29 de janeiro de 2022

Como ler mais em 2022? | 5 dicas práticas

Olá meu povo, como estamos? O mês de janeiro mal começou e já passou voando. Fica até de prévia de como será o restante do ano (#medo).
 E, se uma de suas metas para 2022 era começar a ter um hábito de leitura, mas desanimou com a velocidade dos dias, não tem! Estou aqui para te ajudar.
Afinal, se não deu para ter um hábito de leituras em janeiro, não se preocupe, ainda tem mais 11 meses pela frente e dá tempo de começar! 😉
Como ler mais em 2022? | 5 dicas práticas
Foto: Creative Commons/Pixabay

 

Já temos um post aqui no blog, com alguns hábitos para ajudar a desenvolver uma rotina de leitura. Muitas dicas que mencionei na época ainda são bem úteis, aliás. Caso você já tenha o hábito de leitura, só anda desanimadx por achar anda lendo de menos, ou mesmo quer começar de agora e se tornar uma pessoa leitora,  mas quer começar com o pé direito, talvez esse post mais recente te ajude.
Como ler mais em 2022? | 5 dicas práticas

 

1. Descubra sua zona de conforto literária

Como ler mais em 2022? | 5 dicas práticas
Foto: Creative Commons/Pixabay

 

Sim, você leu certo. Apesar de sempre se falar em sair da zona de conforto literária, se quiser ler mais, o ideal seria ir no sentido contrário dessa premissa. Quando sabemos qual gênero literário é nossa zona de conforto, as leituras fluem bem mais rápido.

2. Participe de leituras coletivas/clubes do livro

Como ler mais em 2022? | 5 dicas práticas
Foto: Creative Commons/Pixabay

 

Leituras coletivas/clubes do livro são muito legais, pois te apresentam leituras novas. Além disso, você não lê sozinhx, então acaba ficando de incentivo a ler mais, já que estão todos no mesmo barco, seja para bater no livro ou para colocar num pedestal.

3. Dê uma chance aos contos

Se você procura leituras mais rápidas, contos são uma boa saída. Por terem menos de 100 páginas, na maioria das vezes, as leituras podem acontecer em menos de um dia, o que também pode servir de mecanismo de recompensa e incentivo a buscar mais leituras. Tem muito consto nacionais, inclusive, que são maravilhosos e valem a pena dar uma chance.

4. Livros digitais também são uma boa saída…

Como ler mais em 2022? | 5 dicas práticas
Foto: Creative Commons/Pixabay

 

Há quem diga (também acontece comigo) que ler ebooks torna a leitura mais rápida. Se você prefere ler apenas livros físicos, tudo bem. Mas dê uma chance aos digitais também, muitos são mais baratos e vai servir até como uma experiência nova.
Além disso, se você tem um Kindle ou o aplicativo no celular, a Amazon tem o Kindle Unlimited, que oferece um bom catálogo de livros digitais para você emprestar.
Apesar do valor da mensalidade não ser muito atrativo num primeiro momento, eles sempre fazem promoções de três meses por R$1,99. Vale a pena fazer o teste também.
Eu aproveitei uma dessas promoções e mantenho até hoje, pois gostei da qualidade dos ebooks e de vez em quando, tem uns achados interessantes por lá.

5. Uma página de cada vez…

Como ler mais em 2022? | 5 dicas práticas
Foto: Creative Commons/Pixabay

 

Sim, eu sei… é contraditório aconselhar isso. Principalmente pela ideia do post é ler mais (rsrsrs). Mas não crie expectativas logo de cara, achando que vai se tornar o Flash das leituras do dia para a noite.
Isso pode causar um efeito contrário ao esperado e até fazer com que você abandone os livros, achando que não é capaz.
Tudo na vida é questão de hábito e, ler mais também é um hábito que precisa ser treinado aos poucos.
Comece de baixo: se está acostumadx a ler 10 páginas por dia, experimente uma vez na semana tentar ler 12 páginas, depois 15.
Quando se der conta, já estará lendo mais que era seu costume anteriormente, sem fazer disso uma corrida desenfreada.
E aí, o que acharam dessas dicas? Vocês tem alguma dica que não está aqui, mas seria válido compartilhar? Deixe nos comentários, quem sabe ajude um colega. 😉

 

Postado por:

Hanna de Paiva

Gostou? Leia esses outros:

5 motivos para ler Gaiola de Ouro

5 Motivos para Ler Gaiola de Ouro

Olá meu povo, como estamos? Esse mês eu tive […]

Marcando os livros
Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 Comments

Classificação de resenhas

Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo

anuncie aqui