10 de outubro de 2019

Como ler mais de um livro ao mesmo tempo?

Olá meu povo, como estamos? Hoje eu queria falar sobre um tema que muitos discutem com relação à leitura. Vários amigos meus dizem que leem uns cinco livros ao mesmo tempo, enquanto outros só faltam fazer o sinal da cruz e sair correndo quando pensam nessa possibilidade; afirmam que ler apenas um livro já é um tanto difícil, imagina ler vários ao mesmo tempo?!

Bilbioteca
Foto: Creative Commons/Pixabay

Até aceito as duas opiniões, mas confesso que sou do time dos “loucos” que conseguem driblar mais de um livro ao mesmo tempo. Bom, que ler faz bem à saúde já foi comprovado várias vezes. Estudos indicam que ler estimula o cérebro a trabalhar mais, afinal ele também é um músculo e como todo músculo, só desenvolve se é exercitado.

Como ler mais de um livro

Quem lê tem um vocabulário mais extenso, o cérebro fica mais ativo e a memória é mais estimulada. Para ajudar a estimular mais ainda essa atividade, eu dei várias dicas para quem quer criar esse hábito e não sabe por onde começar.

Mas uma coisa é certa, depois que você começa a criar o hábito de ler, começa a ter sua rotina de leitura e sabe mais ou menos quanto tempo vai levar para ler esse ou aquele livro, você vai querer testar seus próprios limites. Logo vai querer conhecer outros autores, além do que te levou a ler mais, vai querer conhecer mais lançamentos dessa ou daquela editora. Vai querer se descobrir como leitor(a). E aí começam as edições fantásticas, os livros autografados e, também, sua capacidade de equilíbrio entre ler e comprar livros começa a bambear.

Comigo foi assim. Eu entrei numa onda que queria conhecer mais e mais livros, mais autores, mais edições fantásticas e colocar todas na minha estante. Logo ela encheu de livros, que eu não dava conta de ler todos no intervalo de tempo que eu tinha. E aí começaram os desafios a mim mesma, quando vou conseguir ler todos esses livros na fila de espera? Talvez demore mais do que pensei.
E fiz um desafio a mim mesma: será que dou conta de todos os livros que tenho na estante em menos tempo se ler mais de um livro ao mesmo simultaneamente? Isso é possível? Muita gente me chama de louca, mas confesso que esse foi o meu próprio desafio literário, que acabou virando mais um hábito de leitura, pois deu certo!
Não estou aqui mandando vocês que mal começaram na rotina de leitura a se aventurar assim, muito menos saírem comprando livros como se não houvesse amanhã. Mas foi uma saída que encontrei para dar conta das minhas leituras, afinal elas estavam acumuladas demais.
E deu bastante certo, afinal era novidade e eu queria saber até onde ia os meus limites. Dizem que ler estimula o cérebro, e ler mais de um livro ao mesmo tempo estimula mais ainda. Até porque esse hábito força seu cérebro a criar mais memória e aguça a concentração, ainda mais por ter que se lembrar de dois (ou mais) enredos diferentes.
Confesso que até hoje faço isso. Já é um hábito meu separar dois/três livros para ler no mesmo mês, e os leio juntos. Até porque tenho que lidar com leituras que eu mesma escolho para o ano inteiro, leituras feitas em parceria com autores e leituras em parceria com outros blogs literários. Apesar da minha vida corrida, eu até consigo me lembrar dos enredos de cada livro, mesmo tendo ainda várias leituras do doutorado para fazer.

Mas, porém, todavia, entretanto… esse desafio só deu certo porque eu sigo algumas dicas, para manter equilibradas as leituras. Afinal, se não tiver esse equilíbrio, vai acabar se tornando cansativo, chato e você vai acabar lendo mais um livro e deixando o outro para trás. Então, darei algumas dicas que deram certo para mim nesse quesito. E quem sabe ajude a você que quer tentar esse desafio.

 

1. Ler dois gêneros diferentes

Estante de livros
Foto: Creative Commons/Pixabay

Tem gente que acha um desafio mortal fazer isso. Eu acho mais prático. Normalmente coloco na lista da vez dois/ três livros bem diferentes, sendo um mais complexo ou de tema mais pesado e outro mais levinho e divertido. Primeiro porque vai ser mais fácil lembrar quem faz o quê em cada livro. Segundo, assim posso respirar um pouco entre as leituras, principalmente as mais pesadas. Tem aquele dia que eu não estou afim de ler sobre aquele personagem que me revira o estômago, então largo dele e vou para uma leitura mais levinha, e vice e versa.


