15 de April de 2025

Thrillers Antigos que Ainda Valem a Pena Serem Conhecidos

Olá meu povo, como estamos? Em meio a tantos lançamentos das editoras, é esperado que a gente fique com uma lista enorme de títulos para ler. Porém os anos se passam e algumas dessas obras caem no esquecimento, se tornando verdadeiros achados de sebo.

Hoje vou mostrar alguns livros de suspense que são mais antigos, porém maravilhosos e ainda valem a recomendação.

As Viúvas – Lynda LaPlante

Foto: Divulgação | Amazon

Livro que inspirou o filme estrelado por Viola Davis com roteiro de Gillian Flynn Dolly, Linda e Shirley não eram grandes amigas nem tinham nada em comum até que os maridos morrem juntos operando uma tentativa de assalto. Cada uma a seu modo está enfrentando o luto quando Dolly é surpreendida por descrições detalhadas de todos os roubos realizados e planejados pelo marido. Ela se vê diante de uma encruzilhada: pode se livrar daquilo tudo e voltar à sua vida pacata ou entregar a descoberta aos criminosos que querem tomar o lugar do falecido. Mas ninguém cogitaria sua aposta em uma terceira alternativa: recrutar as outras viúvas e concluir aquela última missão. Sozinhas e sem experiência no mundo do crime, as três começam os preparativos para a operação, porém o caminho até o roubo perfeito não se mostra exatamente simples. Mesmo com o cenário ideal para o crime ideal, será que mulheres de luto conseguirão concretizá-lo? Com protagonistas femininas fortes e uma narrativa intensa, As viúvas inspirou a adaptação com direção de Steve McQueen McQueen (12 Anos de Escravidão) e roteiro de Gillian Flynn. Protagonizado por Viola Davis e com grandes nomes no elenco, como Liam Neeson, Colin Farrell e Michele Rodriguez, o filme ― já cotado para o Oscar ― estreia no Brasil dia 29 de novembro.

O Livro dos Espelhos – E. O. Chirovich

Foto: Divulgação | Amazon

A verdade de um é a mentira de outro.

Uma obra com uma trama tão perturbadora que coloca o leitor num jogo de espelhos.

Quando o agente literário Peter Katz recebe o manuscrito parcial da obra intitulada O livro dos espelhos para avaliação, fica imediatamente intrigado pela carta de apresentação. Nele, o autor, Richard Flynn, resgata da memória acontecimentos que podem estar ligados à misteriosa morte de Joseph Wieder, prestigiado professor da Universidade de Princeton, assassinado brutalmente em sua casa pouco antes do Natal de 1987 – um caso famoso e ainda sem solução. Ao chegar ao fim da leitura, Katz suspeita de que Richard Flynn tenha escrito o livro ou para confessar o crime ou para enfim revelar quem cometeu o violento assassinato.

Mas suas suspeitas só poderão ser confirmadas se ele tiver acesso ao restante do manuscrito, e isso se mostra impossível: o autor está à beira da morte no hospital e ninguém sabe onde estão as páginas que faltam.

Determinado a descobrir como termina essa história, Katz contrata o jornalista John Keller para reconstruir os eventos da época e escrever uma versão true crime do livro de memórias de Flynn.

Mas a determinação de Katz, motivada pelo potencial explosivo do caso e pelo sucesso de vendas que um livro como esse poderia obter, acaba levando todos os envolvidos para um jogo de espelhos, em que ninguém é o que parece ser, e no qual a verdade pode ser apenas um reflexo distorcido da realidade – e muito mais perigosa e ameaçadora do que ele poderia imaginar.

Construído de maneira brilhante em uma narrativa elegante e transbordando de suspense até a última página, O livro dos espelhos é um livro dentro de um livro como você nunca leu antes.

Viva Para Contar – Lisa Gardner

Foto: Divulgação | Amazon

Em uma noite quente de verão, em um bairro de classe média de Boston, um crime inimaginável foi cometido: quatro membros da mesma família foram brutalmente assassinados. O pai ― e possível suspeito ― agora está internado na UTI de um hospital, entre a vida e a morte. Seria um caso de assassinato seguido por tentativa de suicídio? Ou algo pior? D. D. Warren, investigadora veterana do departamento de polícia, tem certeza de uma coisa: há mais elementos neste caso do que indica o exame preliminar. Danielle Burton é uma sobrevivente, uma enfermeira dedicada cujo propósito na vida é ajudar crianças internadas na ala psiquiátrica de um hospital. Mas ela ainda é assombrada por uma tragédia familiar que destruiu sua vida no passado. Quase 25 anos depois do ocorrido, quando D. D. Warren e seu parceiro aparecem no hospital, Danielle imediatamente percebe: vai acontecer tudo de novo. Victoria Oliver, uma dedicada mãe de família, tem dificuldades para lembrar exatamente o que é ter uma vida normal. Mas fará qualquer coisa para garantir que seu filho consiga ter uma infância tranquila. Ela o amará, independentemente do que aconteça. Irá protegê-lo e lhe dar carinho. Mesmo que a ameaça venha de dentro da sua própria casa.

Sangue na Neve – Lisa Gardner

Foto: Divulgação | Amazon

A policial Tessa Leoni matou seu marido, Brian Darby, em legítima defesa. A arma do crime está à vista de todos e os hematomas no corpo de Tessa confirmam a ocorrência. A policial também não fez questão de fugir, ou de arrumar qualquer justificativa para explicar aquele corpo estendido no chão da cozinha, portanto, aparentemente, o que a investigadora D.D. Warren tem à sua frente é o desfecho de uma briga doméstica. Um caso simples. No entanto, ao abrir o inquérito, D. D. terá uma surpresa: este não é o primeiro homicídio de Tessa Leoni e ? afinal ? onde está a filhinha de seis anos da policial? Será que a policial Leoni realmente atirou em seu marido para matá-lo? Uma mãe seria capaz de prejudicar intencionalmente sua filha? D. D. Warren, a experiente detetive que acredita que desvendar um caso é como mergulhar na vida do criminoso, enfrentará mais uma investigação que a levará a uma busca frenética por uma criança desaparecida enquanto tenta encaixar as peças de um mistério familiar que a levará a quebrar os muros do corporativismo policial.

E aí, já tinha lido algum deles? Me conta nos comentários também se tem algum outro mais antigo do que esse, mas que ainda vale a pena ser lembrado.

Postado por:

Hanna de Paiva

Gostou? Leia esses outros:

Adaptações Literárias para Você Conhecer

Olá meu povo, como estamos? De uns tempos para […]

Booktag | Páscoa

Booktag | Páscoa

Olá meu povo, como estamos? Sei que a Páscoa […]

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

2 Comments

Classificação de resenhas

Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo

anuncie aqui