19 de novembro de 2022

Inspirações Literárias | 10 Livros com Protagonistas Negros

Olá meu povo, como estamos? Amanhã é dia 20 de Novembro, também conhecido como Dia da Consciência Negra. Apesar de ter um movimento muito bonito em relação à data, ainda é referência de uma luta por igualdade e respeito, a qual parece longe de acabar. 
O assunto precisa ser mais abordado e debatido. Mais ainda, o respeito e sororidade precisam ser mais aplicados em nossa sociedade, que custa a aceitar pessoas em altas rodas, apenas pela cor de sua pele, como se isso fosse motivo para julgar a capacidade do ser humano.  
 
 
Inspirações Literárias | 10 Livros com Protagonistas Negros
Foto: Creative Commons/Pixabay

 

 
 
 
 Felizmente, a representatividade negra tem aumentado na literatura. Uma conquista que merece ser comemorada, porém muitos ainda não conhecem (eu mesma me incluo nessa lista, a qual estou tentando mudar). Pensando nisso, trouxe hoje uma lista de livros com protagonismo negro, para você ler, conhecer e se inspirar. 
Inspirações Literárias | 10 Livros com Protagonistas Negros

 

 1. Sangue Dourado

Autora: Namina Forna
Editora: Galera Record
Ano: 2021
Páginas: 378
Skoob | Compre na Amazon
 
 
 
 

 

Sangue Dourado | Namina Forna
Foto: Divulgação

 

 
 
Deka tem dezesseis anos e vive com medo e na expectativa da cerimônia de sangue que determinará se ela se tornará um membro de sua aldeia. Diferente de todos os outros por causa de sua intuição não natural, Deka ora por sangue vermelho para que ela possa finalmente sentir que pertence.

Mas no dia da cerimônia, seu sangue corre dourado, a cor da impureza e Deka sabe que enfrentará uma consequência pior do que a morte.

Então, uma mulher misteriosa vem até ela com uma escolha: ficar na aldeia e se submeter ao seu destino, ou partir para lutar pelo imperador em um exército de garotas como ela. Eles são chamados de quase imortais, com raros dons. E eles são os únicos que podem impedir a maior ameaça do império.

Sabendo dos perigos que se aproximam, mas ansiando por aceitação, Deka decide deixar a única vida que ela já conheceu. Mas ao viajar para a capital para treinar para a maior batalha de sua vida, ela descobrirá que a grande cidade murada guarda muitas surpresas. Nada e ninguém é exatamente o que parece ser – nem mesmo a própria Deka.

O início de uma série de fantasia ousada e envolvente para os fãs de Filhos de Sangue e Osso e Pantera Negra.

2. O Segredo do Oceano

Autora: Natasha Bowen
Editora: Alt
Ano: 2021
Páginas: 368
Skoob | Compre na Amazon
 
 
 
 

 

O Segredo do Oceano | Natasha Bowen
Foto: Divulgação

 

 
O segredo do oceano é uma fantasia inesquecível inspirada na mitologia africana e com um toque de A pequena sereia

Um jeito de sobreviver. Um jeito de servir. Um jeito de salvar.

Simidele rezou para os deuses uma vez. Agora, ela serve a eles como uma sereia Mami Wata, coletando as almas dos que caíram no mar e abençoando a jornada delas até em casa, junto ao Deus Supremo. Mas quando um garoto que ainda está vivo é jogado de um navio ao mar, Simi faz o impensável e o salva, desobedecendo a um decreto antigo. E uma punição aguarda aqueles que ousarem desafiá-lo.

Para proteger as outras Mami Wata, Simi precisa embarcar em uma jornada para apelar ao Deus Supremo. Mas as probabilidades não estão ao seu lado. O garoto resgatado sabe mais do que deveria, e há alguma coisa seguindo Semi bem de perto ― um ser que adoraria vê-la falhar. O perigo está à espreita em cada curva, enquanto mais Simi se aproxima de seu objetivo, mais tem que enfrentar deuses vingativos, terras traiçoeiras e criaturas lendárias. Se não fizer isso, arriscará não só o destino de todas as Mami Wata, mas também o mundo como ela conhece.

