Olá meu povo, como estamos? Esse final de semana se inicia o carnaval, um dos feriados mais prolongados e festivos do ano. E, se você procura opções para fazer parte do “bloco dos leitores”, tenho aqui algumas opções que vão te deixar bem no clima de folia.
O Desaparecimento da Rainha de Bateria – Beatriz Andrade

Na noite mais importante do Carnaval, quando os holofotes estão voltados para Sambódromo e o Brasil inteiro está de olho nos desfiles, Marta Lúcia desaparece.
Rainha de bateria da Unidos da Baixada, Malu passou anos de sua vida dedicando-se à escola e esperando esse momento de glória. Finalmente a escola vai desfilar no grupo especial, porém, ela não estará lá. Momentos antes de entrar na avenida, Malu é sequestrada e começa a sua luta por sobrevivência.
Segredos enterrados há muitos anos vêm à tona buscando vingança. A polícia terá pouco tempo para encontrá-la, pois a quarta-feira de cinzas está à sua espera, marcando um dia sombrio e assustador.
O desaparecimento da rainha de bateria é um conto de suspense ambientado no coração do carnaval carioca, onde passado e presente se cruzam e onde a culpa esquecida se mistura ao medo cada vez mais sufocante.
Sangue Raro – Lucas Santana

“Comecei a sentir a coisa estranha dentro de mim mais ou menos quando eu tinha dezesseis anos. Não sabia explicar o que era, faltavam palavras para entender e nomear, mas era algo que fervia, espalhando-se por debaixo da pele, pelos músculos, dentro dos ossos. Era feito leite derramado no cuscuz, buscando caminho entre os flocos, encharcando tudo, o gosto se alastrando por toda parte. Eram gavinhas, que se alinhavam entre os vasos sanguíneos. Borbulhava, pinicava, expandia. Parecia ruim, perigoso. Não falei para ninguém, tive medo. Naqueles dias, a gente tinha medo de tudo.”
Caetano é morador do Morro da Conceição, Recife, e um “sangue-raro”: uma pessoa com características únicas e especiais cujo sangue pode ser utilizado em rituais mágicos. O sangue dele tem a propriedade de localizar pessoas. Durante uma ditadura militar para “limpar” o país dos bruxos e dos sangues-raros, Caetano é encontrado depois de tentar fugir com seu único amigo, Paulinho, e sequestrado pelo governo.
O regime o transforma numa ferramenta para buscar inimigos políticos.
Após dez anos preso, ele finalmente consegue escapar, e terá de lidar com um mundo devastado pelo ódio e pela feitiçaria. O exército tomou conta do país e, depois de se munir de tudo o que precisava, largou a população à deriva. As cidades foram tomadas pelas águas, com a vegetação e a poluição destruindo tudo pelo caminho. Jorge, um bruxo assassino, deseja utilizar o sangue de Caetano para encontrar a filha perdida, uma sangue-raro poderosa que também foi capturada.
Agora, em liberdade e aliado a esse bruxo, Caetano precisa decidir o que fazer: se torturar pelas atrocidades cometidas com o seu sangue, ou se tornar o monstro que dizem que ele é e ir atrás das pessoas que fizeram esse caos.
Teia de Mentiras – Sophie Stava

Sloane Caraway é uma mentirosa..
Ela sempre usou pequenas mentiras para escapar da monotonia. Mas, uma mentira por impulso muda tudo. Fingindo ser enfermeira, ela atrai o pai de uma criança ferida: charmoso, bonito… e casado. Em pouco tempo, vira babá da “família perfeita” Lockhart.
Mas o que parece perfeito… nunca é. Sloane logo percebe que os Lockhart escondem segredos sombrios; todos escondem algo. Presa em uma teia de manipulação e perigo, e com suas mentiras a assombrando, ela precisa descobrir em quem confiar e até onde irá para se proteger..
Para fãs de narradores não confiáveis, reviravoltas inteligentes e tensão crescente. Um thriller psicológico intenso sobre o preço de uma vida inventada e os horrores da busca pela perfeição.
Cai O Pano – Agatha Christie

O detetive Hercule Poirot e o Capitão Hastings vão encerrar um ciclo, mas ainda há um último caso para resolverem: quem é o assassino X?
Já em idade avançada, Hercule Poirot volta ao lugar onde investigou o primeiro crime de sua carreira: a mansão Styles. Agora uma hospedaria, ela se torna palco do reencontro do detetive com o velho amigo Capitão Hastings. Mas o que Hastings esperava ser apenas uma estadia comum acaba por despertar os instintos afiados da dupla e levá-los a mergulhar no passado, encontrando uma ligação nunca vista em cinco casos abertos. Agora, todos eles parecem levar misteriosamente à mesma pessoa: X, um dos hóspedes da mansão.
Mantido em um cofre durante a Segunda Guerra Mundial e publicado apenas em 1975, Cai o pano é a investigação final de seu mais amado personagem e é considerado por especialistas e fãs um dos mais reverenciados romances da Rainha do Crime.
A Inquilina – Freida McFadden

Não há nada como o nosso lar…
Blake Porter estava em franca ascensão ― até não estar mais. Depois de ter sido demitido de uma hora para outra de seu cargo como vice-presidente em uma agência de marketing, ele fica sem condições de pagar as prestações do financiamento da casa no Upper West Side, onde mora com a noiva em Nova York. A solução para essa conta que não fecha? Alugar um dos quartos.
Depois de conhecer alguns candidatos a inquilino um tanto peculiares, Blake conclui que será difícil encontrar a pessoa certa. E é aí que surge Whitney. Simpática, educada, sem frescuras e precisando muito de um lugar para morar. Ela é exatamente o que o casal procura.
Será?
Porque, assim que ela se muda para a casa, coisas sinistras começam a acontecer. A cozinha exala um cheiro de comida podre, mesmo após várias faxinas. Os vizinhos passam a tratar Blake de um jeito diferente. Barulhos estranhos o acordam no meio da noite. Até a roupa que ele usa parece lhe dar alergia. De repente, Blake passa a desconfiar de que seus piores segredos podem ter sido descobertos…
O perigo mora na sua casa, e, quando Blake se der conta, será tarde demais. A armadilha já está pronta.
E aí, o que achou das indicações? Me conta nos comentários também se você gosta de colocar as leituras em dia nessa época.