20 de February de 2025

Livros Curtos Começar o Hábito de Leitura

Olá meu povo, como estamos? Se você está em busca de títulos que te ajudem a criar (ou mesmo retomar) o hábito de leitura, alguns mais curtinhos são uma ótima pedida. Isso porque o fato de terminar mais rápido te deixa com a sensação de “missão cumprida” e te instiga a ler sempre mais.

Hoje separei algumas obras bem curtinhas, que podem ser de grande ajuda, se você estiver nesse período da vida.

Haikai – Cassia Penteado

Foto: Hanna de Paiva | Mundinho da Hanna

Haikai conta a história de uma aspirante poetisa que se muda para a cidade de São Francisco Xavier, na Serra da Mantiqueira, na busca por uma vida mais próxima da natureza, onde possa se inspirar para compor seus poemas. Para manter-se vai morar e trabalhar na fazenda do senhor Murakami, um produtor de cogumelos, que vive com o filho de 8 anos, cuja mãe, Sayuri, ceramista, nascida e criada no Japão, em Kyoto, encontra-se internada em uma casa de repouso.
Dividido em 4 partes: primavera, verão, outono, inverno, o livro vai, aos poucos, descortinando a história da vida de Sayuri. Do nascimento em 1976, até seus 21 anos, quando vem para o Brasil, prometida como noiva de Murakami.

Como pano de fundo, Haikai nos leva a um passeio pela história e pela cultura japonesa, passando pela gastronomia, a arte da cerâmica, a política e os costumes orientais.

A novela, apesar de curta, é fruto de muita pesquisa e concentração de meios, que contou com o apoio e as bênçãos de três mulheres, parte da comunidade japonesa no Brasil. Telma Shiraishi, embaixadora da gastronomia japonesa no Brasil e chef do Restaurante Aizomê, Hideko Honna, ceramista e Mika Takahashi, ilustradora e quadrinista que criou a capa e as ilustrações internas especialmente para o livro.

O olhar da autora de Haikai é sutil, célere, detalhista, delicadamente perspicaz o que, irrefutavelmente envolve o leitor a identificar-se com os personagens, nos dois países em questão, trazendo pela arte literária tom, core e sabores, marcas, receita de prazer que aguçam os sentidos.

Entre As Praias Paulistas – Naomi Reis

Foto: Hanna de Paiva | Mundinho da Hanna

Bruna se encontra no auge do estresse por conta do trabalho excessivo. Quando surge a oportunidade de passar os últimos dias do ano no litoral, ela a agarra, na esperança de finalmente descansar um pouco. Porém, ao chegar no litoral, as coisas não saem como ela esperava.
Seus amigos convidaram a pessoa que ela mais odeia para passar o fim de ano na casa litorânea ao seu lado.
Para completar a situação, os amigos de ambos planejam transformar os dois em um casal, sem saber da história com uma pitada de ódio que existe entre os dois.
Será que realmente existe amor entre o ódio? É Entre As Praias Paulistas que surge a resposta.

O Sorriso da Hiena – Gustavo Ávila

Foto: Hanna de Paiva | Mundinho da Hanna

O sorriso da hiena é um thriller psicológico que vai muito além da caça ao serial killer, abordando questões que colocam o próprio leitor em complexos dilemas morais. A obra, que já teve os direitos de adaptação comprados pela TV Globo, está sendo elogiada por outros escritores e formadores de opinião do mercado literário. “Ao investigar a origem do mal, Gustavo Ávila traz frescor para a literatura policial brasileira, com uma obra surpreendente e imperdível.” (Raphael Montes) “Gustavo Ávila criou, com segurança e inteligência, um livro pulsante e original.” (Marcelino Freire) “Eu não consegui largar este livro, de tão bom, tão bem escrito, tão bem elaborado que ele é.” (Tatiana Feltrin).

Morre Aqui – Abigail Haas

Foto: Hanna de Paiva | Mundinho da Hanna

Para os fãs de Gillian Flynn, Holly Jackson e do best-seller Um de nós está mentindo – com um desfecho no melhor estilo M. Night Shyamalan –, chega finalmente ao Brasil o thriller que encantou a crítica e o público YA ao redor do mundo. Um page-turner intrigante, inspirado nos casos reais de assassinato de Amanda Knox e Natalee Holloway. Spring Break. Aruba. Oito adolescentes. Praia, sol e drinques. Muuuitos drinques. Essas deveriam ser as melhores férias da vida de Anna Chevalier. Perfeitas. Sem pais, sem leis. Mas, então, sua melhor amiga é encontrada brutalmente assassinada. À medida que a polícia local investiga o violento crime, as suspeitas e as provas apontam inesperadamente para uma única pessoa: a própria Anna. Agora, presa em um país estrangeiro, a garota precisa lutar por sua liberdade e provar sua inocência a qualquer custo. Contudo, enquanto espera pelo veredito, Anna se dá conta de que todos não apenas acreditam que ela seja culpada, como também… perigosa. Perigosa e perversa. E, quando a verdade finalmente vem à tona, o choque é maior do que qualquer um poderia imaginar! Decifra-me ou te devoro… compulsivamente.

Como Sobreviver a Um Filme de Terror – Scarlett Dunmore

Foto: Hanna de Paiva | Mundinho da Hanna

Entusiasta de filmes de terror, Charley está determinada a se manter discreta ao ser matriculada em um internato para meninas em uma ilha remota. Isto é, até que alguém comece a matar as alunas da turma do último ano! De elaboradas táticas de intimidação a cabeças decepadas em geladeiras, num piscar de olhos Charley está no centro de um filme de terror adolescente. E essa não é a única coisa alarmante que está acontecendo: ela agora vê os fantasmas!? Assombrada por suas colegas mortas e com todos começando a suspeitar dela, Charley decide fazer algo a respeito. Ela e sua única melhor amiga, Olive, vão resolver os assassinatos e descobrir quem está matando a turma antes da formatura. Charley só precisa que aqueles fantasmas irritantes fiquem quietos e lhe dêem uma mão. Um romance YA em ritmo acelerado sobre duas amigas tentando sobreviver ao último ano… literalmente! Perfeito para fãs de “Rua do Medo”, “O clube da meia-noite” e da franquia “Pânico”.

E aí, já leu algum deles? Qual te chamou mais atenção? Me conta nos comentários como está sua rotina de leitura.

Postado por:

Hanna de Paiva

Gostou? Leia esses outros:

Charles Maxwell | G.C. Bellföx

Charles Maxwell e O Mistério da Chapeuzinho Vermelho | G.C.Bellföx

Olá meu povo, como estamos? Hoje eu trago uma […]

One By One | Freida McFadden

Até O Último de Nós | Freida McFadden

Olá meu povo, como estamos? Freida McFadden está se […]

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Classificação de resenhas

Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo

anuncie aqui