3. Cinderela Está Morta

Autora: Kalynn Bayron
Editora: Galera Record
Ano: 2021
Páginas: 294
Skoob | Compre na Amazon
 
 
 
 

 

Cinderela Está Morta | Kalynn Bayron
Foto: Divulgação

 

 
Cinderela está morta há duzentos anos, e o conto de fadas acabou. Em um reino onde as mulheres são vistas como objetos, uma menina vai contrariar tudo e a todos para poder ter a escolha de amar livremente e decidir o próprio destino.

Dois séculos após Cinderela ter encontrado o seu Príncipe Encantado, a magia parece ter abandonado o reino de Mersailles. Cinderela e a fada madrinha não passam de lendas, e o reino está há décadas sob o controle de reis tirânicos. Ao completar dezesseis anos, todas as jovens são obrigadas a participar do Baile Anual, onde os homens do reino vão para escolher jovens esposas. Não ser escolhida é uma sentença de ruína tanto para a garota quanto para a sua família. Sophia está se preparando para seu primeiro baile, mas o que realmente deseja é se casar com Erin, sua melhor amiga. No dia do baile, Sophia toma a decisão desesperada de fugir, indo parar no mausoléu da Cinderela. Lá, ela encontrará uma aliada inesperada, alguém com respostas para os mistérios envolvendo as lendas que giram em torno da mítica história da Cinderela. Juntas, elas vão enfrentar a tirania opressora do rei e de uma sociedade patriarcal que impede que as pessoas sejam livres.

4. O Ódio que Você Semeia

Autora: Angie Thomas
Editora: Galera Record
Ano: 2017
Páginas: 378
Skoob | Compre na Amazon
O Ódio que Você Semeia | Angie Thomas
Foto: Divulgação

 

 

Uma história juvenil repleta de choques de realidade. Um livro necessário em tempos tão cruéis e extremos.

Starr aprendeu com os pais, ainda muito nova, como uma pessoa negra deve se comportar na frente de um policial.
Não faça movimentos bruscos.
Deixe sempre as mãos à mostra.
Só fale quando te perguntarem algo.
Seja obediente.
Quando ela e seu amigo, Khalil, são parados por uma viatura, tudo o que Starr espera é que Khalil também conheça essas regras. Um movimento errado, uma suposição e os tiros disparam. De repente o amigo de infância da garota está no chão, coberto de sangue. Morto.
Em luto, indignada com a injustiça tão explícita que presenciou e vivendo em duas realidades tão distintas (durante o dia, estuda numa escola cara, com colegas brancos e muito ricos – no fim da aula, volta para seu bairro, periférico e negro, um gueto dominado pelas gangues e oprimido pela polícia), Starr precisa descobrir a sua voz. Precisa decidir o que fazer com o triste poder que recebeu ao ser a única testemunha de um crime que pode ter um desfecho tão injusto como seu início.
Acima de tudo Starr precisa fazer a coisa certa.
Angie Thomas, numa narrativa muito dinâmica, divertida, mas ainda assim, direta e firme, fala de racismo de uma forma nova para jovens leitores. Este é um livro que não se pode ignorar.

 

5. Atenciosamente, Eduarda Hernandes

Autora: Camila Cerdreira
Editora: Se Liga! Editorial
Ano: 2021
Páginas: 30
Skoob | Compre na Amazon
 
 
 
 

 

Atenciosamente, Eduarda Hernandes | Camila Cerdreira
Foto: Divulgação

 

 
Eduarda Hernandes acha que escrever cartas para si mesma é bastante desesperador e depressivo. Ainda assim, ela recorre ao recurso para tirar algumas coisas do peito, afinal, ela não pode dizer para a melhor amiga, a pessoa para quem sempre contou tudo, que está apaixonada por ela.

