30 de julho de 2022

Inspirações Literárias | 5 Livros que Só Eu Li

    Olá meu povo, como estamos? Não, vocês não leram errado o título do post (rsrsrs). Conforme vamos criando gostos pela leitura, é comum comprarmos livros em feiras/sebos, onde encontramos verdadeiros tesouros, muitos dos quais nem são mais publicados e os títulos se perdem no tempo, sendo desconhecidos por muitos. 
Inspirações Literárias | 5 Livros que Só Eu Li
Foto: Creative Commons/Pixabay

    Assim, temos a sensação de ter um livro exclusivo na estante, pois parece que só nós conhecemos ele, enquanto o mundo mal sabe que existem. Hoje trouxe alguns desses livros, que guardo com muito carinho na minha estante, e provavelmente, você nunca ouviu falar deles (rsrsrs).  

Inspirações Literárias | 5 Livros que Só Eu Li

1. Uma Estranha Família 

Autor: Ray Bradbury
Editora: Ediouro
Ano: 2003
Páginas: 208
Skoob


Uma Estranha Família | Ray Bradbury
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna




Casa era um quebra-cabeças dentro de um enigma dentro de um mistério, pois ela abarcava silêncios, cada um deles diferente, e camas, cada uma de um tamanho diferente. algumas com tampas. Alguns tetos eram altos o suficiente para permitir voos com descanso, e ali as sombras podiam se pendurar de ponta-cabeça. A sala de jantar abrigava treze cadeiras, todas elas com o número treze, para que ninguém se sentisse alijado da distinção que esse número implicava. Os candelabros lá em cima eram feitos a partir das lágrimas de almas atormentadas, perdidas no mar havia quinhentos anos de vindimas e estranhos e estranhos nomes nas garrafas guardadas lá dentro e cantinhos vazios para visitantes que não gostassem de camas ou dos poleiros nos tetos altos.




   Esse é um dos mais antigos da minha estante. Meu pai comprou para mim, quando eu tinha ainda meus 13-14 anos, quando encontramos uma livraria de bairro (que até já fechou). 
   Anos depois, descobri que o autor é famoso por outro livro, Fahrenheit 451, considerado até um clássico de distopia. 
   Mas quando cito ‘Uma Estranha Família’, ninguém ouviu falar, e creio que não ter mais edições dele no mercado, a não ser que vá em um sebo. 

2. As Aparências Enganam

Autoras: Janaina Rico e Liana Cupini  
Editora: Qualis 
Ano: 2015
Páginas: 144
Skoob
As Aparências Enganam | Janaina Rico e Liana Cupini
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna

Luiza era uma loira sensual, bem resolvida e determinada, enquanto Isabel era uma morena pacata, que sonhava em ser dona de casa e ter filhos.
Luiza se dedicava ao seu trabalho e era muito ambiciosa, já Isabel só pensava em agradar seu noivo e planejava uma família.
O destino as uniu e agora elas vão perceber que a felicidade pode morar ao lado. Será que a grama do vizinho é realmente mais verde? Será que uma mudança radical poderá consertar todos os erros do passado?
Se a vida te oferecesse a chance de mudar, você aceitaria? Essas duas amigas toparam, e em uma nova cidade, terão a chance de recomeçar! Um livro sensível, sobre as dores e as alegrias de ser mulher.

   Esse é acho curioso que as pessoas não falem tanto, ainda mais por ser de uma editora relativamente conhecida, embora pequena. 
   Encontrei a obra muito por acaso, ao acompanhar uma amiga no lançamento de um livro nacional. A editora aproveitou o evento e colocou outros livros a venda, de outras autoras, que também estavam lá para autografar. Além disso, foi uma das primeiras resenhas aqui do Mundinho.  
   

