Olá meu povo, como estamos? Durante o final do ano eu tirei alguns dias de folga da criação de conteúdo (e das leituras também). Acabei vasculhando mais os catálogos dos streamings que tenho aqui em casa e fiz alguns achados na Netflix, que valem a indicação.
Um Mistério Knives Out – Glass Onion
Duração: 2h20min
País: Inglaterra
Gênero: Comédia, Policial
Ano: 2022
Indicação: +14

Glass Onion: Um Mistério Knives Out é a sequência do filme de mistério onde o detetive Benoit Blanc (Daniel Craig), que é somente contratado para investigar os casos mais difíceis, não descansará até desvendar o que está por trás desse novo crime. Após resolver a morte misteriosa do famoso escritor de histórias policiais, Harlan Thrombey, encontrado morto dentro de sua propriedade no primeiro filme, Blanc retorna à ativa, agora para desvendar outro caso, tão peculiar quanto. Nesta nova aventura, Benoit se encontra em uma luxuosa propriedade privada em uma ilha grega, mas como e por que ele chega lá é apenas o primeiro de muitos quebra-cabeças, e o fato peculiar de que ele foi convidado também. Blanc logo conhece um grupo de amigos reunidos a convite do bilionário Miles Bron para sua reunião anual. Como em todos os melhores mistérios de assassinato, cada personagem guarda seus próprios segredos, mentiras e motivações. Quando alguém aparece morto, todos são suspeitos.
Opinião: Eu já tinha assistido Entre Facas e Segredos há bastante tempo no cinema e lembro que gostei bastante. Lembro que era um mistério baseado nos clássicos de Agatha Christie, então seria algo mais no estilo “quem é o culpado” no final, que me deixou bem curiosa (além do elenco escolhido, que amei). Porém não sabia que tinha continuação e tive uma grata surpresa ao encontrar a sequência no catálogo. Embora sejam histórias independentes, é bom assistir na ordem, para entender algumas coisas que acontecem com o detetive (e que definem o caminho dele para resolver os próximos casos).
Um Mistério Knives Out – Vivo ou Morto
Duração: 2h26min
País: Inglaterra
Gênero: Comédia, Policial
Indicação: +14
Ano: 2025

O detetive Benoit Blanc (Daniel Craig) retorna para desvendar o que talvez seja o maior e mais perigoso mistério de sua carreira. Depois de um assassinato súbito e inexplicável colocar uma cidade de cabeça para baixo, a chefe de polícia local (Mila Kunis) une forças com o perspicaz detetive para encontrar o culpado e a verdade que desafia toda e qualquer lógica. Quando um padre é assassinado à vista de todos na igreja onde dava um sermão, sua morte, aos olhos de Benoit, parece ser fruto de um esquema grandioso e complexo.
Opinião: Esse é o filme mais novo da franquia, que assisti pouco tempo depois do lançamento no catálogo. De todos os três, foi o que mais gostei. O detetive está mais velho, mais esperto, porém mais atrapalhado (o que dá um certo toque de comédia e alterna com a vibe mais sombria da história). Gostei bastante de como as pontas foram amarradas e recomendo que assista e se divirta com o jeito fora da caixa do detetive para fazer suas investigações.
7 Mulheres e Um Mistério
Duração: 1h24min
País: Itália
Gênero: Comédia, Policial, Suspense
Ano: 2025
Indicação: +12

7 mulheres se veem lidando com um assassinato misterioso, quando o patriarca da família aparece morto. Todas teriam seus motivos para cometer tal ato, mas quem é a verdadeira assassina? Elas permaneceram trancadas na mansão até desvendarem o mistério.
Opinião: Depois de ter maratonado os dois primeiros filmes, o algoritmo me recomendou esse filme. Nunca tinha ouvido falar dele, mas por ser italiano, me chamou atenção. Afinal, seria a oportunidade de sair da bolha de Hollywood. A trama é bem levinha, que me lembrou os mistérios tradicionais, do estilo “quem é o culpado no final”, de Agatha Christie. Contudo, ainda tem um toque de comédia, para deixar a narrativa mais leve e divertida. Não é dos meus favoritos, porém recomendo se procura algo para passar o tempo e dar umas boas risadas.
A Grande Mentira
Duração: 1h49min
País: Inglaterra
Gênero: Drama, Suspense
Ano: 2019
Indicação: +16

Em um jogo de gato e rato, o golpista Roy Courtnay (Ian McKellen) não resiste aplicar seu golpe mais uma vez quando conhece a recém-viúva Betty McLeish (Helen Mirren) online. Porém, à medida em que a mulher abre sua casa e sua vida para o vigarista, ele se surpreende quando começa a se importar com ela.
Opinião: Eu sempre via a capa desse filme passando entre as indicações e ficava curiosa com a escolha dos atores principais. São dois artistas que gosto bastante do trabalho e finalmente dei play para conferir. Embora seja um filme curto em relação aos outros da lista, se tornou o mais comprido, por conta da atmosfera densa que traz. É incrível como me senti enganada o tempo inteiro e surpresa com as reviravoltas do final. A história é triste, cruel, porém necessária. Me deu um nó no estômago e fiquei pensando nela por dias. Mas ainda recomendo que assista (e agora sei que tem um livro com o mesmo nome, publicado pela Record) e tire suas próprias conclusões.
E aí, já conhecia algum desses filmes? Assistiu algum no final de 2025? Me conta nos comentários!