19 de February de 2026

Convite para Um Homicídio | Agatha Christie

Olá meu povo, como estamos? Agatha Christie deixou um verdadeiro legado que ainda é capaz de nos surpreender, mesmo depois de tantos anos do lançamento. E dessa vez eu tive uma experiência diferenciada, já que ouvi a dramatização de ‘Convite para Um Homicídio’, em forma de audiobook.

Livro: Convite para Um Homicídio 

Autoria: Agatha Christie

Tradução: Samir Machado de Machado

Narração: Ana Amélia Viana

Editora: Harper Collins  

Ano: 2023 (original em 1950)

Duração: 8h45min

País: Inglaterra

Formato: Audiobook (disponível na Audible)

Nota: 4/5

Compre na Amazon

Chipping Cleghorn é uma cidade pequena na qual todos se conhecem.

Até que, um dia, um anúncio no jornal convida todos para um homicídio que acontecerá na casa de Letitia Blacklock. Levados pela curiosidade, os moradores da cidadezinha decidem comparecer no horário marcado. O que parecia ser uma brincadeira inocente rapidamente se transforma em uma tragédia quando as luzes se apagam, tiros são disparados e uma pessoa é assassinada. Quem poderia ter orquestrado esse crime? 

Considerado um dos melhores casos de Miss Marple, Convite para um homicídio foi o 50º livro de mistério publicado por Agatha Christie.

Convite para um homicídio
Foto: Divulgação | Amazon

Leticia Blacklock seguiu com seu ritual matutino, que incluía tomar seu café da manhã ao lado da família, enquanto todos liam um caderno diferente do jornal. No entanto, ela não esperava ver seu nome em destaque em manchetes, muito menos em um anúncio inusitado (além de assustador): um convite para um homicídio em sua residência, a Little Paddocks, com data e hora marcadas.

Embora mórbido e assustador num primeiro momento, Leticia se diverte com a brincadeira. Até mesmo porque está na moda o tal “jogo do assassino”, que rende muitas fofocas dias depois. Assim, não seria ruim aproveitar o suposto engano no anúncio e usar a manchete ao seu favor. Apesar da dama ainda se questionar quem teria colocado tantos detalhes por mero equívoco.

Como a cidade é pequena, não é difícil encontrar o endereço que saiu no jornal. Assim, na hora marcada começam a chegar as pessoas que leram a notícia e estão lá. A curiosidade aumenta ainda mais quando a anfitriã confirma que não foi a autora do anúncio e está tão no escuro quanto seus convidados inesperados.

Contudo, o jogo acontece, mesmo sem o controle de Leticia. As luzes se apagam de repente e, quando se acendem de novo, temos uma vítima. Porém o mais assustador é que o corpo encontrado na sala não é de nenhum dos convidados que chegaram na casa da madame. Então começam as perguntas: Quem era o rapaz desconhecido? Quem teria motivos para anunciar um assassinato na casa de uma senhora rica e ainda tirar a vida de uma pessoa que não tinha laços com mais ninguém na residência? E mais, o culpado fugiu, ou ainda está entre os presentes na sala?

É o que se pergunta o inspetor Craddock, encarregado de investigar o caso. No entanto, conforme ele se aprofunda nas investigações, percebe que as pistas estão muito intrincadas e será bem difícil saber as respostas sozinho. Assim, ele pede ajuda para a sua velhinha favorita, Miss Marple, que tem u jeitinho todo especial de fazer fofocas e, de quebra, encontrar respostas para perguntas impossíveis.

Essa foi a leitura da vez no Clube Lendo com os morcegos e eu estava bem curiosa. Apesar de não ter encontrado a versão física num preço acessível (nem no sebo consegui), vi que estava disponível gratuitamente no catálogo da Audible. Então resolvi me aventurar, até mesmo porque eu queria saber como seria ouvir uma dramatização dos livros da “rainha”.

A narrativa é bastante envolvente e imersiva. A escrita da autora tem o dom de nos transportar para as cenas e logo nos vemos bancando os detetives junto aos personagens. Porém, acho que a sensação ficou mais palpável ouvindo. A narradora conseguiu trazer as personalidades distintas dos personagens e eu já sabia quem era quem, mesmo se não falassem os nomes.

