Olá! Tudo bem? Sentiu saudade das aventuras no meio da natureza? Então, “xá comigo” que vamos desbravar uma das belezas naturais mais lindas da Baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro, a Cachoeira da Concórdia.
Dessa vez não passei muitos perrengues, pois eu fui de carro. Foi super-rápido, saindo da altura de Jardim Primavera, no município de Duque de Caxias. Para chegar até a entrada da trilha foi menos de uma hora de carro.
No entanto, chegamos em um ponto em que tivemos que deixar o carro no estacionamento. Seguimos por 30 minutos de caminhada na trilha até chegar na Cachoeira da Concórdia.
A beleza dessa piscina natural é maravilhosa, com um poço de água lindo com uma parte que é possível pular. Um público bem eclético que estavam vivendo em perfeita harmonia.
Tenho um pequeno medo em ficar em locais onde não bate o meu pé, porém tomei coragem e pulei no Poço da Concórdia. Uau! Foi incrível! Preciso voltar nesse local. A trilha em si não é difícil, porém são 30 minutos de morro, ou seja, somente de subida. A parte mais chatinha que tem que tomar cuidado é para acessar a cachoeira, mas nada muito difícil.
Abaixo vou dizer como faz para seguir de transporte coletivo:
Partindo da Central do Brasil:
Terminal Américo Fontenelle, linha de ônibus: 196C – Central x Guapimirim, da viação Reginas. (Consulte os horários com a empresa, pois em fins de semana e feriados a frota é reduzida. Outra opção é pegar a van que fica em frente ao terminal, e é mais rápido). Independente do meio de transporte público, desça no ponto na Estrada Caneca Fina ,187, como está no Google Maps.
Siga pela Estrada do Limoeiro até a placa do condomínio Alpha II, vire à sua direita e após vire na próxima à esquerda. Siga em frente até a bifurcação onde vai precisar subir a rampa à esquerda. A partir daí, a caminhada dura entre 15 e 25 minutos até o final da Estrada da Concórdia.
Momento “Você Sabia?”
Origem do nome Concórdia: do Latim CONCORDIA, “acerto entre pessoas, acordo”, de COM-, “junto”, mais COR, “coração”
E ai, o que acharam deste passeio? Já conheciam a Cachoeira da Concórdia? Me contem nos comentários!