14 de julho de 2020

7 motivos de ter um leitor digital

   Olá meu povo, como estamos? Desde que os livros ficaram mais modernos e adquiriram o formato digital (ebook), começaram os debates intermináveis sobre livros físicos x livros digitais

   Há quem defenda com unhas e dentes a leitura clássica, com o bom e velho cheirinho de livro novo, aquelas edições maravilhosas de colecionador na estante, e só falta de expulsar de casa se menciona a menor possibilidade de testar livros digitais. 
  Assim como tem quem defenda que possa haver um equilíbrio entre os dois lados (como eu), que ama um bom livro em formato tradicional, mas sabe das vantagens de ter um leitor digital, principalmente para alguns tijolinhos… (rsrsrs)
7 motivos de ter um leitor digital
Foto: Creative Commons/Pixabay
  Pensando assim, hoje trago 7 motivos para você que está cogitando essa possibilidade também, mas ainda tem dúvidas sobre o dispositivo que está caindo cada vez mais nas graças dos leitores nos últimos tempos. 

1. Você pode ler em qualquer lugar, sem se preocupar com a luz ambiente

   Isso mesmo que você leu! Ao contrário dos celulares/tablets, os leitores digitais possuem luz embutida e, em alguns modelos, você pode regular essa intensidade. 
  Assim, você pode ler em locais bem iluminados ou até mais escuros, que não vai ter problemas. 
  Além disso, a tela do leitor é semelhante ao  papel de jornal, o que é ótimo, pois a tela é fosca e não brilha na nossa vista (e minha vista seca agradece por isso).
7 motivos de ter um leitor digital

2. Você pode ter quantos livros quiser ao seu alcance

7 motivos de ter um leitor digital
Foto: Creative Commons/Pixabay
   Já falei aqui que você não é obrigadx a ler um livro que não gostou e não é vergonha abandonar uma leitura. 
  Mas… e se isso acontecer quando você está na rua e não pode largar o livro em qualquer lugar para começar outro, já que só levou aquele? 
  Pois bem, com o leitor digital, você tem a vantagem de levar vários livros ao mesmo tempo, independente se são “tijolinhos” ou mais fininhos. 
  Isso porque o leitor digital comporta cerca de 1000 livros (isso é o que muitas marcar prometem, mas eu nunca fiz o teste para saber), o que te dá a possibilidade de trocar a leitura que não curtiu por outra que possa te agradar, na hora.

3. A bateria dura bem

   O meu leitor digital já tem uns anos de existência, sua bateria não dura mais como antigamente. Mesmo assim, demoro vários dias para carregar sua bateria, mesmo que fique lendo o dia inteiro com ele. 
   Isso é uma bela vantagem em relação ao celular, que muita vezes carregamos 3x ao dia… (rsrsrs)

4. Vários livros são 0800

7 motivos de ter um leitor digital
Foto: Creative Commons/Pixabay
   No site da Amazon, vários títulos tem promoções de estarem gratuitos por uns dias, os quais podemos baixar sem medo, e ler no leitor digital, não necessariamente sendo o leitor deles (o Kindle). 
   Mas vocês não são obrigadxs a só baixar lá, já que tem vários sites que disponibilizam livros gratuitamente, principalmente se são os clássicos da literatura, que já são considerados domínio público. 
  Se seu motivo para não ler tanto é o preço dos livros, agora não é mais um problema para você… 😉

5. Você pode colocar a capa que quiser nele 

  Se tem uma coisa que amo é artesanato. Não tenho talento para fazer, mas gosto de comprar de quem faz e, recentemente, encomendei uma capinha nova para meu leitor digital. 
  A antiga já está tão antiga, que está se rasgando, coitada… (rsrsrs) mas a grande vantagem é que são tantas capas de modelos e estilos diferentes, que você não precisa reclamar da capa do livro que não gostou, já que você vai escolher uma capa universal para suas leituras, no seu estilo… 😉 
  Caso queiram, posso fazer até uma seleção de lojinhas online super fofas que trabalham com esse tipo de capa. 😉

6. Você pode se concentrar na leitura, sem se preocupar com redes sociais

  Então, muitos modelos de leitores digitais possuem acesso à internet. Mas você não vai fazer o que faz num computador ou celular, por exemplo. 
  No caso do leitor digital, a internet é para baixar livros diretamente no aparelho, caso não tenha um cabo USB para ligá-lo ao computador, por exemplo. 
  Por isso, você garante que sua leitura não será interrompida por n notificações de redes sociais chegando no meio do seu livro. 

7. É mais ecológico

7 motivos de ter um leitor digital
Foto: Creative Commons/Pixabay
  Sei que o cheirinho de livro novo é muito bom. Mas já parou para pensar que para as edições belíssimas chegarem na sua estante, há bastante gasto de papel? 
  Pois é, uma vantagem do leitor digital, é que os livros são diagramados, revisados, mas não são impressos. O que torna as obras mais baratas em relação aos livros físicos e é até uma forma mais ecológica de leitura. 
   E aí, o que acharam dos motivos que selecionei? Sei que é um assunto meio batido, mas é sempre bom relembrar que os leitores digitais também tem seu lugar e podem ser de grande ajuda. 
  Eu mesma uso o meu não apenas para ler os livros que baixo, mas também para ler artigos científicos, que são recomendados na pós. 
  Assim acaba sendo mais ecológico e econômico, já que economizo papel e cabem vários artigos de uma única vez na minha bolsa. =) 
  Se estão pensando em comprar um leitor, o meu é o Kindle, o mais “famosinho”, mas existem outras marcas, tão boas quanto no mercado. 
  Caso vocês se interessem, mas ainda estejam na dúvida sobre qual marca de leitor digital comprar, posso fazer também um balanço com as vantagens de cada marca. 😉 
   Até mais! 
Postado por:

Hanna de Paiva

Gostou? Leia esses outros:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Comments

Classificação de resenhas

Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo

anuncie aqui