Olá meu povo, como estamos? Quem acompanha o blog há mais tempo, já sabe que eu tenho o hábito de ler mais de um livro ao mesmo tempo. Eu gosto bastante e já faço isso há anos. Inclusive, já dei algumas dicas de como isso pode ser uma realidade em sua rotina, de forma simples e sem neuras.
No entanto, sei que este hábito ainda pode causar estranhamento em muitas pessoas. Além disso, ao conversar com outros leitores, percebo que muitos tem vontade de experimentar, mas tem medo, por achar que não vai dar certo. Se você faz parte de algum desses times, hoje eu trago alguns dos benefícios que essa atividade pode nos fornecer.
Oportunidade de estar em mais de um lugar ao mesmo tempo
Imagine devorar um romance de ficção científica enquanto se aprofunda em uma ficção histórica? São gêneros distintos, que trazem universos também distintos. Ao ler dois (ou mais) livros de gêneros diferentes, você consegue diversificar seu conhecimento e abrir portas para novas perspectivas.
Exercício da massa cinzenta (como diria Poirot)
Ler vários livros ao mesmo tempo exige flexibilidade mental e foco. Essa prática te ajuda a treinar seu cérebro para alternar entre diferentes contextos e informações com mais rapidez e destreza. É como se você estivesse fazendo um treino intenso para a sua mente.
Otimização do tempo
Com a leitura múltipla, você não precisa se prender a um único livro. Essa técnica te permite otimizar seu tempo, intercalando leituras mais densas com outras mais leves. É também uma ótima alternativa para quando você não está se dando bem com um estilo de escrita, mas não quer abandonar.
Diminui a chance da temida ressaca literária chegar
Ao ler mais de um livro ao mesmo tempo, temos a liberdade de evitar a monotonia e, até mesmo, a temida ressaca literária. Isso porque podemos pular para aquela leitura que é mais nossa zona de conforto e deixar a outra mais densa de lado um tempinho.
Evita que a procrastinação chegue
Ter várias opções de leitura à sua disposição nos ajuda a manter o hábito em dia. Muitas vezes adiamos o progresso de um livro, por ser muito pesado na hora de carregar na mochila. Como resultado, a experiência se arrasta e tendemos a desanimar de ler. Se você mantém o mais pesado em casa e o mais leve na bolsa, estará sempre motivadx a continuar mantendo o hábito atualizado.
E aí, o que achou desses benefícios? Tem mais algum outro que não foi citado aqui, mas você acha importante? Me conta nos comentários. Lembrando que este post não é para te forçar a fazer nada. É apenas mais uma possibilidade a se testar em sua rotina de leitura, tá bom? 😉
Cida
Oi Hanna! Eu leio mais de um livro ao mesmo tempo e para mim tem funcionado bem, geralmente um no kindle para o trajeto ao trabalho e um físico para casa. Escolho gêneros diferentes e consigo ter um ótimo aproveitamento.
Bjos!!
Moonlight Books
Hanna de Paiva
Eu também faço bastante isso, Cida. Eu gosto tanto, que sinto falta se estiver lendo apenas um livro. Parece que falta algo, sabe?