Olá meu povo, como estamos? Hoje temos a resenha de uma antologia diferente, baseada em música entre dois continentes. Estou falando de Portugal e Brasil – Contos musicais.
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna |
31/12
Livro: Portugal e Brasil – Contos musicais
Autoras: Susana Silva e Sandra Godinho
Editora: Independente (Amazon)
Páginas: 122
Ano: 2020
Uma junção de duas culturas, de histórias baseadas em músicas que nos trazem à tona sentimentos de amor, carinho, angústia, medo. Realidades distintas e ao mesmo tempo tão parecidas. Brasil e Portugal são retratados em contos de autorias executadas com maestria, nos levando a um mundo totalmente desconhecido e nos envolvendo com a magia das músicas.
Você já teve uma música que foi tema da sua vida em algum momento? Ou já ouviu tanto uma música, viu o clipe inúmeras vezes e imaginou como seria sua vida se fosse você vivendo aquele cenário? Ou, ainda, apenas canta as músicas, sem nem reparar no que elas querem dizer?
Em ‘Portugal e Brasil – Contos musicais’, Susana Silva e Sandra Godinho reuniram vários cenários inspirados em músicas.
Temos vivências de romance, alegrias, tristezas, depressão, tragédias… Várias coisas que, às vezes não prestamos atenção, apenas queremos balançar no ritmo da música, que tem uma batida bem legal, ou nem sabemos a letra direito, só ficamos cantarolando mesmo…
Alguns contos são mais gostosinhos de ler, enquanto outros são fortes e precisei de estômago para continuar a leitura.
Eles são rápidos e alguns tem uma escrita mais fluida, enquanto outros já são mais detalhistas. Dá até para notar quem escreveu o quê, ao longo dos contos.
Além da escrita mais fluida ou não, o fato de termos uma reunião entre Portugal e Brasil nos traz também uma alternância entre Português de Portugal e Português brasileiro.
E é uma diferença grande, embora estejam escritos no mesmo idioma… (rsrsrs)
O livro é curtinho, com apenas 122 páginas, mas não é algo rápido de ler, especialmente pelos contos mais pesados e depressivos.
Ao início e final da obra, temos uma playlist, com as músicas que inspiraram os contos. Além disso, cada conto começa com um trecho da música de inspiração, e tem ainda uma frase no final de cada conto, dizendo a música e quem canta.
Achei interessante que, mesmo sendo uma realidade de Brasil e Portugal, as músicas são, em maioria, em Inglês.
E achei mais interessante ainda que eu conhecia poucas dessas músicas escolhidas. Então, além de ler um livro novo, eu acabei conhecendo músicas e cantores novos… (rsrsrs)
Sobre a obra em si, ela está disponível apenas em formato digital. A capa está bem interessante, com as bandeiras dos dois países, fazendo o perfil das autoras.
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna |
Elas estão envoltas num fone de ouvido gigante, que estão envolto num fundo verde, que até combinou com as bandeiras, já que também tem esse tom na composição.
Achei bem legal também, que cada conto tem sua própria capa, com um fone de ouvido envolvendo o título do conto, notas musicais dando um toque a mais, com o nome da autora embaixo.
Então, não apenas pela escrita, já sabemos sem mistérios quem escreveu o quê no livro. A revisão está bem feita, a fonte achei pequena para ler no kindle e me incomodou um pouco.
Mas acho que foi porque eu li em versão .pdf. Talvez se tivesse baixado direto no formato do kindle, pudesse deixar a fonte mais legível para meu equipamento.
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna |
A não ser isso, é um bom livro, principalmente para quem curte ouvir uma boa música enquanto lê, já que as músicas são um convite para nos acompanhar na experiência.
Ou, se você curte ler no silêncio, ao menos é uma forma de, como eu, conhecer músicas diferentes da zona de conforto. 😉
A resenha de hoje é bem curtinha, até pelo tamanho do livro e por serem contos, para evitar dar spoiler… (rsrsrs)
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna |
Mas, só para finalizar, o meus contos favoritos foram ‘Saudade rasa’ e ‘Acalanto’, da Sandra Godinho, e ‘Os mesmos erros do passado’, de Susana Silva.
