Olá meu povo, como estamos? Hoje temos um post em colaboração com a Nath Correa, do blog Blink. E nessa colaboração, falaremos sobre adaptações literárias que deram certo nas telonas e nas telinhas.
Foto: Creative Commons/Pixabay |
Eu fiquei com as telonas e aqui vocês conhecerão o Top 5 de filmes que deram certo como adaptações literárias. Antes de qualquer coisa, digo que este post foi feito a partir de opinião própria, a partir dos filmes que eu assisti e gostei; não sou sou uma crítica cinematográfica profissional, nem nada do tipo, apenas uma pessoa que gosta de falar dos filmes que viu.
1. Extraordinário
Ano: 2017
Duração: 1h 51min
Gênero: Drama, Família
Foto: Divulgação |
Auggie Pullman (Jacob Tremblay) é um garoto que nasceu com uma deformação facial, o que fez com que passasse por 27 cirurgias plásticas. Aos 10 anos, ele pela primeira vez frequentará uma escola regular, como qualquer outra criança. Lá, precisa lidar com a sensação constante de ser sempre observado e avaliado por todos à sua volta.
Acho que foi um dos filmes mais amorzinho que já vi na vida. Eu ainda não li esse livro, fiz questão de ver o filme primeiro e… que filme fofo! 💓 Como eu não li, não posso falar com muita certeza se foi um sucesso em comparação ao livro, mas com o elenco que teve e com tantas emoções na sala de cinema, posso falar que deu certo.
2. As crônicas de Nárnia – O Peregrino da Alvorada
Ano: 2010
Duração: 1h 55min
Gênero: Aventura, Fantasia, Família
Foto: Divulgação |
Lúcia (Georgie Henley), Edmundo (Skandr Keynes) e Eustáquio (Will Poulter) retornam para Nárnia, onde encontram com príncipe Caspian (Ben Barnes), agora rei, e outros amigos. Buscando os Sete Fidalgos Desaparecidos de Telmar, eles começam uma nova aventura a bordo do navio Peregrino da Alvorada e irão encarar guerreiros, dragões, anões e tritões.
Não seria louca de deixar Nárnia fora dessa lista. Já foram feitos três filmes das crônicas… e ainda não me conformo de não terem feito todos eles… Mas o que mais gostei foi o último que produziram, O Peregrino da Alvorada. Esse não está totalmente fiel ao livro, sempre tem uma cena cortada aqui e ali, uma fala que outro personagem disse, etc., etc., coisa que só quem leu a história vai reclamar com certeza… e eu fui uma dessas pessoas… (rsrsrs) Mas tenho que admitir que foi um filme bem feito e que deu certo. No fim passou a mensagem que o livro também passa e dei uma chance a ele…
3. Jogos Vorazes
Ano: 2012
Duração: 2h 22min
Gênero: Ação, Ficção Científica
Foto: Divulgação |
Num futuro distante, boa parte da população é controlada por um regime totalitário, que relembra esse domínio realizando um evento anual – e mortal – entre os 12 distritos sob sua tutela. Para salvar sua irmã caçula, a jovem Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) se oferece como voluntária para representar seu distrito na competição e acaba contando com a companhia de Peeta Melark (Josh Hutcherson), desafiando não só o sistema dominante, mas também a força dos outros oponentes.
Esse foi outro que fiz questão de assistir a todos da saga antes de ler o livro. E, na minha opinião, achei que deu certo também.
4. A princesa prometida
Ano: 1988
Duração: 1h 38min
Gênero: Fantasia
Foto: Divulgação |
Um avô lê um conto de fadas ao seu neto, com direito a uma linda princesa, lutas de esgrima e gigantes. A história do livro se baseia na vida da princesa Buttercup (Robin Wright), que é apaixonada por um jovem camponês. Após fazerem com que acredite que ele morreu, ela decide se casar com um príncipe, que logo se mostra malvado. No dia do casamento uma gangue a rapta e ela descobre que dentre seus sequestradores está o camponês. A partir daí os dois terão que enfrentar muitas coisas para finalmente ficarem juntos.
Muitas pessoas não sabem, mas esse é um clássico da literatura mundial. Com o título original de ‘O noivo da princesa’, ele foi produzido há 30 anos no cinema e até hoje faz sucesso, como aquele lindo filme para Sessão da Tarde. Algumas pessoas devem achar estranho o fato de ter um livro com esse mesmo título do filme, com uma capa mara, que a Intrínseca lançou ano passado, se não me engano… Na real, o livro mudou de título com o sucesso do filme (coisa que não deveria ter acontecido, já que o nome original tinha mais direito de ficar)e, ficou esquecido por anos… até que a editora resolveu “ressuscitar” e fazer uma edição lindíssima.
5. Garota Exemplar
Ano: 2014
Duração: 2h 29min
Gênero: Suspense
Foto: Divulgação |
Amy Dunne (Rosamund Pike) desaparece no dia do seu aniversário de casamento, deixando o marido Nick (Ben Affleck) em apuros. Ele começa a agir descontroladamente, abusando das mentiras, e se torna o suspeito número um da polícia. Com o apoio da sua irmã gêmea, Margo (Carrie Coon), Nick tenta provar a sua inocência e, ao mesmo tempo, procura descobrir o que aconteceu com Amy.
Com esse filme, você não sabe se tem ódio ou pena dos personagens… A cada minuto acontece algo que vira completamente seu pensamento sobre eles e acaba odiando, ao mesmo tempo que ama o filme… E o mesmo acontece no livro… Foi uma das minhas primeiras experiências com thriller psicológico e amei! Foi uma adaptação que, na minha opinião, deu muito certo e vale a pena ser lido e visto várias vezes.
E esses foram os filmes que mais gostei de ver nas telonas. Já viram algum desses? Tem mais alguma adaptação literária que tenha dado certo para você? Me contem aí! 😉
Ah, e não se esqueçam de ver o post que a Nath preparou com as séries que deram certo!