18 de November de 2025

Novos na Estante de Novembro | Parte II

Olá meu povo, como estamos? Recentemente eu fiz um post de Unboxing com os livros que chegaram pelo meu aniversário. Mas de lá para cá chegaram outros títulos novos na estante e cá estou eu para mostrar as outras novidades também.

E os livros novos foram:

Peripécias de Uma Estudante de Moda (1° Semestre) – Lídia Rayane

Foto: Hanna de Paiva | Mundinho da Hanna

Recém-saída do Ensino Médio, Susana Brito de Magalhães recebe uma grande notícia: ela acaba de ganhar uma bolsa para estudar numa renomada faculdade de Moda. Só tem um problema: ela não é nada antenada em tendências, sequer sabe o que “ser fashion” significa, muito menos entente metade dos termos técnicos que seus professores usam em sala de aula. Mas Susana precisa descobrir logo como aquela carreira funciona para mudar o rumo de sua vida financeira, que anda de mal a pior. E em meio a listas de materiais intermináveis, costuras, desenhos, novas amizades e uma paixão inesperada, a garota descobre que aquele curso pode ser muito mais do que imagina. Da mesma autora de “Romance em San Marino”, “Peripécias de uma estudante de moda – 1º Semestre” inicia uma série que acompanha os passos de uma jovem em busca da autodescoberta e do seu propósito no mundo, com doçura e humor na medida certa.

A Mansão da Colina Rainer – Leo Ribeiro

Foto: Hanna de Paiva | Mundinho da Hanna

Paul Howard é um detetive amador de pouco sucesso que, em férias despretensiosas, decide ir junto a esposa para uma casa de veraneio dos sogros na Ilha de Man. Lá, uma briga acaba fazendo-o deixar a casa e dormir fora; ao acordar no banco de trás de um carro junto a um homem desconhecido, descobre que foi contratado para resolver um caso no interior do país. Ali encontra o seu destino.

Ecos na Floresta – Diego Sousa

Foto: Hanna de Paiva | Mundinho da Hanna

Alice prometeu nunca mais voltar a Campos do Jordão. Durante anos, tentou deixar para trás as cicatrizes que a cidade lhe causou. Mas retorna ao lugar após ser convencida pelos amigos de que precisa relaxar. Apenas os cinco em um lindo chalé cercado pela floresta. Era para ser um fim de semana tranquilo, mas algo ali estava errado.

Sussurros ecoam na escuridão, sombras se movem onde não deveriam e o chalé, antes um refúgio, se transforma em uma prisão.

Quanto mais o tempo passa, mais se torna evidente que Alice nunca deveria ter voltado para aquela cidade. Há segredos enterrados ali. Segredos que não querem permanecer ocultos.

Para os fãs de terror Slasher dos anos 1980, Ecos na Floresta é um thriller perturbador e viciante.

Descubra os segredos, mas cuidado: o silêncio pode ser mais perigoso que algumas respostas.

Esses foram adquiridos durante o evento que a Skull realizou aqui em São Paulo (estou em viagem na casa do meu namorado) e eu tive o prazer de ir lá prestigiar. Inclusive Ecos na Floresta já tem resenha aqui no blog.

Já durante minhas andanças pela cidade paulista, meu namorado me levou até uma loja de quadrinhos, mas que, curiosamente, também vende livros. E lá eu fiz grandes achados, por um preço bem camarada (R$15,00 cada):

O Retrato de Dorian Gray – Oscar Wilde

Foto: Hanna de Paiva | Mundinho da Hanna

Em 1891, quando foi publicado em sua versão final, O retrato de Dorian Gray foi recebido com escândalo, e provocou um intenso debate sobre o papel da arte em relação à moralidade. Alguns anos mais tarde, o livro foi inclusive usado contra o próprio autor em processos judiciais, como evidência de que ele possuía “uma certa tendência” – no caso, a homossexualidade, motivo pelo qual acabou condenado a dois anos de prisão por atentado ao pudor. Mais de cem anos depois, porém, o único romance de Oscar Wilde continua sendo lido e debatido no mundo inteiro, e por questões que vão muito além do moralismo do fim do período vitoriano na Inglaterra, definida por um dos personagens do livro como “a terra natal da hipocrisia”. Seu tema central – um personagem que leva uma vida dupla, mantendo uma aparência de virtude enquanto se entrega ao hedonismo mais extremado – tem apelo atemporal e universal, e sua trama se vale de alguns dos traços que notabilizaram a melhor literatura de sua época, como a presença de elementos fantásticos e de grandes reflexões filosóficas, além do senso de humor sagaz e do sarcasmo implacável característicos de Wilde.

Obras de William Shakespeare (Hamlet, Macbet e Rei Lear)

Foto: Hanna de Paiva | Mundinho da Hanna

Hamlet – Neste clássico da literatura mundial, um jovem príncipe se reúne com o fantasma de seu pai, que alega que seu próprio irmão, agora casado com sua viúva, o assassinou. O príncipe cria um plano para testar a veracidade de tal acusação, forjando uma brutal loucura para traçar sua vingança. Mas sua aparente insanidade logo começa a causar estragos – para culpados e inocentes. 

Macbet – Um trio de bruxas encontra dois generais, Macbeth e Banquo, e em uma profecia, afirmam que o primeiro se tornará rei, ao contrário do outro. Esta visão de futuro desencadeia uma série de acontecimentos imprevistos, em uma violenta disputa pelo poder. Este é o início de Macbeth, uma das obras-primas da literatura mundial.

Rei Lear – Muitas vezes considerado o ápice da produção dramática de Shakespeare, Rei Lear começa quando um rei idoso, em busca de um sucessor, acaba por escolher duas filhas indignas de sua confiança, em vez daquela que o ama. Por conta desse erro, ele se vê despojado de seu poder, condenado a uma vida miserável de horror e insanidade.
Nenhuma peça de Shakespeare foi tão longe na junção de traços grotescos, fantásticos e violentos, nos contrastes do humano, em cenas absurdas e impactantes repletas de ardis improváveis que envolvem a mente do leitor numa névoa que se mostra cada vez mais uma poderosa criação narrativa.
O elo de Rei Lear com a contemporaneidade fica evidente seja no caráter niilista ou nas insinuações pré-psicanalíticas da obra. Situada em um universo impiedoso, a tragédia sombria e brutal de Shakespeare é uma obra-prima imponente e fundamental, uma poesia feroz e de amplo escopo imaginativo.

E aí, o que achou das novas aquisições? Qual desses mais te chamou atenção e gostaria de ler? Me conta nos comentários! ^^

Postado por:

Hanna de Paiva

Gostou? Leia esses outros:

Filmes que vi no final do ano (e recomendo!)

Olá meu povo, como estamos? Durante o final do […]

Entre Golpes e Joias

Entre Golpes e Joias | Thiago Barrozo

Olá meu povo, como estamos? Vamos falar de suspense […]

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Classificação de resenhas

Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo

anuncie aqui