7 de janeiro de 2020

5 metas literárias para 2020

  Olá meu povo, como estamos? Eita que 2019 passou voando e 2020 chegou tão depressa quanto (rsrsrs). De acordo com a tradição popular, todo começo de ano fazemos várias promessas e traçamos metas e projetos para cumprir ao longo dos 12 meses que chegaram. Aqui no Mundinho também seguimos essa linha, então venham conhecer 5 metas literárias para 2020. 😉

5 metas literárias para 2020
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna

   Desde que iniciei o blog, confesso que não tinha parado para pensar muito em metas, só queria cumprir projetos e mais projetos, sem ao menos traçar objetivos para cumpri-los ou saber se eu teria tempo hábil para fazer tudo o que me propus. Apesar de parecer muito tempo, 365 dias se tornam pouco para arcar com tudo, se não houver um planejamento prévio e bem feito.
   A prova viva disso foi ano passado, quando planejei mil coisas, sem me organizar direito e não consegui manter nem a metade delas. Pensando nisso, começamos esse ano diferente, pensando não  em 1001 projetos, mas em metas literárias.

5 metas literárias para 2020

1. Ser mais organizada

   Apesar de não parecer, sou a pessoa mais desorganizada do universo. Até começo bem, mas logo perco a paciência com datas, horas e afins. Aí não consigo fazer nada dentro do prazo que me propus. Então, para 2020, minha meta será ter mais organização. Para isso, decidi (finalmente) fazer uso de agendas, daquelas pequenas mesmo, que cabem até na bolsa, para marcar TODOS os meus compromissos, sejam eles literários ou não. Também farei uso de alguns aplicativos de organização, para quando não der para levar a agenda comigo.

2. Conseguir ler ao menos um livro por mês

   Ano passado foi a treva no quesito leitura. Não consegui bater a quantidade que havia me proposto, pois escolhi leituras muito pesadas, que não dei conta no tempo que eu tinha, ainda mais com os compromissos do doutorado, que me consumiram bastante.
  Se deixarei de ler livros com essa temática mais pesada? Não, mas uma ideia é diminuir a quantidade deles na lista, assim consigo dar conta das leituras, já que estarão intercaladas com títulos mais leves e simples.
   Uma forma de fazer isso será mantendo o Projeto 12 livros para 2020, em parceria com a Claudia Leonardi, do blog MãeLiteratura, e Karla Samira, do Pacote Literário.

5 metas literárias para 2020

  Esse ano, escolhi livros físicos,  que estavam aqui na estante há um bom tempo, esperando para serem lidos. Eles já estão separados por mês, assim vocês também poderão acompanhar minha evolução nas leituras:

5 metas literárias para 2020

Leia também: Como ter uma rotina de leitura


3.  Não se cobrar muito com relação à quantidade de livros 

   É muito comum dizer que vai ler X ou Y livros. Tem vários desafios que fazem isso, 100 livros em um ano, 52 livros (um por semana). Como sempre digo por aqui, quantidade não é qualidade e o importante é que a leitura seja prazerosa, não uma obrigação.
  Mas volta e meia estava eu me sabotando, pois ano passado mesmo cheguei na portinha dos 33 livros e empaquei em 29. Pode não parecer nada, mas é frustrante você olhar para trás e e perceber que não leu o que queria, por pura falta de organização ou tempo mesmo.
   Assim, prezando qualidade e me cobrando menos, decidi que manterei apenas meus 12 livros certos em 2020. Caso dê tempo, colocarei em votação no nosso insta @mundinhodahanna, para o público escolher entre dois títulos, que serão a leitura extra de cada mês. O que eu conseguir ler a mais, será lucro. E se não conseguir, pelo menos os 12 planejados foram.

4. Participar mais de eventos literários

5 metas literárias para 2020
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna

   Desde que me entendo por leitora, o único evento literário que eu não perdia era a Bienal do Livro, pois era o único que eu conhecia. Em 2017, descobri que existem n outros eventos e feiras literárias, em menor escala, mas tão bons quanto uma bienal. Nesse mesmo ano, descobri o LiteraCaxias, que acontece quase todo mês no SESC – Duque de Caxias e, em 2018, o Evento da Menina, mediado pela Raffa Fustagno do blog A menina que comprava livros. Ano passado, descobri que existe a Primavera Literária, no Palácio do Catete, que é um evento muito lindo e aconchegante. Pretendo continuar participando desses eventos, porém quero descobrir mais feiras e reuniões do tipo, ainda mais que, ao contrário da Bienal, esses são eventos/encontros com entrada gratuita.

Leia também: Livros para viajar: Mundo fantástico

5.  Parar de comprar livros compulsivamente

  Eu sei, isso é quase impossível, ainda mais sendo a louca das promoções. Mas desde o ano passado, comecei a acompanhar alguns canais de finanças no Youtube, inclusive o da Me poupe!, da Nath Arcuri, que me ajudou um bocado com relação a controle de gastos. Um dos passos para esse controle era identificar meus ralos de dinheiro. E um deles era exatamente em… livros!
  Percebi que tenho vários livros que comprei sem pensar muito, apenas pela paixão repentina. O que aconteceu foi que passou o tempo, não dei conta de todos, e muito menos tenho lugar para guardar tantos livros assim.
  Então, apesar de ser uma promessa furada (já que ano passado mesmo eu só a mantive por seis meses), esse ano estarei mais focada em cumprir essa meta e NÃO COMPRAREI MAIS LIVROS COMPULSIVAMENTE!
  Isso quer dizer que nenhum livro novo entrará na estante? Não. Apenas quer dizer que os livros serão comprados sim, mas de forma mais equilibrada e que eu saiba que de fato preciso deles para minha carreira (seja acadêmica ou mesmo para aprender alguma coisa importante para a vida). Aliás, se vocês estiverem passando por um período parecido com o meu, um livro que está me ajudando bastante é o da própria Nath, que segue no link abaixo:


    Essas são as metas literárias para o Mundinho da Hanna. Espero conseguir cumprir todas até dezembro. Vocês também tem alguma meta literária para 2020? Me contem aí!

Postado por:

Hanna de Paiva

Gostou? Leia esses outros:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Comments

Classificação de resenhas

Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo

anuncie aqui