20 de junho de 2024

Livros para Ler no Mês do Orgulho LGBTQUIA+

Olá meu povo, como estamos? O mês de junho é conhecido por muitas datas, como as das festas juninas, das comidas típicas e do santo casamenteiro (Santo Antônio). Mas também é o mês do Orgulho LGBTAQUIA+. Embora esteja bastante difundido e cada vez mais pessoas que falem do tema, a literatura com esse tipo de representatividade ainda carece de mais divulgação. Dessa forma, hoje eu trouxe alguns livros que abordam o tema e que quero muito ler ainda.

Foto: Creative Commons | Pixabay

Cinderela Está Morta

Foto: Divulgação

Dois séculos após Cinderela ter encontrado o seu Príncipe Encantado, a magia parece ter abandonado o reino de Mersailles. Cinderela e a fada madrinha não passam de lendas, e o reino está há décadas sob o controle de reis tirânicos. Ao completar dezesseis anos, todas as jovens são obrigadas a participar do Baile Anual, onde os homens do reino vão para escolher jovens esposas. Não ser escolhida é uma sentença de ruína tanto para a garota quanto para a sua família.
Sophia está se preparando para seu primeiro baile, mas o que realmente deseja é se casar com Erin, sua melhor amiga. No dia do baile, Sophia toma a decisão desesperada de fugir, indo parar no mausoléu da Cinderela. Lá, ela encontrará uma aliada inesperada, alguém com respostas para os mistérios envolvendo as lendas que giram em torno da mítica história da Cinderela. Juntas, elas vão enfrentar a tirania opressora do rei e de uma sociedade patriarcal que impede que as pessoas sejam livres.
Cinderela está morta é uma versão moderna e feminista do clássico conto de fadas. Com uma protagonista negra e LGBTQ+, vai fazer os leitores questionarem as histórias que conhecem tão bem, e torcer para as garotas que têm a coragem e força de quebrar as barreiras de um mundo que insiste em tentar dizer quem elas deveriam ser e quem deveriam amar.

Girls Like Girls: Uma História de Amor Entre Garotas

Foto: Divulgação

Coley sente que não é a mesma desde a morte da mãe. Forçada a morar no interior do Oregon com o pai que abandonou a família, a garota se vê sozinha em um lugar desconhecido e conservador. Não parece o melhor momento para abrir seu coração, mas tudo muda quando ela conhece Sonya.
Uma das garotas mais populares do colégio, Sonya foi treinada desde cedo pela mãe para alcançar a perfeição em todos os aspectos da vida. Ao contrário das pessoas da pequena cidade rural, ela é gentil, atenciosa e parece gostar da companhia de Coley, então uma conexão imediata surge entre as duas.
À medida que a amizade se aprofunda, sentimentos abrem espaço para algo mais, e elas vão ser confrontadas por seus maiores medos e inseguranças. Coley não sabe se merece ser amada. Sonya nunca ficou com uma garota… até agora. Será que vale mesmo a pena manter esse amor em segredo, ainda que o mundo o condene?
Baseada no videoclipe de sucesso “Girls Like Girls”, a estreia literária de Hayley Kiyoko, um dos grandes nomes do pop e da representatividade LGBTQIAP+ da atualidade, é um romance emocionante e inesquecível sobre o primeiro amor e autoaceitação. Com uma narrativa cativante, Coley vai navegar a descoberta de sua sexualidade e perceber que todo mundo merece ter um final feliz.

O Mar Me Levou a Você

Foto: Divulgação

Nascido em uma lendária família de surfistas, Matias Mendonza sempre esteve ligado ao mar. As ondas são sua bússola quando ele se sente perdido ― o que acontece com mais frequência do que sua fama de bad boy deixa transparecer. De volta à praia de Canoa Quebrada para mais uma temporada perfeita no Ceará, ele precisa decidir se seguirá os passos da mãe no surfe profissional ou se trabalhará no Hippie, o charmoso hostel dos pais.
Mas, antes que faça sua escolha, o mar tem uma última surpresa: Júlio, o garoto misterioso com quem seu destino se entrelaça quando uma onda enorme os aproxima. Onde Matias é água e fogo, Júlio é terra e ar. Conforme o verão avança, o Universo parece querer unir esses dois opostos a qualquer custo. Só que dar uma chance ao amor é bem difícil quando se tem medo de vivê-lo. Será que esse novo romance pode ser mais que uma história de verão? Se seguirem os sinais, talvez encontrem a resposta…

