9 de maio de 2019

Circuito cafezinho, leitura e uma boa prosa

   Olá meu povo, como estamos? Hoje nosso colunista Erik Lourenço veio compartilhar sua imensa paixão: café. Ele gosta tanto, mas tanto de café, que uma de suas paixões é procurar, além dos museus, locais para se tomar café pela Cidade Maravilhosa. E ele encontrou três locais que valem a pena serem visitados… e o café apreciado também, se você gostar, claro. 😉


Curto Café
Foto: Erik Lourenço/Mundinho da Hanna




    Que tal sair da rotina e conhecer outros locais para tomar um cafezinho, colocar a leitura em dia e prosear? Vamos conhecer então três cafeterias fantásticas:


1. Curto Café


   Um lugar agradável onde traz cafés especiais e produtos artesanais. O Curto Café dispõe de degustações e um clima agradável com uma playlist eclética. No meio de um vasto mar de cafeterias o Curto Café vem com um diferencial: confiança no cliente. 
   Nesse espaço não existe ninguém para cobrar o cafezinho que você toma, mas o pagamento é realizado de forma autônoma. Como assim? O cliente passa o cartão na maquininha e deixa o recibo em uma caixa, paga em dinheiro que fica em uma outra caixinha. Um lugar incrível, né?
   Um ótimo lugar para um café e prosear sobre aquele livro com seu amigo ou até mesmo um desconhecido.
   Conversando com um dos colaboradores do Curto Café, ele contou que o surgimento do local foi por um motivo lindo. 


Curto Café
Foto: Erik Lourenço/Mundinho da Hanna


“No meio do mundo capitalista algumas pessoas chegavam à cafeteria e percebiam que não havia dinheiro suficiente para pagar um cafezinho, então elas ficavam com fome. Aí uma das formas que o Curto conseguiu ajudar esse público foi deixando eles mesmos pagarem o quanto podiam pelo café.”

   As pessoas com maior poder aquisitivo sempre pagam o justo e às vezes até mais, assim equilibrando as finanças do local e fazendo com que a equipe possa continuar esse trabalho. Um detalhe muito importante é que o Curto sempre fecha a contas no azul, assim podendo manter o local em perfeito funcionamento.

   Produtos do Curto Café: Café coado, expresso, cappuccino, café (moído ou em grãos), pães artesanais, cerveja, chopp, pão de queijo, pizzas, doces (brownies, trufas, cookies…).

Fique ligado: O Curto Café tem dois endereços:
Endereço: Av. Erasmo Braga, 78 – Sobreloja (Terminal Garagem Menezes Cortes, próximo à estação de metrô e VLT Carioca) Rio de Janeiro.


Endereço: Rua do Rosário, 74 – Rio de Janeiro (Próximo à estação do VLT Sete de Setembro)





E-mail: eucurtocafe@gmail.com

Telefone: (21) 98178-2582


2. Café Capital




Café Capital
Foto: Erik Lourenço/Mundinho da Hanna




   Um local histórico e de grande importância para a identidade cultural brasileira, pois essa cafeteria tem um sabor nostálgico. Fundado em agosto de 1943, período da Segunda Guerra Mundial e Era Vargas, a primeira loja do Café Capital foi construída por portugueses, na Avenida Marechal Floriano, onde existe até hoje. 
   Podemos dizer que é um café 100% carioca, pois sua primeira fábrica foi construída em Bonsucesso e trouxe emprego para população local. Pessoas importantes como Mario Lagos era consumidor assíduo do local.

