Olá meu povo, como estamos? Hoje temos postagem extra aqui no Mundinho, com minha participação de agosto do projeto literário #12livrospara2020, em parceria com as meninas do MãeLiteratura e Pacote Literário.
Para quem está chegando aqui agora, a ideia do projeto é desencalhar os livros físicos que estão na estante, lendo, ao menos, um título por mês. Assim, o livro escolhido para o mês de agosto é um nacional, que ganhei ano passado num sorteio, com direito ao autógrafo do autor Fábio Abreu, e estava bem curiosa para ler: O último dia antes do fim do mundo.
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna |
26/12
Livro: O último dia antes do fim do mundo
Organização: Lycia Barros
Editora: Ases da Literatura
Páginas: 315
Ano: 2012
Vinte visões sobre o último dia antes do fim do mundo. Uma antologia emocionante e surpreendente, que vai fazer você refletir sobre os piores medos, angústias e valores do ser humano. Contos surpreendentes da primeira à última linha que vão abalar suas estruturas, e talvez mudar seus conceitos sobre este suposto cataclismo.
O fim do mundo é tema de várias teorias da conspiração, superstições, está também descrito em vários livros religiosos e até quem é mais ligado(a) em evidências científicas, sabe que um dia a espécie humana vai ser extinta, assim como o planeta como conhecemos terá o seu fim, daqui a bilhões de anos.
Mas… o que você faria se alguma das previsões que tivemos notícia nos jornais, anunciando o fim do mundo, realmente acontecesse agora?
O que você faria se soubesse que hoje é, literalmente, seu último dia de vida no mundo… seu e de todos que te cercam?
Apesar de ser um tema que procuramos não pensar, alguns autores aceitaram a missão e deram sua visão de fim do mundo, que geraram o livro de contos O último dia antes do fim do mundo, de organização de Lycia Barros.
Conheci esse livro através de um dos autores dele, o Fábio Abreu, que contava sua história de estreia como escritor no livro ‘O último dia antes do fim do mundo’; contando como só ele conseguiu ter dois contos, um iniciando e outro encerrando o livro.
Fiquei tão curiosa, que queria o livro e torcia para ser sorteada no final do evento. O que de fato aconteceu e eu tive a honra de ter esse livro autografado por ele, que tinha já a propaganda do “leia primeiro o começo do livro, depois o final, e só depois leia o meio do livro”.
-
Leia também: Teu silêncio, minha resposta
Apesar de curiosa, o livro acabou ficando parado aqui na estante e, só esse ano, através do projeto literário do 12 livros para 2020, resolvi que já era hora de ler o exemplar… E segui a risca o conselho do Fábio… (rsrsrs)
Apesar de serem de um tema em comum, o fim do mundo, são contos independentes, então ficou super tranquilo fazer a leitura do começo, do final e depois do meio.
O que também foi visto nos contos do Fábio, ‘Solaria alfa’ e ‘Solaria ômega’, alguns dos que mais me chamaram atenção, por puxar para o lado de fantasia, com toques de scifi.
Logo que comecei a ler, me lembrei automaticamente do filme 2012, mas depois ele tomou outro rumo, mais para o lado da fantasia, o que deu um toque de mais personalidade e um final espetacular, tanto para o conto, quanto para o livro.
Além dos contos do Fábio, a maioria dos contos teve final fechado, enquanto uns poucos tiveram final mais aberto, abordando a teoria do calendário maia, resgatando a profecia de Nostradamus, lá para os idos de 1999/2000, além de outros com temas aleatórios, mas que também acabaram chegando no fim do mundo.
E a criatividade rolou solta, então tivemos fim do mundo com direito a naves espaciais invadindo o planeta, como em ‘Lírios para Antonieta’ e ‘No fim a verdade sempre vem à tona’, por exemplo. Aqui, os contos foram bem puxados para o scifi, mas abordagens bem diferentes.
Enquanto um foi mais dramático e até emocionante no final, o outro era mais do estilo “tiro, porrada e bomba”, mas também com um final surpreendente, parecendo até cena de filme.