2. Carregue sempre um livro com você



Lendo na praça
Foto: Creative Commons/Pixabay

 

Sempre tenho um livro comigo, mesmo sabendo que não terei tempo de ler quando chegar nos lugares para onde vou. Mesmo assim, sei que levarei tempo até chegar lá, e no caminho de volta para casa também. Então é esse tempo que aproveito para ler. Normalmente deixo os volumes mais leves, ou mesmo os livros digitais (que levo no kindle) para ler na rua. Assim minha bolsa/mochila fica mais leve e o livro não se torna um fardo.



3. Tenha um livro de cabeceira

Livro de cabeceira
Foto: Creative Commons/Pixabay

 

Outro hábito que tenho é de ler antes de dormir. Isso me ajuda a relaxar e dormir melhor. Como normalmente levo o kindle na bolsa, raramente o livro impresso sai de casa. Mesmo tendo uma capinha protetora para os livros físicos, sou uma pessoa muito atrapalhada e tenho um talento incrível para destruir coisas (sim, sou delicada apenas na cara, mas pessoalmente sou um trator que destrói tudo que toca, principalmente chaveiros e guarda-chuva). Então livros físicos na bolsa são um perigo para mim, ainda mais porque vai correr risco de pegar chuva, amassar a capa, etc. Fora que ler livro impresso em pé no trem é coisa de leitor de guerra (eu até consigo fazer isso, mas é complicado, rsrs).
Para evitar que meus livros impressos sofram acidentes, prefiro que fiquem em casa. Então os livros digitais geralmente (ou os impressos que cabem na capinha protetora) vão comigo para a rua, enquanto os volumes mais pesados ou de capa mais bonita e delicada ficam em casa. E são eles os que deixo para ler antes de dormir. Então acabam ficando duas leituras, uma para o dia e outra para a noite.

 

4.  Não ligue para o tempo

Relógio
Foto: Creative Commons/Pixabay

 

Parece ridículo o que vou dizer, mas não ligue para o tempo em que vai terminar suas leituras. Às vezes as pessoas tem medo ou mesmo vergonha de dizer que leram alguma coisa, porque tal ou tal blogueirx leu 20 livros em um mês. Cada um tem um desenvolvimento diferente e ler mais de um livro ao mesmo tempo é complicado, ainda mais para quem não está acostumado ainda.
Então realmente vai demorar a entrar no ritmo e ler tem que ser algo prazeroso, não uma competição. Se você quer ler mais de um livro ao mesmo tempo, beleza. Só não crie expectativas que depois não vai alcançar. São dois ou mais enredos diferentes, são volumes de tamanhos diferentes, então claro que um vai terminar antes que o outro, ou ao mesmo tempo, depende de você. Mas se levar mais de um mês, não se martirize por isso, é o seu tempo que conta, não o do vizinho.

 

5. Saia da zona de conforto



Zona de conforto
Foto: Creative Commons/Pixabay

 

A vantagem de ler mais de um livro é poder conhecer gêneros literários diferentes. Enquanto você lê um que já se sente bem, o grande desafio é ler um gênero até então desconhecido para você ao mesmo tempo. Uma forma de ajudar a sair da zona de conforto é participando de clubes de leitura/leitura coletiva.

A ideia dessas reuniões é exatamente ler livros que você não conhecia ainda e poder trocar opiniões com outras pessoas, que também leram esse livro. De clubes de leitura nunca participei (tenho muita vontade), mas leitura coletiva faço muito com a Babi do Meu mundinho quase perfeito.

e tem alguém que gosta de me tirar da zona de conforto é a Babi, ela sempre me desafia a ler uns livros que eu jamais passaria perto se fosse só por mim (rsrsrs). E isso é até uma experiência boa, pois vou me descobrindo mais ainda como leitora e quais são os meus limites. Aliás, neste momento, estou lendo um livro de minha TBR para o projeto  #12livrospara2019 , ao mesmo tempo em que estou lendo um livro que a Babi escolheu para nossa leitura coletiva. 😀
E essas são minhas dicas para quem quer ler mais de um livro ao mesmo tempo. Vocês também tem esse hábito? Ou acham que é muita loucura? Me contem aí, bora conversar!

 

Postado por:

Hanna de Paiva

Gostou? Leia esses outros:

Marcando os livros

Bem vindos ao novo Mundinho da Hanna!

Olá meu povo, como estamos? Depois de um longo […]

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Classificação de resenhas

Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo

anuncie aqui