8 de abril de 2023

Inspirações Literárias | 5 Formas de Aplicar o Hygge na Leitura

 Olá meu povo, como estamos? Recentemente eu li um livro, ‘O Pequeno Café de Copenhague‘, que me deixou bastante curiosa pelo conceito de hygge. E eu gostei tanto, que pensei que poderia ser aplicado na leitura também, afinal, nada melhor do que ler se sentindo confortável, né? Se você também gosta dessas dicas, leia esse post e confira algumas dicas para tornar seu momento de leitura mais prazeroso.
Inspirações Literárias | Hygge na Leitura
Foto: Creative Commons/Pixabay

 

Bom, para começo de conversa, se você está chegando agora e não sabe do que estou falando, deixa eu te explicar de forma breve o que é hygge:

 

Hygge muitas vezes é traduzido como “acolhedor” ou “aconchego”. Mas os entendidos dizem que hygge é muito mais do que isso: é uma atitude perante a vida, que ajudou a Dinamarca a superar a Suíça e a Islândia no ranking global de felicidade. [Fonte]

 Ou mesmo:

 

 

“Para mim, hygge tem a ver com ser bom consigo mesmo: se permitir passar um tempo agradável, não se castigar ou se negar nada”. [Hellen Russel] 

 

Falando de uma maneira mais simples, é o ato de tornar sua casa mais acolhedora e aconchegante. Para tal, podemos usar e abusar de itens que nos tragam essas sensações. O problema é que muitas vezes ter uma casa assim sai caro, especialmente quando olhamos decorações do estilo.
Mas, independente do seu poder aquisitivo, é possível aplicar o hygge em sua casa, de uma maneira bem prática (como eu já venho fazendo há uns dias aqui em casa). Para leitura é bem possível de fazer isso também, até porque o principal você já terá: um livro e um canto da sua casa em que se sinta bem.
Além disso, algumas coisas que falarei aqui podem lhe ser bastante familiares, já que provavelmente você tenha visto em algum vlog de leitura na internet. Eu nunca tinha feito isso, confesso. Mas pretendo começar a fazer em breve, conforme for conseguindo montar um cantinho de leitura mais aconchegante aqui em casa. E vamos às dicas:

1. Tenha uma bebida ou comidinha gostosa ao seu lado

Inspirações Literárias | 5 Formas de Aplicar o Hygge na Leitura
Foto: Creative Commons/Pixabay

 

 
 
 
 
Ok, ok. Sei que muita gente não gosta de fazer isso, com medo de estragar os livros. Especialmente se for um exemplar físico. Mas às vezes a própria obra que estamos lendo tem uma vibe de guloseimas (como chocolate ou café, por exemplo).
E não sei vocês, mas comigo, me dá logo vontade de comer o que está sendo descrito na história (rsrsrs). Assim, que tal se agradar um pouco, preparando uma gulodice que você mais gosta (claro, deixando ao seu alcance, mas a uma distância segura do livro), para se deliciar enquanto viaja pelas páginas?
 
 

2. Cheirinhos agradáveis

 
 
 
 
Inspirações Literárias | 5 Formas de Aplicar o Hygge na Leitura
Foto: Creative Commons/Pixabay

 

 
 
 
 
Sabe quando você entra em um lugar que tem um cheirinho tão agradável, que não te dá mais vontade de sair? Que tal trazer isso para seu local de leitura?
Pode ser uma vela aromática, difusor/aromatizador de ambiente, ou mesmo um perfume que você gosta. Cheiros nos deixam mais confortáveis e tendemos a nos concentrar mais, dependendo do que seja escolhido.
Existem muitas opções no mercado atualmente, que cabem em todos os bolsos e gostos. Aproveite para experimentar o que mais te agrada (e claro, que ataque menos a sua alergia, fica a dica).
 
 

3. Aposte no conforto

 
 
 
Inspirações Literárias | 5 Formas de Aplicar o Hygge na Leitura
Foto: Creative Commons/Pixabay

 

Pode parecer bobeira, mas sabe que muitas vezes sua leitura não flui por que você não está em sua zona de conforto? Pois é. Nós temos uma rotina corrida e pode ser que seu único momento de leitura seja uns minutinhos na fila do ônibus.
Mas que tal levar um livro mais leve na bolsa, que seja mais fácil de manusear, ou mesmo apostar em uma leitura em outro formato (digital ou audiobook), para garantir que você fique mais confortável e tranquilx enquanto curte sua leitura?
E se estiver em casa, que tal tornar seu cantinho de leitura mais aconchegante? Com umas almofadas a mais, uma mantinha e meias (se estiver frio), ou perto da janela em dias mais quentes. Não importa a temperatura do dia, sempre é possível tornar seu momento de leitura mais agradável.

4. Playlist de concentração

Inspirações Literárias | 5 Formas de Aplicar o Hygge na Leitura
Foto: Creative Commons/Pixabay

 

Se você, assim como eu, não gosta de música enquanto lê, sabia que existe uma forma de contornar isso? Músicas instrumentais e clássicas são ótimas para te ajudar na imersão de leitura. Usei diversas vezes enquanto precisava estudar o material para escrever minha tese e de fato funciona.
A dica é pesquisar com calma e ir testando a forma que você mais se adapta. Por exemplo, eu só me concentro com música se estiver ouvindo Vivaldi. Pode parecer metido e erudito demais da minha parte, eu sei. Mas me sinto muito bem e confortável ouvindo ‘As Quatro Estações’ e, se pudesse, deixaria tocando em loop infinito enquanto leio meus livros e escrevo as resenhas do blog.
Veja uma que você também se sinta bem e experimente colocar no momento de sua leitura. Vai que dá certo? 😉

5. Iluminação

Inspirações Literárias | 5 Formas de Aplicar o Hygge na Leitura
Foto: Creative Commons/Pixabay

 

Não tem nada pior do que você querer ler e ter que forçar a vista para entender o que está escrito na página. Hoje em dia existem diversos tipos de luminárias, algumas próprias para leitura, inclusive, que podem te ajudar a deixar o ambiente mais iluminado e deixar sua experiência literária mais agradável.
Particularmente, prefiro as que tem a lâmpada mais amarelada, que não incomodam minha visão e ainda posso ver o que estou lendo (rsrsrs).
E aí, o que acharam das dicas? Tem mais alguma para tornar esse momento mais aconchegante e prazeroso? E já conheciam o hygge? Me contem aí, vamos conversar.

 

 

Postado por:

Hanna de Paiva

Gostou? Leia esses outros:

5 motivos para ler Gaiola de Ouro

5 Motivos para Ler Gaiola de Ouro

Olá meu povo, como estamos? Esse mês eu tive […]

Marcando os livros
Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Comments

Classificação de resenhas

Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo

anuncie aqui