27 de julho de 2019

5 motivos para começar a ler

   Olá meu povo, como estamos? Hoje eu trouxe cinco motivos para te inspirar a ler mais. Sei que todos temos uma vida corrida e parece que 24h é muito pouco para fazer tudo o que nos propomos a fazer, que dirá começar a ler, sendo que você nem tem tempo de ler o rótulo do café (rsrsrs).
   Mas começar a ler na verdade vem com doses homeopáticas, muitas das quais mencionei outro dia aqui no blog, que se levadas adiante, logo você será um(a) leitor(a) assíduo(a) sem muito esforço…

5 motivos para começar a ler

    E, se mesmo assim não está convencido(a) de que ler é algo muito bom, para reforçar, cá estou eu com 5 motivos para começar a ler.

 Leia também: Como ter uma rotina de leitura




1. Ler te faz viajar sem gastar nada




Leitura
Foto: Creative Commons/Pixabay

   Quantos memes você já viu de pessoas perguntando o que você fez nas férias e a pessoa responde que viajou o mundo inteiro? Pois é, o livro é o meio de transporte mais barato que você vai encontrar na vida, pois do sofá de sua casa você pode rodar o mundo inteiro, conhecer dimensões paralelas e ainda outros planetas. Fora que ainda pode viajar no tempo, sem nem precisar de uma máquina do tempo.
   Isso porque a leitura estimula nossa imaginação e podemos viajar junto com os personagens dos livros que lemos, sem nos preocupar com passagens aéreas, atrasos de voos, hospedagem, nem nada do tipo. Claro que viajar desse jeito e ter fotos e vídeos de recordação é muito bom, mas na falta da grana para isso, custa nada estar na Europa e em outros planetas junto com os personagens dos livros. 😉

2. Ler te faz relaxar e até ter um sono mais tranquilo




Leitura
Foto: Creative Commons/Pixabay


   Muitas pessoas pessoas tem o famoso livro de cabeceira, que é comum até em filmes/séries, onde alguém está lendo na cama, com a luz do abajur. Isso também acontece no mundo real (inclusive eu sempre faço isso). De acordo com pesquisas, ler livros, em especial os impressos, fazem sua vista descansar, ainda mais se você trabalha olhando a tela de computadores e celulares o dia inteiro. E a medida que sua vista descansa, pegar no sono é até mais fácil.
   Claro, tenha cuidado com o livro que você vai colocar para ler de noite, para não te dar pesadelos ou te fazer ter uma ressaca literária, querendo saber logo o final do livro (rsrsrs). Mas também não precisa colocar um livro chato de propósito. Leia o que te faz bem, mas que também te faça relaxar com mais facilidade. Ler ao menos duas páginas por dia (ou melhor por noite) podem ser suficientes para te fazer pegar no sono mais fácil e ter uma noite tranquila.

3. Ler nos faz ter mais pensamento crítico

   Quando lemos, começamos a questionar o porquê de certas coisas terem acontecido com o personagem, principal ou não. Quando fazemos isso, temos o hábito de trazer logo para nossa realidade. Isso nos torna mais questionadores ao mundo que nos cerca, o que é bom, pois nos ajuda a pensar fora da caixa.

4. Ler é uma terapia




Leitura
Foto: Creative Commons/Pixabay


   Sim! Ler é uma terapia. Já mencionei aqui no blog, bem no nosso comecinho, sobre a chamada biblioterapia. Ela é uma terapia comum em hospitais e orfanatos, onde as pessoas podem passar bastante tempo. Além disso, mesmo que você não se encaixe nesses quesitos, ler é uma terapia, já que te afasta de um momento estressante do seu dia, por exemplo. Pode te fazer relaxar e pensar sobre o que deve fazer em determinadas situações com a cabeça mais fria. Enfim, ler é um ótimo remédio. 😉

5. Ler é acumular conhecimento 

   Ler é acumular conhecimento, que de acordo com meu falecido pai, é uma riqueza que ninguém pode tirar de você. E não pense que isso quer dizer que você só pode ler livros de cálculo ou de direito para ter conhecimento. Às vezes um livro de autoajuda pode te dar a resposta que estava procurando. Um livro de fantasia tem uma mensagem que pode virar uma filosofia de sua vida, ou até mesmo os clássicos podem ter palavras rebuscadas, que você nem conhecia, mas pode vir a usar algum dia em uma conversa mais formal. Ler é conhecimento, mesmo que você não perceba. 😉



Leia também: Você sabe o que é bilbioterapia? 

   E aí, o que acharam desses cinco motivos que elenquei aqui? Tem mais algum motivo que não citei aqui, mas que você acha fundamental? Me conta aí, bora conversar!



Postado por:

Hanna de Paiva

Gostou? Leia esses outros:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Classificação de resenhas

Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo

anuncie aqui