24 de setembro de 2020

Portugal e Brasil – Contos musicais

    Olá meu povo, como estamos? Hoje temos a resenha de uma antologia diferente, baseada em música entre dois continentes. Estou falando de Portugal e Brasil – Contos musicais
Portugal e Brasil - Contos musicais | Susana Silva e Sandra Godinho
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna

31/12
Livro: Portugal e Brasil – Contos  musicais
Autoras: Susana Silva e Sandra Godinho
Editora: Independente (Amazon)
Páginas: 122
Ano: 2020
Amazon



Uma junção de duas culturas, de histórias baseadas em músicas que nos trazem à tona sentimentos de amor, carinho, angústia, medo. Realidades distintas e ao mesmo tempo tão parecidas. Brasil e Portugal são retratados em contos de autorias executadas com maestria, nos levando a um mundo totalmente desconhecido e nos envolvendo com a magia das músicas.


Portugal e Brasil - Contos musicais

   Você já teve uma música que foi tema da sua vida em algum momento? Ou já ouviu tanto uma música, viu o clipe inúmeras vezes e imaginou como seria sua vida se fosse você vivendo aquele cenário? Ou, ainda, apenas canta as músicas, sem nem reparar no que elas querem dizer?

  Em ‘Portugal e Brasil – Contos musicais’, Susana Silva e Sandra Godinho reuniram vários cenários inspirados em músicas. 
  Temos vivências de romance, alegrias, tristezas, depressão, tragédias… Várias coisas que, às vezes não prestamos atenção, apenas queremos balançar no ritmo da música, que tem uma batida bem legal, ou nem sabemos a letra direito, só ficamos cantarolando mesmo… 
  Alguns contos são mais gostosinhos de ler, enquanto outros são fortes e precisei de estômago para continuar a leitura. 
  Eles são rápidos e alguns tem uma escrita mais fluida, enquanto outros já são mais detalhistas. Dá até para notar quem escreveu o quê, ao longo dos contos. 
  Além da escrita mais fluida ou não, o fato de termos uma reunião entre Portugal e Brasil nos traz também uma alternância entre Português de Portugal e Português brasileiro. 
  E é uma diferença grande, embora estejam escritos no mesmo idioma… (rsrsrs)
  O livro é curtinho, com apenas 122 páginas, mas não é algo rápido de ler, especialmente pelos contos mais pesados e depressivos. 
  Ao início e final da obra, temos uma playlist, com as músicas que inspiraram os contos. Além disso, cada conto começa com um trecho da música de inspiração, e tem ainda uma frase no final de cada conto, dizendo a música e quem canta. 
  Achei interessante que, mesmo sendo uma realidade de Brasil e Portugal, as músicas são, em maioria, em Inglês. 
  E achei mais interessante ainda que eu conhecia poucas dessas músicas escolhidas. Então, além de ler um livro novo, eu acabei conhecendo músicas e cantores novos… (rsrsrs)
  Sobre a obra em si, ela está disponível apenas em formato digital. A capa está bem interessante, com as bandeiras dos dois países, fazendo o perfil das autoras. 
Portugal e Brasil - Contos musicais | Susana Silva e Sandra Godinho
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna
  Elas estão envoltas num fone de ouvido gigante, que estão envolto num fundo verde, que até combinou com as bandeiras, já que também tem esse tom na composição. 
  Achei bem legal também, que cada conto tem sua própria capa, com um fone de ouvido envolvendo o título do conto, notas musicais dando um toque a mais, com o nome da autora embaixo. 
  Então, não apenas pela escrita, já sabemos sem mistérios quem escreveu o quê no livro. A revisão está bem feita, a fonte achei pequena para ler no kindle e me incomodou um pouco. 
  Mas acho que foi porque eu li em versão .pdf. Talvez se tivesse baixado direto no formato do kindle, pudesse deixar a fonte mais legível para meu equipamento. 
Portugal e Brasil - Contos musicais | Susana Silva e Sandra Godinho
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna

  A não ser isso, é um bom livro, principalmente para quem curte ouvir uma boa música enquanto lê, já que as músicas são um convite para nos acompanhar na experiência. 
  Ou, se você curte ler no silêncio, ao menos é uma forma de, como eu, conhecer músicas diferentes da zona de conforto. 😉
  A resenha de hoje é bem curtinha, até pelo tamanho do livro e por serem contos, para evitar dar spoiler… (rsrsrs)
Portugal e Brasil - Contos musicais | Susana Silva e Sandra Godinho
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna

  Mas, só para finalizar, o meus contos favoritos foram ‘Saudade rasa’ e ‘Acalanto’, da Sandra Godinho, e ‘Os mesmos erros do passado’, de Susana Silva. 

 “Estranho. Eu estou completamente impassível. Sem piedade, nada. É assim que as coisas funcionam e, então, está tudo acabado. Meu coração bate só um pouco mais forte quando, involuntariamente, eu me lembro dos sentimentos e pensamentos que eu tive quando eu estive em uma situação parecida.”

 

   E essa foi a resenha de hoje. O que acharam? Já conheciam essa antologia? E já leram alguma obra das autoras? Me contem aí! 😉

Postado por:

Hanna de Paiva

Gostou? Leia esses outros:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Comments

Classificação de resenhas

Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo

anuncie aqui