Olá meu povo, como estamos? Ontem foi o Dia Internacional das Mulheres e eu não poderia deixar passar essa data em branco por aqui.
Foto: Creative Commons/Pixabay |
Inspirada num post que vi no Infinitas Vidas, da Priih, onde ela indicava livros escritos por mulheres, resolvi fazer aqui também essa indicação, afinal, livros nunca são demais. 😉
1. A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões (Louise O’Neill)
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna |
Esse livro vai ter resenha por aqui ainda essa semana, mas queria falar dele por aqui, pois foi uma grande surpresa literária para mim.
Ele faz uma releitura bem próxima do conto original da Pequena Sereia, mas com um viés mais feminista. O plot dele é bem impactante, mas necessário. Apesar de ser uma fantasia, podemos facilmente trazer para nossa realidade e várias foram as vezes em que me identifiquei com as situações em que a protagonista presenciava.
2. Entre a cruz e a espada (Igrainne Marques)
Ainda falando sobre releituras, estou apaixonada pela antologia Femme Fatale, da Increasy. Elas são maravilhosas e eu fiquei impressionada com a força que as princesas estão ganhando e salvando a si mesmas.
Deles, eu queria citar Entre a cruz e espada, que conta a história da Esmeralda de O corcunda de Note Dame.
Aqui, ela é uma mulher empoderada, que lida com preconceito, tanto por questões financeiras, país de origem e cor da pele. Então ela tinha que estar aqui nessa lista.
3. Mulher Maravilha – Sementes da guerra (Leigh Bradugo)
Tem melhor exemplo de mulherão da p* do que essa gente? Esse não é o melhor livro da coleção, mas a Diana é uma protagonista que é exemplo em vários sentidos. Seja de força (física e emocional), solidariedade, sororidade, lealdade. Gostaria muito de ter conhecido a Diana mais cedo na minha vida, viu?
4. Divina Conspiração – Essência (Gabrielle Ruas)
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna |
Olívia Giacomelli não é a única protagonista desse livro, mas é a que mais me chama atenção. Ela é uma detetive da Polícia Civil, humana, que acaba se envolvendo com casos sobrenaturais dos Angellores.
Ela já era uma mulher incrível, mas quando fica para tomar conta da Sophie, ela mostra que, se nos unirmos, ninguém pode com a gente. Olívia para mim é um exemplo e tanto de girlpower, que pode fazer o que quiser, como quiser e sem precisar justificar toda vez.
5. Heroínas (Laura Conrado, Pam Gonçalves, Ray Tavares)
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna |
Para fechar, e ainda na onda de releituras, eu não poderia deixar de indicar esse livro. São três contos normalmente protagonizados por homens, mas que aqui foram remodelados, com mulheres como as verdadeiras heroínas e levaram muitíssimo bem suas histórias.
E essa foi a postagem de hoje. Já tinham lido algum desses livros? Quais outros livros com mulheres incríveis vocês indicam?
Vanessa
Essa edição da pequena Sereia é linda, achei encantadora e a história é incrível me trouxe muitas recordações.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Cila-Leitora Voraz
Oi Hanna, sua linda, tudo bem?
Ah, acabei de ver esse post no Infinitas Vidas, eu também gostei muito. Você trouxe indicações bem diferentes. Fala série esse livro da releitura da pequena sereia é uma das edições mais lindas que eu já vi. Quero muito ler. Eu li um livro da Leigh Bradugo e fiquei boba, essa mulher tem muito talento, quero ler tudo dela. Essa série de releituras de contos de fadas já está na minha lista, risos.. Muito legal você ter feito o post também.
beijinhos.
cila.
https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/
Isa Santos (@leportraitdeisa)
Ainda não tive a oportunidade de ler nenhum desses livros , mas estou realmente empolgada com sua resenha , todos os livros tem mulheres fortes e destemidas que nos fazem querer ser igualmente fortes e destemidas coisas que já somos só não sabemos de nossas forças né! Adorei seu post , muito legal mesmo!!
Leitura Enigmática
Gostei demais desse post e de suas indicações, ainda não li nenhuma dessas obras que postou, mas desejo demais ler a pequena sereia e heroínas. Espero estar lendo em breve.
Camille Pezzino
Adorei as suas indicações das obras. Confesso que só tenho a primeira aqui em casa e já falaram bem mal desse livro, mas fico feliz que você tenha indicado, quer dizer que gostou do plot feminista!
Hanna Carolina Lins
É linda, né? S2
Hanna Carolina Lins
Que bom que gostou! ^^
Hanna Carolina Lins
Quando ler, me conte o que achou deles?
Hanna Carolina Lins
Pois é, eu vi também que falaram mal do livro. Mas esqueceram que logo no começo a autora fala que queria ser o mais próximo possível do conto original… que é exatamente o que ela fez… rs
E sim, o ele tem um plot bem bacana e que vale a leitura 😉
Poesia na alma
Gostei da postagem, trouxe livros que não conhecia ou ainda não li, isso é legal, trazer conteúdo diferente, a maioria das pessoas falam de livros parecidos, quero coisas novas, autoras novas, diversidade… Parabéns!
𝘗𝘖𝘙 𝘋𝘌𝘉𝘖𝘙𝘈 𝘚𝘈𝘗𝘗𝘏𝘐𝘙𝘌
Maravilha de indicações literárias com mulheres incríveis! Já li Mulher Maravilha e Sementes da Guerra e estou querendo muito ler A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões. Adoro essa vibe de Girl Power em livros e acho uma representatividade do empoderamento feminino muito necessário na literatura.
Camponesa Literária
Adorei as indicações. Tenho A Pequena Sereia e ainda não li, tô louca pra ler ele logo. Post perfeito.
Ray Cunha
Olá Hanna,
Dicas de livros são sempre boas, mas quando envolve mulheres de destaque, ah, adoro! Ainda não conheço nenhuma dessas mas já amei. A minha escolha principal é sempre a Lisbeth da trilogia Millennium, ela é sensacional.
Beijo!
http://www.amorpelaspaginas.com
Unknown
Eu amooo a Bardugooo! Eu não sabia que ela tinha lançado algo da Mulher Maravilha, amo tanto que até tenho bonequinho. Obrigada por me informar! Adorei as suas indicações!