Durante a montagem do musical de Querido Evan Hansen que, inclusive, a inspirou a escrever as cartas, as coisas vão sair do controle e Eduarda precisará ser honesta não apenas consigo, mas também com Maria Flor, mesmo que isso signifique perder a amizade dela.

6. Meu Livro de Cabeceira

Autoras: Raffa Fustagno, Marina Mafra e Desiré Oliveira
Editora: Leya
Ano: 2022
Páginas: 304
Skoob | Compre na Amazon
 
 
 
 

 

Meu Livro de Cabeceira | Raffa Fustagno e cia.
Foto: Divulgação

 

 

 

Em Meu livro de cabeceira, as autoras convidam leitoras e leitores para uma celebração da magia da leitura na forma de incríveis histórias.

Neste livro, três jovens escritoras – e leitoras – contam histórias para quem não resiste a cheiro de livro, ama uma estante lotada e conhece o poder de uma boa leitura.

Em “A Hora da Estela”, Raffa Fustagno apresenta Manuela, uma menina que precisa ler, para a escola, um livro de Clarice Lispector. Ao procurar um exemplar num sebo do bairro, ela encontra muito mais: entre lombadas coloridas e palavras repletas de sensações e sentimentos, parece existir ali um portal muito real para um mundo onde a conexão com as pessoas ao seu redor pode ser ainda mais profunda e duradoura.

Já em “Uma história por correspondência”, de Marina Mafra, conhecemos a veterinária Georgina, que, após uma desilusão amorosa, recebe um envelope verde. Lá dentro, numa carta assinada por um misterioso sr. F., ela se depara com a história mágica de uma pessoa comum – e logo se vê ansiando pelos próximos capítulos. Spoiler: na vida não existem spoilers.

Por último, mas num texto tão fascinante quanto os anteriores, Desire Oliveira mostra, em “O amor e o tempo”, três gerações de mulheres unidas por um antigo livro – que, no entanto, aparenta narrar uma trama diferente para cada uma delas. Estranho? Nem tanto: toda pessoa é também autora daquilo que lê. As melhores histórias, por mais distantes no tempo e no espaço que possam estar, são sempre sobre você. Pois vida e leitura são uma via de mão dupla: livros transformam vidas, vidas se transformam em livros. Palavras geram sentido que geram emoções que geram palavras – e impulsionam existências.

Meu livro de cabeceira é todo seu!

 

7. Blackout

Autoras: Dhonielle Clayton e Cia.
Editora: Seguinte
Ano: 2021
Páginas: 272
Skoob | Compre na Amazon
 
 
 
 

 

Blackout | Dhonielle Clayton e Cia.
Foto: Divulgação

 

 

 

Seis autoras extraordinárias. Seis histórias de amor entrelaçadas. Uma noite que tinha tudo para ser um desastre ― mas acaba sendo brilhante.

Uma onda de calor causa um apagão em Nova York. Multidões se formam nas ruas, o metrô para de funcionar e o trânsito fica congestionado. Conforme o sol se põe e a escuridão toma conta da cidade, seis jovens casais veem outro tipo de eletricidade surgir no ar…Um primeiro encontro ao acaso. Amigos de longa data. Ex-namorados ressentidos. Duas garotas feitas uma para a outra. Dois garotos escondidos sob máscaras. Um namoro repleto de dúvidas. Quando as luzes se apagam, os sentimentos se acendem. Relacionamentos se transformam, o amor desperta e novas possibilidades surgem ― até que a noite atinge seu ápice numa festa a céu aberto no Brooklyn.

Neste romance envolvente e apaixonante, composto de seis histórias interligadas, as aclamadas autoras Dhonielle Clayton, Tiffany D. Jackson, Nic Stone, Angie Thomas, Ashley Woodfolk e Nicola Yoon celebram o amor entre adolescentes negros e nos dão esperança mesmo quando já não há mais luz.

