29 de January de 2026

Minha Experiência com a Audible

Olá meu povo, como estamos? De uns tempos para cá, os audiolivros tem se tornado tema frequente entre os leitores. Desde se é ou não uma forma válida de leitura (que não é escopo deste post, mas um pequeno spoiler: eu considero válido sim e recomendo sempre), até qual seria a melhor plataforma para ter acesso a eles.

A gente consegue encontrar audiollivros em diversos locais, como YouTube, Spotify e até na Amazon, que recentemente lançou a Audible. Eu já sou usuária da última há um tempo e hoje vou falar sobre a experiência de usar a plataforma.

OBS.: Esse não é um conteúdo de publi. Apenas deixo aqui minha opinião enquanto consumidora.

Foto: Google

Praticidade

Embora estejam muito famosos atualmente, os audiolivros já existem no mercado há um bom tempo, como forma de baratear o acesso à leitura para os deficientes visuais. Isso porque nem todos que tem deficiência visual conseguem livros em Braille (que chega a ser mais caro que os livros no formato impresso comum). Assim, eles poderiam ser incluídos na comunidade leitora de forma mais prática e acessível.

O mesmo se provou eficiente entre os leitores videntes (termo usado para quem não é deficiente visual), que passaram a incluir o audiolivro nas rotinas corridas. Além de ser uma mídia mais barata, pois não temos o objeto livro na conta, é bem prático colocar um fone no ouvido e aproveitar para conhecer as tramas enquanto lida com as tarefas do dia a dia, tais como levar os filhos na escola, fazer as unhas, fazer faxina em casa, etc.

Assim, é bem mais fácil trazer o hábito da leitura para nosso cotidiano, mesmo sendo uma pessoa atarefada e sem condições de ter uma estante em casa, ou algo do tipo. Além disso, com a Audible, existem diversas formas de você experimentar o catálogo, sem precisar fazer mais uma assinatura.

Atualmente, tem duas formas de usar o serviço:

Através da Amazon Prime

Quem é assinante da Amazon Prime pode experimentar a Audible por seis meses. Após esse período, você decide se quer assinar o plano ou não.

Através do Prime Music Unlimited

Eu já assino o Music Unlimited há um tempo, dividindo o serviço com meu namorado. Ele usa mais as músicas e podcasts. Já eu gosto das músicas e, após a última atualização, passei a usar também a aba da Audible. Isso porque a assinatura dá direito a ouvir um audiolivro da plataforma por mês, sem a necessidade de assinar mais um serviço.

Variedade

A Audible ainda é relativamente nova. Mas eu gosto da variedade que ela traz no catálogo, desde livros de autoajuda até infantis ou suspenses mais densos. Assim, podemos até descobrir uns achados da nossa literatura, que jamais estariam no nosso radar.

Acessibilidade com livros hypados

Algumas editoras viram nisso uma forma de expandir o catálogo dos próprios livros, especialmente lançamentos, a fim de garantir a acessibilidade do público. Um exemplo é a Arqueiro, que toda vez que lança um livro, traz em todos os formatos e deixa disponível na Audible (aliás, é até mais fácil de achar eles gratuitos para ouvir do que no Kindle Unlimited).

É por lá que estou preferindo ouvir os novos lançamentos da Freida McFadden, inclusive. Até mesmo porque os livros com preço de lançamento estão bem caros e nem sempre valem o hype. Ouvindo pela Audible antes, podemos saber se vai valer o investimento na hora de comprar o livro ou se é melhor não seguir a modinha.

Imersão

Quando falamos em leituras, um benefício bem importante é o estímulo à imaginação. Através das letras, podemos nos sentir dentro das cenas, interagindo com os personagens e sentindo algumas emoções na pele. Mas percebi que, ouvindo as histórias, esse processo é ainda mais aprofundado. Sons da chuva caindo, o carro freando e as portas batendo, por exemplo, nos deixam ainda mais entretidos e concentrados na trama, ajudando nesse processo de imaginação.

Audiolivros que ouvi e recomendo

Aqui vou deixar as indicações de alguns audiolivros que já ouvi na plataforma e recomendo.

A Sete Chaves – Freida McFadden

Foto: Divulgação | Amazon

Quando tinha 11 anos, Nora Nierling nem imaginava que, enquanto fazia os deveres de casa no quarto, seu pai matava mulheres no porão.

Até o dia em que ela encontrou a porta destrancada e resolveu descobrir por que o pai passava tanto tempo lá.

Décadas depois, Aaron Nierling está atrás das grades – onde vai ficar para sempre – e Nora é uma cirurgiã bem-sucedida, que leva uma vida tranquila mas solitária. Ninguém sabe que ela é filha de um famoso serial killer. E ela pretende continuar assim.

Um dia, porém, Nora fica sabendo que uma de suas pacientes foi assassinada. E o mais chocante: do mesmo modo único e terrível que o pai dela usava com suas vítimas.

Alguém sabe quem Nora é e quer que ela pague por esse crime. Só que ela não é uma assassina como o pai. A polícia não tem como culpá-la por nada.

Desde que não entre em seu porão.

O Filho Perfeito – Freida McFadden

Foto: Divulgação | Amazon

Erika Cass tem um marido perfeito. Uma vida perfeita. Até que, em uma noite tranquila, dois policiais batem à sua porta.

“Gostaríamos de fazer algumas perguntas ao seu filho sobre a garota que desapareceu hoje de manhã.”

Uma adolescente sumiu do bairro pacato onde moram, e a polícia suspeita do pior. O filho mais velho de Erika, Liam, foi a última pessoa a vê-la com vida. Erika sempre percebeu algo… diferente em Liam. Ele pode ser lindo, carismático e inteligente, mas coração de mãe não se engana. Ela sabe que há algo perverso em seu filho preferido, algo muito além das aparências.

Mais que tudo, Erika quer acreditar na inocência dele. Porém, conforme as evidências se somam, fica impossível ignorar que Liam pode ter feito algo impensável.

Convite Para Um Homicídio – Agatha Christie

Foto: Divulgação | Amazon

Até que, um dia, um anúncio no jornal convida todos para um homicídio que acontecerá na casa de Letitia Blacklock. Levados pela curiosidade, os moradores da cidadezinha decidem comparecer no horário marcado. O que parecia ser uma brincadeira inocente rapidamente se transforma em uma tragédia quando as luzes se apagam, tiros são disparados e uma pessoa é assassinada. Quem poderia ter orquestrado esse crime? 

Considerado um dos melhores casos de Miss Marple, Convite para um homicídio foi o 50º livro de mistério publicado por Agatha Christie.

E aí, você usa audiolivros na sua rotina? Gosta desse formato? Me conta nos comentários e vamos conversar! 😉

    Postado por:

    Hanna de Paiva

    Gostou? Leia esses outros:

    Filmes que vi no final do ano (e recomendo!)

    Olá meu povo, como estamos? Durante o final do […]

    Entre Golpes e Joias

    Entre Golpes e Joias | Thiago Barrozo

    Olá meu povo, como estamos? Vamos falar de suspense […]

    Tags:

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    Classificação de resenhas

    Péssimo
    Ruim
    Regular
    Bom
    Ótimo

    anuncie aqui