Olá meu povo, como estamos? Estou fazendo muitas descobertas maravilhosas nos catálogos de streaming, especialmente nos gêneros de suspense. Hoje trago minha opinião sobre uma dos filmes recentes na Netflix, ‘O Jogo da Viúva’, que chocou um país inteiro.
Filme: O Jogo da Viúva
Classificação: +18
Ano: 2025
Duração: 2h02min
País: Espanha
Gênero: Suspense, True Crime
Onde assistir: Netflix

Uma história real que chocou toda a cidade de Valência. Em O Jogo da Viúva, acompanhamos a recriação ficcional de um caso criminoso verdadeiro que ficou conhecido como ‘A Viúva Negra de Patraix’. Em Agosto de 2017, num estacionamento na cidade espanhola, o corpo de um homem foi encontrado esfaqueado sete vezes. O cenário e os múltiplos ferimentos indicavam um crime passional e não um simples roubo com homicídio. A equipe do Departamento de Homicídios da cidade, com uma detetive veterana no comando, porém, rapidamente iniciam uma investigação contra o relógio que os conduz na mira de uma suspeita inesperada: a esposa do falecido, Maje. A jovem viúva, que todos diziam ser amável, doce e serena, levava uma vida dupla. Casada a menos de um ano com a vítima, Maje foi a responsável pelo trágico crime que marcou a comunidade local.
Em 2017, a cidade de Valencia foi aterrorizada com um assassinato brutal. Um homem foi encontrado morto no estacionamento de um prédio, com diversas facadas pelo corpo. Apesar da violência, nada havia sido roubado dele e tudo indicava um crime passional.
A polícia logo começa a investigar e a viúva, Maje, parece ser a que mais sofre com o acontecido. Contudo, a detetive é experiente e já tem muitos anos de casa. Logo percebe que a dor da mocinha esconde algo bem sinistro.
O que realmente aconteceu com esse casal? Será que o faro de detetive está seguindo o caminho correto?

Embora o caso conhecido como ‘A Viúva Negra de Patraix’ tenha marcado a Espanha e caído na internet, eu pouco sabia sobre esse acontecimento. Mas tive agora a chance de saber um pouco mais através do filme.
Apesar de ser uma grande fã de suspenses e mistérios, confesso que evito assistir obras de True Crime, pois me assusta saber o quanto uma pessoa pode ser ruim em nossa sociedade. Mas esse me chamou atenção e resolvi dar uma chance.
Narrativa mostra a tragédia e a investigação, intercalada com as cenas de quando o marido ainda era vivo. Por mais que tenha um trabalho de reconstituição dos fatos, a verdade é que nunca iremos saber como era a relação desse casal estranho.
O marido, aparentemente, era muito apaixonado por Maje. Ele trabalhava numa multinacional e precisava viajar de tempos em tempos para outras cidades. A moça, por sua vez, era enfermeira e dividia seu tempo entre jornadas cumpridas em asilos e hospitais.
Mesmo com a rotina corrida, o rapaz era romântico e fazia tudo para agradar a esposa. Contudo, era nítido que o sentimento não era recíproco.

Aos poucos, vemos como um casamento, que tinha tudo para dar certo, desmoronou. O que não seria de espantar, já que é comum diversos casais pedirem o divórcio. Mas não foi esse caminho que Maje decidiu seguir.
Conforme a detetive investiga, percebemos o quanto a viúva, logo apelidada “carinhosamente” de Viúva Negra, pensou na separação do marido com muito amor e consideração. Ao longo do filme, ficava cada vez mais assustada com suas atitudes e frieza diante dos resultados alcançados.
Não apenas isso, a jovem manipulou tanta gente para ficar do seu lado, mas a cara de pau nem tremia. Além disso, suas motivações eram tão frívolas que me deu medo pensar no quanto as pessoas perdem seu réu primário (secundário, terciário, etc), por coisas tão simples.

Era nítido que ali uma simples conversa resolveria de modo adulto uma série de coisas. Porém, ver o quanto Maje insistiu para seguir no mais violento é, no mínimo, de arrepiar os pelos da nuca. Ela é uma sociopata de carteirinha e não tem medo algum de admitir.
O caso está na internet, então nada que eu comentar aqui seria um spoiler. Contudo, acho que vale a experiência da surpresa e acompanhar as reviravoltas do caso por si mesmos.
‘O Jogo da Viúva’ é um filme cruel, real, e que, independente da criação, o ser humano é podre e, muitas vezes, escolhe alimentar esse lado por puro prazer. Maje é exatamente desse jeito.

A moça foi criada em um lar religioso, com pais carinhosos e atenciosos. Porém, nem isso serviu para fazer a moça ser de boa índole.
O que mais me choca é ver que ela era uma profissional de saúde, que tinha em suas mãos a vida de tantos pacientes (entre eles idosos) todos os dias. E podia fazer o que quisesse com eles também, que talvez ninguém descobrisse.
Esse foi um filme que mexeu muito comigo. Me deixou com medo, espantada com a maldade que se escondia por trás de olhos gentis e me lembrou de desconfiar da minha própria sombra, independente de onde eu esteja. A verdade é que nunca conhecemos alguém de fato, mesmo convivendo por anos com as pessoas.

Você já viu esse filme ou algum outro de True Crime? Gosta desse tipo de mídia? Me conta nos comentários!
Texto revisado por Emerson Silva.
Emerson
Assisti o início desse filme, mas ainda não concluí. Parece ser um ótimo filme, cheio de reviravoltas.
Boa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Hanna de Paiva
Vale a pena, viu?