10 de December de 2024

Hábitos simples que podem te ajudar a manter a leitura sempre em dia

Olá meu povo, como estamos? Manter a leitura em dia pode ser um verdadeiro desafio, diante de tantos compromissos e eventos que estão além do nosso controle. Por conta disso, eu ouço bastante que: “queria tanto ler, mas nem sei por onde começar”. Ou mesmo: “poxa, queria ler, mas minha rotina não permite.”

Hoje vou te mostrar umas dicas práticas que podem te ajudar a começar 2025 com o pé direito e os livros mais perto de você.

Separe e adapte um tempo para leitura

Foto: Creative Commons | Pixabay

Isso parece contraditório, já que a ideia é encaixar a leitura na sua rotina corrida. Mas confia em mim, você não precisa separar 2,3h do seu dia para ser um leitor de verdade. Claro que seria maravilhoso se isso fosse possível, mas estamos lidando com realidades que não é todo mundo que consegue esse luxo ao longo do dia (nem eu consigo!).

Mas sabe o que eu faço? Tento encaixar a leitura em qualquer folga que eu tenho no meu dia, mesmo que sejam apenas 10 minutos. Pode parecer pouco olhando a curto prazo. Mas se mantiver uma constância, esse tempinho vai fazer uma enorme diferença no futuro.

Além disso, eu sempre tenho um livro dentro da bolsa. Então aproveito o tempo que estou esperando o ônibus, ou mesmo na academia (descobri que consigo ler enquanto faço esteira), para ler algumas páginas e manter o hábito em dia. Como pode ver, não precisamos abandonar obrigações para ter o prazer da leitura, apenas adaptar nossos gostos aos nossos compromissos.

Um passo de cada vez

Foto: Creative Commons | Pixabay

Uma das maiores falácias ditas na internet é que para ser leitor, você precisa ler x livros por semana/mês. Isso atrapalha mais do que ajuda e a pessoa, que já não tem o hábito de leitura, se desestimula cada vez mais.

Leitura é para ser um momento prazeroso e confortável, exatamente para fugir da realidade, que já nos traz tantos problemas. E, se você não consegue ler os 15 livros por mês igual a muitos criadores de conteúdo que vê por aí, está tudo bem.

Eu mesma nunca consegui passar de seis livros por mês e isso não me faz menos leitora. Pelo contrário, me faz alguém real. Aliás, se eu ler mais do que isso, até acendo o meu alerta e corro para a terapeuta, pois a leitura tende a ser o meu refúgio de mente ansiosa e é comum eu ler bem mais quando estou mal.

Assim, faça o que melhor se encaixa na sua rotina. Se você acha que consegue ler um livro por mês, maravilha. Se ler mais de um, é sucesso. Mas não se compare com a quantidade de leitura das pessoas que vê na internet, elas podem esconder uma realidade que você não tem e nem deseja ter.

Listas e metas podem ajudar

Foto: Creative Commons | Pixabay

Se o seu problema é falta de organização, listas e metas podem ser grandes aliados. Há quem faça as chamadas TBR’s do mês, com a quantidade de livros que pretende ler em 30 dias. Ou talvez uma meta de x páginas/dia pode funcionar melhor para você.

O grande segredo é ir experimentando e ver o que melhor se encaixa na sua realidade e o tempo que tem disponível para leitura. Lembrando sempre que leitura é um hábito que precisa ser exercitado e paciência.

E aí, o que achou dessas dicas práticas? Já usa alguma delas no seu dia-a-dia? Me conta nos comentários!

Postado por:

Hanna de Paiva

Gostou? Leia esses outros:

O Despertar do Lírio | Babi A. Sette

Li Até A Página 100 e…#58: O Despertar do Lírio

Olá meu povo, como estamos? Dezembro chegou e eu […]

Entre As Praias Paulistas | Noemi Reis

Entre As Praias Paulistas | Noemi Reis

Olá meu povo, como estamos? Se você gosta de […]

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Classificação de resenhas

Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo

anuncie aqui