Foto: Creative Commons/Pixabay |
Livros com histórias fictícias, nas quais o universo e/ou os personagens criados diferem da realidade. Normalmente, os fatos são explicados por intervenções de divindades, magia, forças ocultas ou sobrenaturais. [Fonte]
1. A Rainha Vermelha
O mundo de Mare Barrow é dividido pelo sangue: vermelho ou prateado. Mare e sua família são vermelhos: plebeus, humildes, destinados a servir uma elite prateada cujos poderes sobrenaturais os tornam quase deuses.
Mare rouba o que pode para ajudar sua família a sobreviver e não tem esperanças de escapar do vilarejo miserável onde mora. Entretanto, numa reviravolta do destino, ela consegue um emprego no palácio real, onde, em frente ao rei e a toda a nobreza, descobre que tem um poder misterioso Mas como isso seria possível, se seu sangue é vermelho?
Em meio às intrigas dos nobres prateados, as ações da garota vão desencadear uma dança violenta e fatal, que colocará príncipe contra príncipe – e Mare contra seu próprio coração.
2. Artemis Fowl
Foto: Divulgação |
Artemis Fowl é a história de um garoto diferente. O autor criou um anti-herói mal-humorado e pessimista que, com apenas 12 anos, é um gênio do crime. Misturando ação, internet e magia, Artemis Fowl vem conquistando uma legião de leitores em todo mundo.
Artemis é o único herdeiro do clã Fowl, uma lendária família de personagens do submundo, célebres na arte da trapaça. O garoto imagina um plano para recuperar a fortuna de sua família, após o desaparecimento misterioso de seu pai. Seu plano poderia derrubar civilizações e mergulhar o planeta numa guerra entre espécies.
O garoto começa a pôr seu plano em prática em Ho Chi Minh, a calorenta capital do Vietña, em pleno século XXI. Lá, aliando tecnologia de ponta a seus dons criminosos, ele chantageia uma fada decadente para roubar seu Livro, objeto que permitirá desvendar os segredos do Povo das Fadas e descobrir onde esse povo guarda uma enorme reserva de ouro. O único problema é que o Livro está em gnomês – o idioma das fadas, um alfabeto ancestral, jamais decifrado por um humano. De volta à sua segura mansão na Irlanda, ele trabalha freneticamente, com a ajuda de seu superpotente computador, até conseguir desvendar o código e traduzir o texto. Mais isso é só o início.
3. Legado Ranger
Em diferentes pontos do planeta Terra, cinco pessoas com histórias e origens completamente distintas desaparecem por motivos variados e acordam numa outra realidade. Em meio a guerras envolvendo demônios, dragões, homens-leão, seres fantásticos e metal vivo, os cinco precisam compreender os motivos de estarem ali e combater um mal que talvez não possa ser impedido. Este é o mote de Cemitérios de dragões, o novo romance de Raphael Draccon, que marca a estreia do selo Fantástica. No livro, o autor de Dragões de Éter apresenta uma versão moderna e adulta de um universo inspirado por séries queridas por toda uma geração como Jaspion, Changeman, Flashman, Black Kamen Rider e Power Rangers.
4. A Princesa Prometida
Foto: Divulgação |
Buttercup é uma camponesa que se apaixona perdidamente por Westley, o jovem humilde que trabalha na fazenda do pai dela. Juntos, eles descobrem o amor verdadeiro, mas um trágico acidente envolvendo um navio pirata os separa.
Em poucos anos, Buttercup se torna a mulher mais bonita de todos os reinos e acaba sendo pedida em casamento pelo sádico príncipe Humperdinck. Mas nada, nem um poderoso príncipe amante da caça, é capaz de separar esse amor, e o destemido Westley volta para resgatar sua princesa que foi prometida a outro.
5. O Circo da Noite
Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar.
Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá.
À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam.
Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.
6. O Mistério da Estrela – Stardust
O mistério da estrela – Stardust conta a história do jovem Tristran Thorn, que promete capturar uma estrela cadente para conquistar o coração de sua amada. Para levar a cabo a missão, Tristran tem que atravessar o portal que separa o vilarejo de Muralha, encrostado “num alto afloramento de granito no meio de uma pequena região de floresta”, na Inglaterra Vitoriana, da Terra Encantada. Poucos ousam cruzar o portal, exceto durante a Festa da Primavera, que acontece de nove em nove anos. Nessa época, uma grande feira se instala no local e os moradores de Muralha, bem como visitantes de todas as partes do mundo, entram em contato com os seres que habitam o outro lado. Foi o que ocorreu muitos anos antes, quando Dunstan Thorn, o pai de Tristran, cruzou o portal e conheceu uma bela e misteriosa jovem de olhos cor de violeta, a verdadeira mãe de Tristran.
