13 de junho de 2023

Inspirações Literárias | Organização de Leituras

 Olá meu povo, como estamos? Quando se fala em ter uma rotina de leitura, em algum momento esbarramos no assunto “planejamento e organização”. Afinal, é mais fácil manter a disciplina quando temos uma visão mais apurada sobre os livros que temos à nossa disposição.  Além disso, materiais de apoio para manter uma rotina de leitura mais organizada podem ser ótimos aliados se for um hábito novo. 
Inspirações Literárias | Organização de Leituras
Foto: Creative Commons/Pixabay

 

 Falando por mim, mesmo tendo os livros como parte do meu cotidiano, me guio bastante por meios de organização. Assim tenho ideia de quais livros consigo ler ao longo do mês, datas para debates de leituras coletivas, etc. Hoje, vou mostrar como me organizo para manter as leituras em dia.

1. Planilhas

Planilha de leitura
Foto: Google/Mundinho da Hanna

 

Embora assuste em um primeiro momento, as planilhas são o meio mais fácil para manter suas leituras em dia. Tanto faz se você usa a do Excell (Microsoft) ou do Google, montar uma planilha não precisa de muitos recursos. Além disso, é uma ferramenta simples e objetiva, que utilizo até hoje. Conforme foram passando os anos, acabei fazendo uso de outras ferramentas. Mas sempre recorro para a planilha em algum momento, para ter uma ideia de quantos livros consegui ler da TBR anual. 

2. Diário/Planner de Leitura

Diário de Leitura
Foto: Google

 

Esse é um recurso que comecei a usar há pouco tempo, mas que já me conquistou. Hoje em dia existem vários modelos no mercado, os quais se adequam a todos os bolsos. 
Além disso, o que mais gosto no diário/planner de leitura é que posso escrever minhas percepções ao longo da leitura. Isso me facilita bastante para escrever as resenhas depois, ou mesmo participar dos debates em casos de leituras coletivas. 

3. Trello

Trello
Foto: Google

 

Essa é a mais recente da minha lista. Apesar de já conhecer há muitos anos, só vim me render ao aplicativo (gratuito) há exatas duas semanas (rsrsrs).
Ele é bastante comum para organização de modo geral e descobri que é possível usar também para leituras. Assim, também tenho espaço para escrever minhas impressões sobre as leituras, ou mesmo criar minhas TBR’s. 

4. Skoob

Skoob
Foto: Google/Mundinho da Hanna

 

E não poderia deixar a minha ferramenta favorita de fora. Para quem não conhece, o Skoob é uma rede social brasileira, voltada para leitores. 
Através dela, é possível cadastrar novas leituras, identificar as que você já fez, lista de desejados, trocas de livros usados, etc. Dessa forma, é um ótimo recurso para quem está começando a se aventurar no mundo dos livros e não tem muita noção dos lançamentos do mercado.  
Já conheciam algum desses meios de organização de leituras? Aproveitem e me contem: como organizam suas leituras em casa? E caso tenham alguma dúvida sobre essas ferramentas, me contem, pois será um prazer explicar como uso cada uma delas.

 

Postado por:

Hanna de Paiva

Gostou? Leia esses outros:

5 motivos para ler Gaiola de Ouro

5 Motivos para Ler Gaiola de Ouro

Olá meu povo, como estamos? Esse mês eu tive […]

Marcando os livros
Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Comments

Classificação de resenhas

Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo

anuncie aqui