“Estranho. Eu estou completamente impassível. Sem piedade, nada. É assim que as coisas funcionam e, então, está tudo acabado. Meu coração bate só um pouco mais forte quando, involuntariamente, eu me lembro dos sentimentos e pensamentos que eu tive quando eu estive em uma situação parecida.”
E essa foi a resenha de hoje. O que acharam? Já conheciam essa antologia? E já leram alguma obra das autoras? Me contem aí! 😉
Ariane Gisele Reis
Oi Hanna, tudo bem?
Não conhecia o livro, mas como estudante de música fiquei curiosíssima para ler os contos e descobrir essa mistura Brasil e Portugal. Pela sua resenha dá para perceber que é um livro bem fácil e gostoso de ler.
Beijos;*
Ariane Reis | Blog My Dear Library.
Tamires Marins
Olá, Hanna
Que interessante as músicas servirem como fonte de inspiração. Apesar de às vezes rolar umas birras entre Brasileiros e Portugueses no Twitter (rs) os dois países tem uma relação histórica que precisa ser lembrada. Essa alternância das línguas deve ser interessante, achei uma ótima ideia. Bacana também ter uma playlist, torna a leitura mais imersiva!
Beijos
– Tami
https://www.meuepilogo.com
Luciano Otaciano
Oi, Hanna como vai? Muito interessante este livro. Por eu gostar de contos certamente iria gostar de lê-lo. A diferença de Língua entre Portugal e Brasil é bastante notável, embora ambos povos falem português. A Língua portuguesa falada no Brasil é a única que possui peculiaridades que só existem aqui em nosso país, visto que todos os outros países que falam português são identicos. Adorei sua resenhz. Abraço!
https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Xaninha
Está por um bom preço na amazon e no kindle unlimited
Depois quero saber o que achou
Sou a organizadora da antologia e uma das duas autoras (a portuguesa)
Caverna Literária
Oi, Hanna!
Adorei o tema da antologia! Apesar de não ser muito chegada em contos, adoro música, sempre leio escutando alguma e a tendo como trilha sonora, então achei muito bacana enlaçar esses dois assuntos em um livro só! Devem ter histórias ótimas <3
xx Carol
https://caverna-literaria.blogspot.com/
Leyanne
Gosto de contos mas ainda não me aventurei por nada parecido com esse enredo. Esse choque de culturas é bem legal e vou gostar de conferir.
Abraço
Imersão Literária
Alessandra Salvia
Oi Hanna,
Eu leio no silêncio sim e não gosto tanto de leitura de contos, mas acho a proposta válida e como você mesmo disse, saímos da zona de conforto, né?
beijo
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Hanna Carolina Lins
Ele é sim bem legal de ler. Recomendo! =)
Hanna Carolina Lins
Pois é… rs Ficou uma mistura bem interessante até.
Hanna Carolina Lins
Sim, é uma diferença bem grande. Custa acreditar que é o mesmo idioma… rs
Hanna Carolina Lins
São boas histórias sim Carol, recomendo, ainda mais que você curte ler ouvindo música. Seria uma experiência diferente ler os contos que foram inspirados nelas. =)
Hanna Carolina Lins
Espero que curta a leitura. =)
Hanna Carolina Lins
Sim, é uma proposta e tanto para sair da nossa zona de conforto… =)
Denise Crivelli
Oi
não conhecia, mas os contos parecem ser bem escritos, bom saber que a leitura acaba não sendo tão rápida pela carga mais pesadas em alguns, mas me interessei na leitura.
http://momentocrivelli.blogspot.com/
Sil
Olá, Hanna.
Eu acho que não ia apreciar muito a leitura desse livro. Diferente de quase todo mundo eu não tenho o hábito de ouvir musicas. Prefiro o silencio na verdade. Então acho que as referencias não iam ser muito significativas no meu caso.
Prefácio
Hanna Carolina Lins
Que bom que gostou. Depois me conta que achou? ^^
Hanna Carolina Lins
Caramba, que interessante isso Silvana… rs