A trama é narrada em terceira pessoa, como já de costume. Então temos os fatos vistos de uma forma bem geral. O que bom, para termos uma noção mais completa do que acontece na cidade. Somos primeiros apresentados a Little Paddocks, nome da residência da milionária Leticia Blacklock.

A dama estava tendo uma manhã agradável e seguiria sem grandes emoções, não fosse por uma notícia estranha no jornal: o convite para testemunhas um assassinato na mansão, com data e hora marcadas. Leticia se espanta logo que lê, até mesmo porque ela não mandou ninguém anunciar tal barbaridade, muito menos desconhece quem tenha feito.

No entanto, como o jogo do assassino está em alta entre as pessoas mais abastadas, não seria de se espantar que sua casa recebesse uma das edições, provavelmente vinda de surpresa por algum de seus amigos próximos. Dessa forma, a moça relaxa e prepara sua casa para o que parece ser o evento do ano.

Não demora para que outros moradores da cidade vejam a notícia e cheguem na casa para testemunhar o que quer que acontecesse. Porém, essa noite está para se tornar a alegria dos teóricos da conspiração. Isso porque o que deveria ser apenas um jogo se tornou real, de uma forma bem macabra e assustadora.

Todos os convidados entram em pânico quando percebem que são suspeitos de um crime de verdade. E o pior é que a vítima não é conhecida de ninguém. Assim se torna um mistério saber quem seria o responsável por matar um desconhecido, que nem estava na casa até minutos atrás.

Contudo, para nossa velhinha fofoqueira (ops, detetive amadora) Miss Marple, nada é impossível. Estava com saudades de ler as aventuras da senhorinha e criei bastante expectativas quando soube que seria uma história protagonizada por ela.

No entanto, minha alegria durou pouco, pois achei que ela demorou muito para aparecer. E quando entrava em cena, mal falava duas palavras e logo se retirava. Embora tenha sido frustante não ver tanto a personagem, achei uma boa sacada da autora em ter deixado Craddock ter mais voz e cumprir com a profissão que é pago para exercer.

Então foi bom, mas não como eu esperava. Mas ainda assim valeu a experiência, pois me vi criando várias teorias… e falhando miseravelmente em seguida. O tempo todo eu tentava prestar atenção aos detalhes, ver o que seria uma possível pista e juntar as peças no final.

Contudo, quando vi que não ia mais conseguir, resolvi deixar a rainha brilhar e mostrar porque ela é chamada assim. E não me arrependi. A narrativa te prende do início ao fim, apesar de ter alguns pontos meio cansativos e cenas que, ao meu ver, poderiam ser resumidas.

Mesmo assim, não perde o ritmo e segue firme até o desfecho, quando a Miss Marple dá seu show. Cada personagem é um potencial suspeito, até mesmo o detetive, o que me chamou bastante atenção e me fez ficar curiosa para saber como tudo se resolveria.

Conforme vamos conhecendo cada membro do elenco, percebemos o motivo da desconfiança. Até mesmo porque o que acontece aqui daria uma ótima novela das 8. Por isso, o desfecho foi inesperado, porém eu já desconfiava de todo mundo, então não me surpreendi por quem foi, mas pela motivação.

‘Convite para Um Homicídio’ é considerado um dos melhores livros da autora. E eu concordo com a opinião pública. Inclusive, se ainda não leu a obra, recomendo que leia e me diga se concorda ou não.

Falando sobre a obra em si, eu poso falar que a qualidade do áudio ficou ficou muito boa, assim como a narração convincente. O estilo da profissional me manteve imersa por bastante tempo na escuta, porém alguns capítulos podem ser bem longos, chegando até a 1h de duração. Isso deixa a escuta um tanto cansativa. Porém ainda assim vale conhecer a trama, seja por áudio ou pela mídia original.

Você já leu/ouviu esse livro ou algum outro da autora? Me conta nos comentários!

Postado por:

Hanna de Paiva

Gostou? Leia esses outros:

A Inquilina

A Inquilina | Freida McFadden

Olá meu povo, como estamos? Freida McFadden ataca novamente […]

Livros para ler no carnaval

Olá meu povo, como estamos? Esse final de semana […]

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Classificação de resenhas

Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo

anuncie aqui