 

8. Um Amigo do Outro Lado

Autora: Carol Camargo
Editora: Increasy
Ano: 2021
Páginas: 95
Skoob | Compre na Amazon
 
 
 
 

 

Um Amigo do Outro Lado | Carol Camargo
Foto: Divulgação

 

 
Tiana, filha de Xangô, é dona e chef do restaurante “Comida de Rei”, localizado no território quilombola “Chácara dos Vaga-lumes”. O crescente sucesso e desenvolvimento do local acaba atraindo a atenção de um vereador importante da cidade, que vê na desapropriação do território uma possibilidade de ganhar dinheiro. Precisando lutar contra o poderoso político local, Tiana vai buscar no Sagrado a força e ajuda necessária para fazer a justiça acontecer.
“Um amigo do outro lado” é inspirada na história de Tiana, personagem de “A princesa e o sapo”. O livro faz parte da antologia Femme Fatale, composta por 11 novelas sem relação entre si de 11 diferentes autoras da Increasy Consultoria Literária, com a proposta de trazer uma releitura de princesas e heroínas da literatura.

9. Entre A Cruz e A Espada

Autora: Igraíne Marques
Editora: Increasy
Ano: 2020
Páginas: 20
Skoob | Compre na Amazon
 
 
 
 

 

Entre A Cruz e A Espada | Igraíne Marques
Foto: Divulgação

 

 
A bailarina Esmeralda Araújo está muito animada. Depois de anos tentando, finalmente conseguiu ser selecionada para a turnê de Lago dos Cisnes, que vai acontecer, dessa vez, na Europa. Nascida no Vidigal, uma comunidade do Rio de Janeiro, ela sempre enxergou a dança como uma forma de se libertar das amarras sociais, de modo que conseguir o reconhecimento de uma apresentação dessas é seu maior sonho. O que ela sequer desconfia é que a turnê é patrocinada pelo Vaticano, o que quer dizer que a companhia precisa dançar para um grupo de religiosos antes de ganhar o mundo. Isso não seria um problema se, junto do melhor amigo Léo, diretor artístico da companhia, e de um europeuzinho muito suspeito, ela não tivesse presenciado uma cena terrível dentro do menor país do mundo. Em meio ao grande escândalo, poderia o sonho de Esmeralda estar se tornando um pesadelo? Entre chantagem e palco, dança do ventre e balé, será que ela conseguirá brilhar?

10. Novo Mundo em Chamas

Autor: Viktor Waewell
Editora: Independente
Ano: 2020
Páginas: 420
Skoob | Compre na Amazon
 
 
 
 

 

Novo Mundo em Chamas | Viktor Waewell
Foto: Divulgação

 

 
Negros fugidos no mato, um exército dos fidalgos e índios que comem gente são alguns ingredientes deste épico histórico arrebatador, por uma das vozes mais originais da literatura brasileira contemporânea.

Quando os fidalgos expulsam os invasores holandeses do Nordeste, sua máquina de guerra volta-se para o interior, para a grande região de Palmares, lar de vilas e cidades fortificadas dos pretos, localidades chamadas mocambos, e de tribos selvagens remanescentes, com seus exímios guerreiros.

Você vai vivenciar este embate, palco de algumas das maiores batalhas já travadas em solo americano, com heróis e vilões dos dois lados, entre soldados e guerreiros ferozes, capitães do mato, pretos que buscam vingança e poderosos senhores brancos, com reconstituição histórica fiel.

O seu coração vai acelerar, os pelos dos braços vão arrepiar, com o medo, a coragem, os amores e as traições, no melhor estilo “é impossível parar de ler”.
E aí, já leram algum desses livros? Conhecem outro, que não esteja nessa lista, mas que você gostaria de indicar? Me contem aí!

 

Postado por:

Hanna de Paiva

Gostou? Leia esses outros:

Ghostwriter | Alessandra Torre

Li até a página 100 e… #51: Ghostwriter

Olá meu povo, como estamos? Uma de minhas leituras […]

Os Garotos do Cemitério | Aiden Thomas

Quotes #19: Os Garotos do Cemitério

Olá meu povo, como estamos? Os Garotos do Cemitério […]

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Comments

Classificação de resenhas

Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo

anuncie aqui