Olá meu povo, como estamos? Primeiro, gostaria de desejar um Feliz Ano Novo a todxs, que 2022 nos traga muitas leituras incríveis, e também, muitas alegrias, paz e saúde. É também época de esperança, que espero que nunca falte em nós.
E, como sempre, a primeira postagem do ano traz as minhas metas literárias para o ano. Mantive a marca das cinco metas literárias, que é algo que vem dando certo desde 2020, então pretendo manter por um bom tempo.
1. Ler, ao menos, 24 livros
Em decorrência da pandemia, os anos de 2020 e 2021 foram bastante produtivos no quesito leitura. Isso porque consegui ultrapassar limites que jamais achei que fossem possíveis para mim.
Ano passado, em especial, foi o que mais me surpreendeu, já que foi meu último ano do doutorado e achei que não daria conta nem dos 24 livros que queria, mas consegui até bem mais que isso.
Para 2022, pretendo manter a lista dos 24 livros, sendo metade deles participantes do projeto #12livrospara2022, em parceria com as meninas do MãeLitertura e Pacote Literário.
Aliás, aqui está o resultado da votação, para montar a lista do projeto desse ano:
Já os outros 12 livros para completar essa lista, espero que sejam a partir das outras metas que vem a seguir.
2. Ler mais livros escritos por mulheres
Foto: Creative Commons/Pixabay |
Durante a retrospectiva literária de 2021, notei que a quantidade de livros escritos por mulheres ainda é muito pequena na minha estante. Inclusive o resultado dos 12 livros mostrou que elas ainda não são muito presentes nas minhas leituras.
Então, espero que esse número aumente em 2022, especialmente porque tem autoras incríveis que escrevem os gêneros que me são zona de conforto, que é algo que busco também. Então, quem sabe essa balança mude e apareçam mais mulheres por aqui?
3. Ler mais livros que se passem fora da bolha EUA/Reino Unido
Foto: Creative Commons/Pixabay |
Apesar de livros nacionais terem ganhado de lavada nos últimos tempos por aqui, os livros estrangeiros que leio ficam quase sempre restritos a cenários de EUA ou Reino Unido. O que não é ruim, pois são livros fantásticos. Mas fica um mundo inteiro de culturas, e até autores mesmo, que eu gostaria de conhecer pelos livros, mas não consigo.
Então, para 2022, quero conhecer outros países através dos livros. Se forem escritos por mulheres, melhor ainda, pois consigo até juntar duas metas em uma (rsrs).
4. Diminuir os livros físicos da estante
Foto: Creative Commons/Pixabay |
Ano passado eu consegui renovar minha estante praticamente inteira, só com as trocas do Skoob e as poucas compras que fiz ao longo do ano. Muitos desses livros, inclusive, eram muito desejados há tempos. O resultado foi uma estante novamente cheia de livros que ainda não li.
Ainda pretendo ler ebooks, afinal kindle é vida, mas gostaria de ter o prazer de folhear mais os livros físicos em 2022, poder admirar as capas coloridas e as diagramações mais de pertinho, além daquele cheirinho de livro que tanto amo. 💓💓
5. Continuar sem comprar livros compulsivamente
Foto: Creative Commons/Pixabay |
Essa é uma meta que estou mantendo desde 2019, tem dado certo e pretendo que continue por um longo tempo. Comprar livros é muito bom e rende muitas fotos lindas de recebidos, mas é frustrante você ver sua estante abarrotada de livros novinhos, que você não vai ler tão cedo, mas continua comprando, “pois quem gosta de ler está sempre comprando livros”.
Vou deixar de comprar livros? Não. Pretendo continuar comprando, mas serão compras mais planejadas e pontuais, como as que fiz em 2021, onde eu tinha uma verba destinada a livros novos e preferi usar duas vezes (meu aniversário e na Bienal).
Além disso, tem outras formas de conseguir livros legais, como as próprias trocas do Skoob (existem outras também, mas essa é a que mais utilizo), que permitem a circulação de livros usados (o que é mais ecológico também, não esqueçamos disso!) e evitam o gasto de dinheiro comprando livros novos, que muitas vezes, estão custando quase um rim e é preciso garimpar bastante as promoções (quando tem).
Fora que as trocas me permitem evitar o acúmulo de livros na estante, já que para que um novo chegue, eu preciso que outros saiam das prateleiras, como a Silvana faz há um bom tempo e é uma ideia bem legal. Uma pena é que, toda vez que vou fazer o post de recebidos, esqueço de dizer quais livros foram embora, mas vida que segue (rsrsrs).
E essas são minhas metas literárias para 2022. Como podem ver, são metas bem pé no chão, muitas delas nem mudaram muito dos últimos anos para cá. Mas são coisas que tem me feito bem e, se faz bem, porque mexer?
O que achou delas? Tem alguma que mais te chamou atenção? Também tem metas literárias para 2022? Me contem aí, vamos conversar. 😉
Babi Bueno
Oi amiga
Também quarto ler mais livros que estão parado na minha estante em 2022 e fugir da bolha E.U.A e Reino Unido que predomina normalmente ,mas quero ver se consigo focar mais nos nacionais .
