6 de dezembro de 2018

Como manter as postagens sempre em dia?

    Olá meu povo, como estamos? Quando pensamos em ter um blog/canal, é muito legal no início… Estamos cheios de ideias, pensamos num próximo post e coisa e tal… Mas chega um momento em que, por mais que ideias não faltem, o tempo vai estar tão corrido que você só quer deitar na cama e dormir… E o blog/canal que era um sonho, fica jogado um canto, pois um dia você volta…

Como manter as postagens em dia
Foto: Creative Commons/Pixbay

    Aí a animação vai embora junto com o tempo e bate aquele desânimo de fazer as coisas. Pensando em como consegui manter minhas postagens em dia, mesmo no primeiro ano do doutorado (que é corrido para caramba), pensei em partilhar com vocês as dicas que eu coloquei para mim e deram certo.

Como manter as postagens em dia

   Bom, para quem não sabe, ter uma vida acadêmica é algo que te toma muito tempo. É estudo, trabalhos, pesquisa, tenta ter uma vida social, aparece mais um trabalho de última hora… e quando você vê, está trancado dentro do quarto/escritório há dias, escrevendo que nem loucx. A pós-graduação tem mais responsabilidades e por aí vai… E se a gente já tem um blog, tem que se dedicar mais um tempo extra, para bolar ideias para o seu cantinho, mas vem o cansaço, o desânimo de escrever… e depois o blog fica no sonho…
   O Mundinho começou junto com meu primeiro ano de mestrado. Foi uma rotina mega corrida, principalmente nos últimos meses, perto da defesa da dissertação. Depois entrei no doutorado, e tenho uma vida tão corrida quanto no mestrado… E consegui manter meu blog ativo numa boa… Além da vida social e esporte…
   Mas como ter tempo para fazer tudo o que gosta e mais, ter um blog sempre em dia? Bem, quando vi que ficaria bem enrolada no futuro, comecei a adotar algumas “táticas” para fazer parte da minha rotina. E acabou dando certo…

Ampulheta
Foto: Creative Commons/Pixbay

1. Tire um dia da semana para se dedicar ao blog. No meu caso, que trabalho de segunda a sexta, tiro normalmente um sábado para ver as novidades que tem no blog. Isso inclui respostas à comentários, providenciar novas postagens e afins. Pode tomar seu dia inteiro, mas pense que é apenas um dia seu que você tira para isso.

2. Mantenha um cronograma de postagens. Eu não sou muito de usar planner, pois não tenho paciência. Mas me dou muito bem com planilhas no Excell. Ali eu monto um tipo de calendário, apenas com as postagens do blog. Costumo tirar um dia e planejo as postagens do mês todo. Assim não tenho problemas com bloqueio criativo. Não sei se funciona com vocês, mas se eu tenho um planejamento prévio, com o tema do que escrever, minha criatividade flui melhor do que parar em frente ao cursor do PC e pensar “sobre o quê escrevo hoje?”. A parte boa também é que na planilha eu posso remanejar os temas, caso apareça um desafio ou postagem extra durante a semana.

Planner
Foto: Creative Commons/Pixbay

3. Tenha em mente quantas postagens você pode fazer por semana. Muitas pessoas falam que um blog que tem postagem todo dia é mas visto. Mas nem sempre podemos fazer postagens tantas vezes assim. É nossa rotina corrida, é uma emergência que surge, é o tédio que bate de vez em quando… Então pense quantas postagens você acha que dá conta de fazer numa semana. No meu caso, eu vi que três postagens na semana me deixam mais confortável para escrever e planejar tudo. Pode ser que no seu caso seja apenas uma postagem, três ou cinco… Aí é contigo e com seu ritmo. Mas faça uma quantidade de postagens que você dá conta e vai ver como tudo flui bem, pois não fica se cobrando tanto e as ideias surgem até com mais facilidade.

4. Aprenda a usar os recursos de programar postagens. Como eu planejo tudo num dia só, eu costumo fazer as postagens e programar todas, sempre no mesmo horário. Assim o Mundinho criou um padrão e eu me acostumei com essa rotina. Assim, eu sei que no dia tal, na hora tal, eu posso compartilhar o link de uma postagem que já está pronta. Sem me preocupar ainda no que escrever para publicar.

Redes sociais
Foto: Creative Commons/Pixbay

5. Aprenda a usar os recursos das redes sociais para promover seu espaço. Não é novidade que redes como Facebook permitem que você faça postagens e programe. Eu tenho o hábito de, no mesmo dia em que programo a postagem no blog, programo para a mesma hora a postagem na fanpage. Assim, ao menos uma rede social do blog já compartilhou minha postagem. E o restante eu faço sem pressa, quando dá tempo. Existem alguns recursos para isso(acredito que apps pagos façam isso), em outras redes sociais também, como Instagram por exemplo, que é tão usado atualmente. Se você não pode pagar um, como eu, use os recursos gratuitos e faça os outros compartilhamentos quando puder.

6. Tenha um caderninho de ideias junto com você. Por mais que você tenha um planner/planilha com as postagens futuras, pode ser que você tenha aquela ideia genial, mas não pode escrever sobre ela no blog no momento. Então tenha sempre um caderninho contigo para anotar ideias extras. Afinal, é melhor sobrar ideias do que faltar… (rsrsrs)

    Bom, essas são apenas algumas coisas que eu tenho feito e que deram super certo comigo. Como minha mãe me ensinou que não sou igual a todo mundo (rsrsrs), pode ser que apenas uma ou duas ideias dessas funcione com vocês… ou até mesmo todas… Vai quê…
   Esse post é na realidade um desafio relâmpago do grupo United Blogs.











   Espero ter ajudado vocês com essas ideias. E me contem aí, vocês tem alguma rotina que seguem com o blog/site de vocês? Me conta aí, bora trocar figurinhas.
   Até mais! 😉

Postado por:

Hanna de Paiva

Gostou? Leia esses outros:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Classificação de resenhas

Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo

anuncie aqui