31 de August de 2024

Bienal do Livro | O Guia de Sobrevivência

Olá meu povo, como estamos? A Bienal do Livro – SP está chegando e muitas emoções vem junto. Primeiro por ser a oportunidade de presenciar um dos maiores eventos literários do mundo, com autores nacionais e estrangeiros pertinho da gente. Segundo por ser também a chance de conhecer um local novo, como é o meu caso.

Minha experiência com bienais é antiga, porém só conheço a versão carioca. Embora seja digna de me encher de alegrias e render momentos memoráveis, essa será a primeira vez que conseguirei realizar dois sonhos de uma única vez: ir na edição paulista e entrar com a credencial de criadora de conteúdo literário.

Foto: Divulgação

E apesar de bastante animada (e até ansiosa) pelo início das atividades da Bienal do Livro – SP, sei que algumas dicas são indispensáveis e evitam muitos perrengues no dia. Sendo assim, hoje compartilho minhas dicas de sobrevivência para você que, assim como eu, está conhecendo uma edição nova, ou mesmo é estreante em um evento tão grande como esse.

1. Hidrate-se!

Foto: Creative Commons | Pixabay

A Bienal do Livro é um evento que dura cerca de 10 dias e tem muitas atrações. Por conta disso, é normal a gente ficar tão alegre para conferir tudo e esquecer do básico. Mas o seu corpo pode te lembrar de uma forma nada agradável.

Assim, leve um garrafinha de água e mantenha sempre por perto. Ela será sua grande aliada ao longo de dias de caminhada entre os estandes.

2. Fique de olho nos preços

Foto: Creative Commons | Pixabay

Sabe aquela frase já comum de todo leitor: “Ah, mas na Amazon está mais barato”. Ela nunca foi tão verdadeira quanto em tempos de Bienal do Livro. Muitas editoras fazem estandes maravilhosos e trazem edições incríveis (às vezes até exclusivas) para o evento e dizem que estão na promoção.

Mas se atente ao fato que elas podem não ser reais e você pode pagar até mais caro. Assim, é aconselhável pesquisar bastante e acompanhar o preço dos livros que você deseja, para não ser ludibriado no dia.

3. Garimpe nas feirinhas

Ainda na onda do item anterior, é bem comum ficarmos desiludidos com os preços absurdos de algumas obras nos estandes das próprias editoras. Mas se você procurar direitinho, pode encontrar os mesmos livros por um preço mais em conta em estandes que chamamos de feirinhas ou xepa.

Esses estandes ficam espalhados nos pavilhões e tem livros a partir de R$10,00, que você nem imagina. A explicação é que alguns volumes vem com defeito na lombada ou ficam manchados com o tempo no estoque e não são vendidos. Então eles ficam disponíveis a preço de custo, se você não se importar com esses detalhes. Já encontrei muito título interessante nesses estandes e valem super a pena.

4. Use roupas e sapatos confortáveis

Foto: Creative Commons | Pixabay

Bienal do Livro é sinônimo de longas caminhadas no decorrer do dia. Seja para ver os estandes ou buscar valores acessíveis, uma roupa confortável pode te ajudar no processo. Afinal, ninguém merece passar o dia todo com uma roupa que nos aperta ou incomoda, né?

5. Verifique a agenda do evento

Foto: Creative Commons | Pixabay

Como já foi dito algumas vezes ao longo do post, a Bienal do Livro é um evento que dura cerca de 10 dias e vem autores tanto nacionais quanto estrangeiros, desde os mais consagrados até os estreantes. Se você tem o sonho de conhecer algum deles, esse é o momento certo.

Dessa forma, olhar a agenda do evento pode ajudar bastante na hora de se organizar e garantir que você vai conseguir aquele almejado autógrafo.

6. Não esqueça o carregador!

Foto: Creative Commons | Pixabay

A Bienal do Livro tem muitos cenários incríveis e instagramáveis, para garantir que vamos ter muitas lembranças posteriormente. Mas é bem chato passar por um cenário e, na hora da selfie incrível, tua bateria mal dá para abrir a câmera.

Uma solução é levar um carregador portátil, para garantir suas fotos. No entanto, se um equipamento como esse não estiver no seu orçamento, sem problemas também. Existem vários pontos de recarga em meio aos estandes, exatamente para garantir que ninguém vai passar esse perrengue. É só lembrar de colocar o cabo e o adaptador de tomada na bolsa, que vai dar certo, hehe.

7. Vá com uma bolsa grande ou mochila

Foto: Creative Commons | Pixabay

Muito se fala sobre comprar livros, garimpar bons preços e conseguir autógrafos. Mas um grande dilema pode ser como levar todos os seus novos bebês para casa depois. Uma bolsa grande ou mochila podem ser uma boa solução (ou até mesmo uma mala pequena com rodinhas).

Assim, você pode voltar tranquilamente para casa, sabendo que seus livros e brindes estarão bem acondicionados até chegarem na sua estante.

Essas foram as dicas de hoje. Espero que te ajudem a aproveitar bastante esse dia e que você possa ter momentos incríveis por lá. Até a Bienal do Livro – SP!

Postado por:

Hanna de Paiva

Gostou? Leia esses outros:

O Conde de Monte Cristo

Booktag | Calhamaços

Olá meu povo, como estamos? Quem nunca enrolou para […]

Mini Maratona de Halloween

Mini Maratona de Halloween

Olá meu povo, como estamos? Já repararam que tudo […]

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

2 Comments

Classificação de resenhas

Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo

anuncie aqui