Fica Tudo Bem

Foto: Divulgação

O planeta das extraterrestres Quinn, Fil e Acân está em perigo. Elas possuem um plano e vão à Varginha. Nessa viagem conhecerão Maia, uma mulher sem esperanças de um futuro melhor, principalmente depois de um evento que destruirá o seu sonho. Esse encontro inusitado mostrará para ela que laços verdadeiros são bons motivos para seguir em frente, mas colocará as extraterrestes em um dilema. Destruir tudo ou procurar outro lugar para morar?

Vozes Trans

Foto: Divulgação

“Vozes Trans” é o segundo livro da série Vozes e, assim como o primeiro, se faz resistência. Um grito de liberdade de pessoas trans constantemente silenciadas, que reivindicam seu protagonismo e ampliam suas vozes pela escrita. Através de ilustrações de Lune Carvalho e quatro histórias de ficção, es autores Brenda Bernsau, Jonas Maria, Koda Gabriel e Limão narram a trajetória de personagens em busca de seus sonhos e de se verem representades. O livro conta, ainda, com posfácio de Amara Moira.

Como Viver Para Sempre

Foto: Divulgação

Hanna Massoud, estudante de História da Arte na Universidade de Ventura, acreditava que estava destinada a mudar o mundo. Entre suas várias obsessões estava o amor por Emanuel Vicenzo, o maior pintor da história de Costa Malva, que conquistou esse título pintando uma das herdeiras da família Montserrat séculos atrás.
Vicenzo era uma figura misteriosa, e rezava a lenda que alguns de seus quadros se perderam ao longo do tempo, nunca sendo encontrados. Porém, quem melhor do que uma estudante determinada para conseguir desvendar esse grande mistério?
Hanna tinha certeza de que podia encontrar os quadros, mas precisava de ajuda. Quando tal oportunidade surgiu, ela percebeu que era Sabina Montserrat, uma das herdeiras da família no presente, quem poderia trazer as pistas necessárias sobre o passado. Mas convencê-la a ajudar não seria fácil.
Hanna e Sabina nunca se deram muito bem. Pelo contrário, viviam discutindo nos corredores da universidade. Mas é nessa união improvável que se esconde a chave para responder a pergunta que não queria calar pelos últimos quinhentos anos: o que aconteceu com os quadros de Vicenzo? E pior: O que aconteceria agora que Hanna e Sabina não conseguiam parar de pensar uma na outra?

O que Elfie Faria?

Foto: Divulgação

Aberração.

Fernanda já perdeu a conta de quantas pessoas a olharam esquisito, apontaram os dedos, fizeram piadinhas preconceituosas sobre a sua aparência… Mas pensa que isso a deixa mal? Nada. A garota aprendeu a se fechar em seu mundinho e não se deixar abalar. No fundo, sabe que, como os musicais que ama, sempre há um final feliz além do arco-íris.

Sua principal inspiração para esse otimismo é a maravilhosa – e quase amiga imaginária – Elphaba. A dona da Broadway inteira, protagonista do melhor musical do mundo. E ai de quem discordar… Graças a ela, Fernanda sempre tem as respostas que precisa para dar a volta por cima. Quando as coisas ficam bem, mas bem complicadas, ela para, respira fundo e se faz a grande pergunta:

O que a Elfie faria?

Só que nada a preparou para o primeiro ano da faculdade de música e os desafios que enfrentaria. Novas pessoas para conhecer, um monte de matérias para estudar e uma colega de quarto que é completamente diferente do que imaginou. Toda certinha, popular e irritante… Mas capaz de virar seu mundo de cabeça para baixo.

Será que ela ainda será capaz de desafiar a gravidade?

Agora me conta nos comentários: Você deste tipo de literatura? Qual destes mais te chamou atenção?

Postado por:

Hanna de Paiva

Gostou? Leia esses outros:

Aquisições Literárias

Aquisições Literárias | Novidades no Kindle

Olá meu povo, como estamos? Fim de semana pede […]

Leituras Abandonadas | 2024/1

Livros Abandonados do 1° Semestre | 2024

Olá meu povo, como estamos? Continuando o balanço literário […]

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Classificação de resenhas

Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo

anuncie aqui