Amei o post e sucesso com suas metas .
Bjs
https://mundinhoquaseperfeito.blogspot.com
Sil
Olá, Hanna.
Fui contar aqui e me surpreendi com o tanto de mulheres que li no ano passado. De 200 livros lido 167 foram de mulheres. Também espero conseguir ler os livros físicos parados na estante, mas é tão mais fácil eu ler ebook por conta de não levar peso na bolsa hehe. Desejo um ótimo 2022 e que você consiga ler todos os planejados.
Prefácio
Luciano Otaciano
Oi, Hanna. Como vai? Muito interessante as suas metas, pra mim todas são facilmente executáveis de serem feitas. Espero que consiga. Desejo-lhe um 2022 abençoado pra você é sua família. Abraço!
https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Alessandra Salvia
Oi Hanna,
Eu não consigo determinar títulos para ler, sabe? Eu travo totalmente quando coloco metas assim! Não sei o que me acontece, mas 24 livros é um bom número, eu estou querendo desacelerar, não quero a pressão ou correria na qual estava.
E ficar sem comprar livros é difícil pra mim, mas é uma meta que preciso definir mesmo kkkk
beeeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Pâm Possani
OIe Hanna!
Eu amei as suas metas!
Pretendo comprar menos livros esse ano – ano passado eu anotei a quantidade que comprei e cheguei no final do ano horrorizada porque não li a maioria que comprei. Alguns estou preferindo adquirir no ebook, estou com desconto no KIndle mas ainda não me rendi a nenhum ebook rsrsrsrsrsrsrs
Achei legal essa sua meta de ler livros de outros países, sabe? É algo que eu AMO!
por exemplo, um ano eu terminei lendo cavaleiro de bronze e foi bem na virada, e ja comecei o ano lendo o terceiro da série porque era bom dimais da conta rsrsrsrs Ele passa na Rússia, e era um cenário que até então eu não tinha me deparado, sabe? Adoro ler coisa na Italia, França, e quando tem um país diferente ainda, gosto bastante porque me ajuda a conhecer da cultura. Por exemplo, asiaticos podres de ricos passa em Cingapura e Nova York e eu amei!
Vale muito a pena!
Minhas leituras em sua maioria são de mulheres, mas gostaria de ler mais generos literários, sabe?
Adorei as metas!!! Boas leituras ♥
Beijos!
Pâm
Blog Interrupted Dreamer
Leyanne
Oie, gostei de suas metas e por aqui pretendo continuar comprando sem ser impulsivamente também. Fora isso, não tenho tantas outras metas.
Bjs
Imersão Literária
Cida
Oi Hanna! Quero muito ler os livros parados na minha estante, esta é minha principal meta de 2022. Boas leituras este ano. Bjos!! Cida
Moonlight Books
Clara Oliveira
Acabei de perceber que tenho metas bem parecidas com as suas. Pretendo ler 30 livros esse ano, quero ler mais mulheres (leio tão poucas que fico com vergonha), não quero comprar livros (ler no kindle ou na biblioteca municipal). Espero muito de 2022 no quesito leituras!
Tenha um ótimo ano!
claraaoliveira.blogspot.com
Hey I'm With The Band
Bem legal essas suas metas, desejo que você consiga realizar todas!!!
Fiquei curiosa, essa foto da estante com os livros é a sua mesmo ou é apenas pra ilustrar o post?
Isso de sair fora da bolha EUA/Reino Unido eu penso muito quando vou assistir algum filme, é interessante ver coisas de outros lugares.
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Hanna Carolina Lins
Vamos torcer para dar certo! =)
Hanna Carolina Lins
Super te entendo Sil, ebook é vida, especialmente por não pesar na bolsa, hehe. Quero ser que nem você quando crescer, e ler mais mulheres que homens durante o ano, vamos torcer =).
Hanna Carolina Lins
Sim, espero também dar conta de todas esse ano ^^
Hanna Carolina Lins
Eu te entendo sobre as listas de livros para ler. No começo eu também era assim, depois não sei o que aconteceu, que passou a dar certo. Sabe o ditado, em time que está ganhando não se mexe? Então, espero que continue funcionando, haha.
Hanna Carolina Lins
É assustador quando a gente se dá conta que está comprando mais do que lendo, né? Eu fico frustrada pelo menos. E livros de outros países, eu li ano passado um que se passava na Rússia e foi outro mundo também. E são países que existem, mas a gente nunca pensa, né? Espero que você consiga ler mais gêneros literários diferentes. ^^
Hanna Carolina Lins
"Tamo junto" na meta de comprar menos livros! =)
Hanna Carolina Lins
Espero que consiga! =)
Hanna Carolina Lins
Vou torcer para que consiga manter suas metas também! =)
Hanna Carolina Lins
Quem me dera ter uma estante bonita dessas, hah. Um dia chego lá, ^^
E sim, até em filmes/séries, estou buscando as que se passam fora da bolha EUA/Reino Unido. São ótimos recursos também.