Em sua jornada pela Terra Encantada, Tristran Thorn, que desconhece sua origem, mas tem a força impetuosa dos apaixonados, enfrentará perigos e armadilhas, conhecerá seres fantásticos, que vivem num mundo regido por leis próprias, e precisará de inteligência, coragem e uma boa dose de intuição para realizar o Desejo de seu Coração, ao melhor estilo das narrativas de fantasia. Sua luta, no entanto, revela-se outra ao longo das páginas. E sua saga é temperada pelo bom humor, a ironia e a visão singular do bem e do mal, do certo e do errado, do real e do imaginário, da vida e da morte que caracteriza a obra de Neil Gaiman.
Giovana Oliveira
Oi!
Dos subgêneros da fantasia o que eu menos gosto é a alta fantasia, mas ainda consigo listar uns livros queridinhos desse gênero! Desses eu já li A Rainha Vermelha e Cemitérios de Dragões (que não gostei muito).
Beijão
https://deiumjeito.blogspot.com/
Miriã Mikaely
Oi, Hanna
Já quis ler A rainha vermelha mas a narrativa não casou comigo e acabei nem lendo. O circo da noite tem uma capa linda e ainda quero conhecer futuramente.
Beijo!
https://capitulotreze.com.br/
Cida
Oi Hanna! Fantasia, romance e suspense/policial são os gêneros que mais leio. Destes já li Rainha Vermelha e estou lendo O Circo da Noite, que confesso estar achando bem diferente. Bjos!! Cida
Moonlight Books
Cila-Leitora Voraz
Oi Hanna, sua linda, tudo bem?
Eu confesso que preciso investir mais em fantasia. Achei bem legal você trazer os subgêneros, pois sempre vemos esses termos nas resenhas e não sabemos diferenciá-los. Eu tenho tantas indicações na minha lista que às vezes fico até perdida e as editoras estão lançando mais e mais e mais, risos.. Gostei das suas dicas, vou anotar aqui para conferir!
beijinhos.
cila.
https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/
Luciano Otaciano
Oi, Hanna. Como vai? Sua lista de indicações ficou ótima. Já li alguns e gostei, mas a maioria eu não li, outros eu nem conhecia. Abraço!
https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Helaina Carvalho
Oi Hanna, tudo bem?
Eu amo 'O Circo da Noite'. A escrita da autora me encantou muito e tenho imensa vontade de reler. Não fosse minha lista de leitura tão longa já teria feito isso.
Até mais;
Mente Hipercriativa | Universo Invisível
Sil
Olá, Hanna.
Hoje em dia tem tantas subdivisões de gênero. Antigamente era fantasia e pronto hehe. Dos citados só li A Rainha Vermelha que gosto muito apesar do povo falar tão mal. O circo da noite e A princesa prometida eu tenho aqui na estante, mas ainda não li.
Prefácio
Hanna Carolina Lins
Ah, mesmo quando não gostamos muito do gênero, tem aquele 1% que nos entrega, né? haha
E poxa, que pena que não curtiu A rainha vermelha, nem Legado Ranger. Mas é tudo questão de gosto, né?
Hanna Carolina Lins
Ah, é bem complicado mesmo acompanhar os lançamentos. Eu mesma nem sei de todos, haha. Que bom que gostou do post, =).
Hanna Carolina Lins
É mesmo? Que legal! Quero muito ler O circo da noite um dia. =)
Hanna Carolina Lins
Te entendo. Reconheço que ela começou muito bem comigo, mas não li até o final também, haha. E sim, a capa de O circo da noite é linda. S2
Hanna Carolina Lins
Que bom que gostou Luciano S2.
Hanna Carolina Lins
Sim, concordo totalmente, haha. Confesso que vim saber direito as subdivisões agora com o post. Eu acho que Rainha vermelha começou bem, mas desanda no meio do caminho. O que é uma pena, né?
Hanna Carolina Lins
Sério? Que legal amiga! =)
Ah, isso é uma coisa comum a todos os leitores, né? Ter uma lista de livros para ler, maior que nosso tempo disponível, haha.