3. O Peixe de Amarna

Autor: Cícero Sandroni
Editora: Record
Ano: 2003
Páginas: 271
Skoob


O Peixe de Amarna | Cícero Sandroni
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna




“Bem que gostaria de ter ido a Amarna, não tanto para viver a aventura em que vão se meter o Juca, O Silva, o Professor e o Geraldo Canela-de-Vidro, atrás de um fantástico peixe de vidro, mas para estar dentro desta outra aventura interminável – a aventura do conhecimento humano.”

   Esse é uma obra nacional e, sinceramente, nunca mais vi trabalhos do autor por aí. Encontrei o título numa edição do Mais Cultura, que fez ponto aqui na minha cidade, com livros por R$2,00-R$3,00. 
   O curioso é que a história é uma aventura bastante interessante, embora nunca tenha lido resenha dele na internet, ou veja sendo vendido nem em sebo.  

4. A Herança Scarlatti

Autor: Robert Ludlun
Editora: Rocco
Ano: 1983
Páginas: 401
Skoob


A Herança Scarlatti | Robert Ludlun
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna




O consagrado autor da série Bourne (A identidade Bourne, A supremacia Bourne e O ultimato Bourne), Robert Ludlum, tem mais um título inédito lançado no Brasil: A herança Scarlatti. Trata-se do primeiro livro do escritor, que conquistou milhões de leitores em todo o mundo com suas histórias sobre espionagem e intrigas internacionais, misturando elementos fictícios e reais. Neste livro, que se tornou um best-seller assim que foi publicado nos Estados Unidos, a trama se passa durante as duas Grandes Guerras Mundiais e conta a história da família Scarlatti.

   Na mesma edição do Mais Cultura, encontrei esse livro, que descobri depois ter adaptação cinematográfica (que ainda não encontrei para assistir). 
   Aliás, se você achou o nome do autor familiar, provavelmente é porque viu ou ouviu falar da trilogia Bourne, que segue a mesma linha. 
   Caso esteja cursiox para saber mais sobre ‘A Herança Scarlatti‘, escrevi uma resenha dele logo que comprei.  

5. O Noivo da Princesa

Autor: William Goldman
Editora: Círculo do Livro
Ano: 1973
Páginas: 260
Skoob


O Noivo da Princesa | William Goldman
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna



 
Mas sobre o que é “O Noivo da Princesa”? É sobre exímios espadachins, lutas tremendas, amor infinito e verdadeiro, violentos ódios, tremendas vinganças, alguns gigantes, um bocado de malfeitores, um punhado de homens honrados, cinco ou seis lindas mulheres, monstros horripilantes e monstros de boa índole, fugas audaciosas e tristes capturas, mortes, mentiras, milagres e um pouco de sexo. Enfim, um romance onde tudo acontece.


    Ok. Aqui eu roubei um pouco, pois é um livro bastante conhecido (rsrsrs). Porém, vocês devem conhecer pela adaptação cinematográfica, de 1987, que passou muito na Sessão da Tarde, ou mesmo pela nova edição da Intrinseca, com a capa belíssima trazendo o elenco da época, como um vitral (e que está na minha lista de desejados, inclusive). 
   Sim, estou falando de ‘A Princesa Prometida’. Para quem não sabe, o título original do livro era ‘O Noivo da Princesa’ e foi publicado aqui no Brasil com esse nome, traduzido literalmente (uma coisa bem rara, por sinal). 
   Mas creio que mudaram depois, por conta do filme, que tinha um título mais chamativo, e deveria ser associado ao livro, para vender também. 
    A edição mais antiga, com o nome original, achei por acaso, quando estava para ser jogado no lixo (ai, que dó!). 
   Quando cheguei em casa e vi que se tratava do livro que inspirou um dos meus filmes favoritos, passei a quase colocar esse senhorzinho de idade num pedestal, haha.  
   E aí, o que acharam da lista? Aproveitem e me contem, qual livro só você leu, mas o mundo mal conhece? 

Postado por:

Hanna de Paiva

Gostou? Leia esses outros:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Comments

Classificação de resenhas

Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo

anuncie aqui