Café Capital
Foto: Erik Lourenço/Mundinho da Hanna

Café Capital
Foto: Erik Lourenço/Mundinho da Hanna

Café Capital
Foto: Erik Lourenço/Mundinho da Hanna

Diferencial: Atualmente eles têm o selo “I’m green”, ou seja, a embalagem do café capital é ecológica. 👏👏
   O Café Capital não cobra 10% de taxa, porém o cliente que devolve a louça no balcão. O local dispõe de um atendimento cordial dos seus colaboradores, é muito aconchegante e bem organizado, com diversos quadros ilustrando o apogeu do café brasileiro. 
   O cardápio fica escrito na parede com letras bem grandes. O preço dos cafezinhos estão no padrão da economia e além disso é um ótimo lugar para tomar um cafezinho, por a leitura em dia e prosear.

Café Capital
Foto: Erik Lourenço/Mundinho da Hanna

Café Capital
Foto: Erik Lourenço/Mundinho da Hanna
Lema do Café Capital: 


“Café Capital para abastecer grandes ideias” sabemos que abasteceu bastantes ideias de Mario Lagos.

Tipos de Cafés:

Orgânico – Cultivo se agrotóxicos, o Café orgânico encontra grandes adeptos entre as pessoas que buscam preservar a saúde e saborear o mais puro café de alta qualidade.

Descafeinado – Mesmo sem cafeína, mantém a intensidade e o sabor dos melhores.

Gourmet – Feitos com grãos 100% Arábica, o café gourmet equilibra sabor e aroma, em um blend ideal para preparo do café coado ou expresso.
Endereço: Avenida Marechal Floriano, 27 – Centro (próximo à estação de metrô Uruguaiana)




Contato 

E-mail: cafecapital@cafecapital.com

Telefone: (21) 2560-5432

Horário: segunda-feira à sexta-feira de 07h00 as 20h00
3. Café & Histórias





Café e Histórias
Foto: Erik Lourenço/Mundinho da Hanna





   Que tal tomar aquele cafezinho ou até mesmo almoçar sendo observado por livros? 
Caro leitor, vos lhe apresento o sebo-café: Café & HistóriasO estabelecimento perfeito para prosear com seu amigo sobre aquele livro maravilhoso, ou até mesmo lê-lo no local, visto que tem poltronas com o design antigo, porém confortáveis e um cafezinho jubiloso.
   O sebo Letra Viva tomou uma iniciativa ousada que foi desconstruir a imagem dos sebos pequenos e com muitas pilhas de livros usados, e trouxe uma fantástica inovação, criando também o espaço dentro dela que se chama Café & Histórias, assim temos um sebo-café.

Café e Histórias
Foto: Erik Lourenço/Mundinho da Hanna

Café e Histórias
Foto: Erik Lourenço/Mundinho da Hanna

Café e Histórias
Foto: Erik Lourenço/Mundinho da Hanna






   Inaugurado em 25 de setembro de 2017, é um espaço modesto e com muita história no seu interior e exterior. O estabelecimento se encontra em um local bem propício ao seu nome, pois está próximo ao Real Gabinete Português de Leitura, outro mundo literário! 
   O local dispõe de lanches, almoço e pratos veganos, além de realizar entregas. O ambiente é decorado por mais de 20 mil livros, algumas esculturas e quadro do século XX do movimento impressionistaO local também disponibiliza para realizações de eventos como Sarau, lançamento de livros e tarde de autógrafos. Caso não tenha um livro com você, pode comprar um no local que tem opções a partir de R$ 2,00, ou até mesmo pegar um emprestado e lê no local.
Endereço: Rua Luís de Camarões, 2 – Centro






Horário: Segunda à sexta de 09h00 as 18h00

Contato: (21) 3176-6427

E-mail: cafehistorias@outlook.com
Facebook | Instagram 

“Na vida nada é feito para ser temido, tudo é feito para ser entendido”.  – Marie Curie.

Obs.: Café é tão bom que deveria ser elogio.



Café e Histórias
Foto: Erik Lourenço/Mundinho da Hanna




   Bom… Depois dessa deu até vontade de tomar um cafezinho e ler um bom livro, né?
Um abraço e até a próxima!



Postado por:

Hanna de Paiva

Gostou? Leia esses outros:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Classificação de resenhas

Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo

anuncie aqui