perceber que ainda existem muitas coisas perigosas, pelas quais valem matar alguém para garantir que continuem enterradas.

Foto: Divulgação | Netflix

Isso dá mais movimento para a trama e traz um novo desfecho repleto de pontas soltas, que deixam o espectador curioso e ávido por mais respostas. Só posso dizer que estou contando os segundos para a continuação e espero que o elenco se mantenha, pois eles estão começando a ter mais química e estou gostando bastante.

Texto revisado por Emerson Silva.

Postado por:

Hanna de Paiva

Gostou? Leia esses outros:

Na Sombra de Um Erro

Li Até A Página 100 e…#68: Na Sombra de Um Erro

Olá meu povo, como estamos? As últimas leituras do […]

Livros Nacionais Fora da Bolha

Olá meu povo, como estamos? Você já teve a […]

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

2 Comments

Classificação de resenhas

Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo

anuncie aqui