Olá meu povo, como estamos? Como nossa rotina diária corrida, cheia de compromissos e coisas a serem resolvidas, às vezes é complicado dar conta de manter a leitura em dia. Isso porque temos a ilusão de que, para ler, temos que estar sempre em condições ótimas, as quais incluem um dia de folga, o que nem sempre é possível.
Foto: Creative Commons/Pixabay |
Mas com pequenos ajustes em nossa correria do dia-a-dia é possível ter o hábito literário sempre atualizado e incluso em nossos afazeres, sem se tornar cansativo. Hoje eu trarei algumas dicas de como isso pode acontecer.
1. Separe 30 minutos do seu dia para ler
Foto: Creative Commons/Pixabay |
Eu sei, não é muito tempo para se dedicar à leitura. E, provavelmente, você está se perguntando onde vai arranjar meia hora para ler, se tem tanta coisa para fazer. Mas sabe aquele tempo esperando uma consulta no médico? Ou mesmo o tempo que leva no metro/trem voltando para casa (contanto que você não enjoe focando a vista na leitura com o movimento do transporte)? Ou o tempo que você leva mexendo nas redes sociais e nem se dá conta de que o tempo passou?
Pois é, que tal aproveitar esses intervalos para colocar a leitura em dia? Você nem imagina o quanto pode fazer diferença no fim do mês com essa prática. 😉
2. Tenha um livro sempre com você
Foto: Creative Commons/Pixabay |
Essa é um tanto óbvia, mas até complementa a primeira dica. Se você mantiver um livro sempre ao seu alcance, pode aproveitar o tempo disponível para ler algumas páginas. Isso sem contar que, muitas vezes, é um escape para o estresse do dia-a-dia (rsrsrs).
Hoje em dia existem diversos formatos de aplicativos e dispositivos de leitura. Assim, se não tiver como levar um livro físico na bolsa com você, por conta do peso ou espaço, experimente os e-books ou audiobooks. Esse é um bom recurso na minha rotina, especialmente por carregar bastante coisa na mochila.
Além disso, eu evito levar exemplares físicos para a rua, para não estragar a capa. Então o kindle me foi um ótimo investimento para manter as leituras em dia, mesmo sem estar em casa (apesar que uso ele até em casa mesmo, pois tenho a impressão de que a leitura flui mais rápido, rsrs). Mas se você não puder comprar um leitor digital no momento, não se preocupe. Você pode fazer o teste com o aplicativo do kindle (gratuito), assim como outros concorrentes que funcionam no celular e dá até para configurar e não se incomodar com o brilho da tela enquanto lê.
3. Mantenha suas anotações em dia
Foto: Creative Commons/Pixabay |
Sim, isso mesmo que você leu: anotar suas leituras. Pode parecer estranho, mas é um ótimo recurso para quando temos muitas atribuições (e até mais de uma leitura ao mesmo tempo) e queremos saber em que pé estamos da leitura depois.
E não precisa muito para fazer isso. Você pode usar no que tiver ao seu alcance: uma caderneta, o bloco de notas do telefone, até mesmo o aplicativo do Skoob tem como você registrar o histórico de leituras e fazer suas anotações.
Além de estimular a memória, o exercício de escrita ajuda a fixar mais a história em sua mente e você pode ter uma experiência de imersão mais positiva. Eu também achava que não fazia diferença, até ganhar um diário de leitura e começar a usar os recursos dele.
Atualmente, mantenho ele escrito e o app do do Skoob para atualizar minhas leituras e tem sido um ótimo adianto. Ainda mais com tantas leituras coletivas e de parcerias que preciso dar conta durante o mês.
4. Não tenha medo de marcar seus trechos favoritos
Foto: Creative Commons/Pixabay |
Quando começamos a ler, sempre tem um trecho que nos marca de alguma forma e queremos manter ele sempre ao alcance, para ler depois. Muitos app’s de leitura tem o recurso de grifar um trecho e depois exportar o documento para ficar na nuvem.
Mas no livro físico já é um tanto complicado. Há quem use e abuse de marcadores coloridos para isso. Porém não é todo mundo que se adapta ao ver o exemplar todo rabiscado. Se, assim como eu, você não curte escrever nas seus livros, experimente usar post-it’s coloridos (uso e amo!), ou mesmo aproveitar suas anotações para grifar os trechos que mais gostou. Isso pode te ajudar até a se lembrar em qual parte da história parou, caso precise interromper a leitura e recomeçar no dia seguinte.
5. Mantenha-se hidratad(x) e não se cobre
Foto: Creative Commons/Pixabay |
Mas o que isso tem a ver com uma rotina de leitura? Tudo! Primeiro que beber água ajuda seu corpo a funcionar melhor, o que inclui seu cérebro e sua memória. Assim, sua rotina de leitura será muito mais promissora, além de ter a saúde em dia, 😉.
E, caso você não consiga colocar todas as dicas em prática de uma vez, não se repreenda por isso. Leitura é um hábito. Assim como qualquer coisa nova (ou que você esteja tentando retomar) leva tempo para ser inclusa em sua rotina diária.
Então vá devagar e experimente uma de cada vez até se sentir mais confiante para adicionar mais uma dica. Quando perceber, já estará com sua rotina literária atualizada, sem esforço e nem estresse (o que é ainda melhor). Afinal, ler tem que ser prazeroso, não uma obrigação, combinado? 😉
Se vocês gostaram desse formato de post, não esqueçam de conferir outras dicas que deixei um tempo atrás, mas que ainda são válidas:
E aí, o que acharam desses dicas? Como anda sua rotina de leitura? Me contem nos comentários!
Sabrina Santos
Adorei as dicas, vou começar a segui-las, pois eu cai em uma ressaca literária e não estou achando nenhum livro que me prenda ultimamente.
Beijos,
http://www.sabrinasantosp.blogspot.com
Cida
Oi Hanna! Não fico sem um livro por perto, se tenho um tempinho, já leio. Eu reservo sempre um tempo do dia para ler, é meu vicio diário. Ótimas dicas.
Bjos!! Cida
Moonlight Books
Denise Crivelli
Oi
eu sempre procuro ler ao menos 10 páginas quando eu chego da academia, mas sempre levo pro serviço meu kindle e na maioria das vezes no horário do almoço acabo lendo um pouco também já que almoço na empresa pra polpar tempo.
http://momentocrivelli.blogspot.com/
Brenda Silva
Oii Hanna,
Amei as dicas, e super concordo com todas!!!
Confesso que ultimamente minha rotina de leitura está meio aleatória, mas estou deixando ela livre para fluir do jeito que ela quiser hahaha
Beijos,
https://brenshelf.blogspot.com/
Bruna Domingos
Excelentes dicas! As vezes bate uma preguicinha, mas é importante ter essas possibilidades em mente pra poder manter o ritmo
Beijos
http://www.leiapop.com/
Hanna Carolina Lins
São ótimas táticas, Denise. Assim dá para colocar a leitura em dia sem muito esforço, =)
Hanna Carolina Lins
Boa! Eu faço isso também.
Hanna Carolina Lins
Olha só, pois então faça e depois volte para contar se deram certo? ^^
Hanna Carolina Lins
Ah, se está funcionando, isso que importa, haha.
Hanna Carolina Lins
Com certeza, Bruna. O importante é não desanimar, =)