7 de janeiro de 2022

5 Metas Literárias para 2022

    Olá meu povo, como estamos? Primeiro, gostaria de desejar um Feliz Ano Novo a todxs, que 2022 nos traga muitas leituras incríveis, e também, muitas alegrias, paz e saúde. É também época de esperança, que espero que nunca falte em nós. 
5 Metas Literárias para 2022
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna

    E, como sempre, a primeira postagem do ano traz as minhas metas literárias para o ano. Mantive a marca das cinco metas literárias, que é algo que vem dando certo desde 2020, então pretendo manter por um bom tempo. 

1. Ler, ao menos, 24 livros

   Em decorrência da pandemia, os anos de 2020 e 2021 foram bastante produtivos no quesito leitura. Isso porque consegui ultrapassar limites que jamais achei que fossem possíveis para mim. 
  Ano passado, em especial, foi o que mais me surpreendeu, já que foi meu último ano do doutorado e achei que não daria conta nem dos 24 livros que queria, mas consegui até bem mais que isso.  
  Para 2022, pretendo manter a lista dos 24 livros, sendo metade deles participantes do projeto #12livrospara2022, em parceria com as meninas do MãeLitertura e Pacote Literário.  
  Aliás, aqui está o resultado da votação, para montar a lista do projeto desse ano: 
12 livros para 2022

    Já os outros 12 livros para completar essa lista, espero que sejam a partir das outras metas que vem a seguir.  

2. Ler mais livros escritos por mulheres

5 Metas Literárias para 2022
Foto: Creative Commons/Pixabay

   Durante a retrospectiva literária de 2021, notei que a quantidade de livros escritos por mulheres ainda é muito pequena na minha estante. Inclusive o resultado dos 12 livros mostrou que elas ainda não são muito presentes nas minhas leituras. 
   Então, espero que esse número aumente em 2022, especialmente porque tem autoras incríveis que escrevem os gêneros que me são zona de conforto, que é algo que busco também. Então, quem sabe essa balança mude e apareçam mais mulheres por aqui? 

3. Ler mais livros que se passem fora da bolha EUA/Reino Unido 

5 Metas Literárias para 2022
Foto: Creative Commons/Pixabay

   Apesar de livros nacionais terem ganhado de lavada nos últimos tempos por aqui, os livros estrangeiros que leio ficam quase sempre restritos a cenários de EUA ou Reino Unido. O que não é ruim, pois são livros fantásticos. Mas fica um mundo inteiro de culturas, e até autores mesmo, que eu gostaria de conhecer pelos livros, mas não consigo. 
   Então, para 2022, quero conhecer outros países através dos livros. Se forem escritos por mulheres, melhor ainda, pois consigo até juntar duas metas em uma (rsrs).

4. Diminuir os livros físicos da estante

5 Metas Literárias para 2022
Foto: Creative Commons/Pixabay

   Ano passado eu consegui renovar minha estante praticamente inteira, só com as trocas do Skoob e as poucas compras que fiz ao longo do ano. Muitos desses livros, inclusive, eram muito desejados há tempos. O resultado foi uma estante novamente cheia de livros que ainda não li. 
   Ainda pretendo ler ebooks, afinal kindle é vida, mas gostaria de ter o prazer de folhear mais os livros físicos em 2022, poder admirar as capas coloridas e as diagramações mais de pertinho, além daquele cheirinho de livro que tanto amo. 💓💓 
   

5. Continuar sem comprar livros compulsivamente 

5 Metas Literárias para 2022
Foto: Creative Commons/Pixabay

   Essa é uma meta que estou mantendo desde 2019, tem dado certo e pretendo que continue por um longo tempo. Comprar livros é muito bom e rende muitas fotos lindas de recebidos, mas é frustrante você ver sua estante abarrotada de livros novinhos, que você não vai ler tão cedo, mas continua comprando, “pois quem gosta de ler está sempre comprando livros”. 

  Vou deixar de comprar livros? Não. Pretendo continuar comprando, mas serão compras mais planejadas e pontuais, como as que fiz em 2021, onde eu tinha uma verba destinada a livros novos e preferi usar duas vezes (meu aniversário e na Bienal). 

  Além disso, tem outras formas de conseguir livros legais, como as próprias trocas do Skoob (existem outras também, mas essa é a que mais utilizo), que permitem a circulação de livros usados (o que é mais ecológico também, não esqueçamos disso!) e evitam o gasto de dinheiro comprando livros novos, que muitas vezes, estão custando quase um rim e é preciso garimpar bastante as promoções (quando tem). 
  Fora que as trocas me permitem evitar o acúmulo de livros na estante, já que para que um novo chegue, eu preciso que outros saiam das prateleiras, como a Silvana faz há um bom tempo e é uma ideia bem legal. Uma pena é que, toda vez que vou fazer o post de recebidos, esqueço de dizer quais livros foram embora, mas vida que segue (rsrsrs). 
5 Metas Literárias para 2022

   E essas são minhas metas literárias para 2022. Como podem ver, são metas bem pé no chão, muitas delas nem mudaram muito dos últimos anos para cá. Mas são coisas que tem me feito bem e, se faz bem, porque mexer? 
   O que achou delas? Tem alguma que mais te chamou atenção? Também tem metas literárias para 2022? Me contem aí, vamos conversar. 😉

   
   

   
Postado por:

Hanna de Paiva

Gostou? Leia esses outros:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Comments

Classificação de resenhas

Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo

anuncie aqui