Tivemos também contos que abordavam apenas a ideia do fim do mundo, mas sem uma catástrofe mundial. Acho que esses foram os que mais me chamaram atenção na realidade.
Eles me conquistaram mais porque mostraram que, para o fim do mundo, não precisamos de meteoros, profecias maias, nem de naves espaciais… Às vezes, nós mesmos causamos o nosso fim do mundo.
Acho que esses foram o maior choque de realidade, envoltos em magia e ficção dos outros contos alternados.
São contos diferentes, escritos por pessoas que iniciaram suas carreiras com esse livro. Assim, temos abordagens diferentes, escritas diferentes, mas não consigo ter um conto preferido, pois todos mexeram comigo de uma forma distinta.
Os que mais me deixaram mexida foram ‘Tempestade de dezembro’, que me deixou muito angustiada com a menininha Júlia.
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna |
O conto foi tão envolvente que, ao terminar, eu fiquei com esse conto na cabeça vários dias, pensando em quantas outras pessoas poderiam passar pelo mesmo na vida real.
Outro que mexeu muito comigo foi ‘O fim do mundo de Ava’, que conta a história de duas irmãs, Ava e Nana, que viviam numa colônia pertencente a uma seita, que levava o fim do mundo muito a sério.
A gente nunca pensa muito nessas coisas no dia-a-dia, mas lendo esse conto, fiquei pensando em tantas seitas que mexem com a mente das pessoas de uma foram que elas se transformam completamente, de um jeito ruim. Eu torcia tanto por elas, que no final quase rolaram lágrimas de emoção.
‘Cinza’ e ‘O último dia’, tem propostas diferentes, mas são “mais próximos do mundo real” também, que me deixaram sem ar.
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna |
Acho que vou parar por aqui de falar sobre os contos, senão acabo falando de todos e a ideia não é essa aqui.
Mas quero dizer que esse livro mexeu muito comigo, de várias formas diferentes. Talvez por isso, mesmo sendo um livro de escritas fluidas e contos relativamente curtos, não consegui ler mais rápido como faria normalmente.
Tive que digerir em pequenas doses, com muito cuidado e até relendo algumas partes, para garantir que não deixaria nenhum pedacinho de fora da minha mente.
Falando sobre o livro em si, ele é impresso em papel amarelado, tem uma revisão bem feita e achei legal que tem ilustrações no começo de cada conto, com os protagonistas da vez, além de um quote do conto que iremos ler, no começo de cada texto.
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna |
O livro tem capa comum, impressa em cor preta e letras amareladas, com uma figura que remete mesmo ao seu tempo de vida do planeta, escorrendo por uma ampulheta, para virar cinzas. O que foi super bem bolado para um tema cataclísmico como esse.
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna |
Somando tudo isso, dou nota máxima ao livro e recomendo a leitura.
Continuando nosso projeto de leitura, esse é o nosso resultado atual:
Vocês já tinham lido esse livro? Gostam de antologias? Me contem aí! 😉
MaeLiteratura
Oi Hanna
Que bacana sua escolha!
Não li este livro e fiquei bem curiosa.
Gosto muito de ler contos!
Sempre fico curiosa para descobrir qual será o livro do mês por aqui também.
Adoro nossa parceria.
Até o mês que vem
Bjs
Claudia
Isa Santos (@leportraitdeisa)
Menina que MEDO desse livro socorro hihihi , eu sou bem 'acredito em tudo' e acabo me pegando cheia de medos quando o assunto é o fim do mundo e a extinção da raça humana da terra, por isso eu particularmente morreria de medo de ler esse livro, te acho corajosa pela leitura.
Larissa
Oii, como vai?
NOSSA, adoro demais livros com essas temátiacas. Tenho alguns aqui mas ainda não li porque sempre acabo passando alguns na frente e aí já viu, acaba que nunca leio.
Gosto desse medinho que dá por conta desse "e se acontecer?" que fica na nossa mente depois da leitura rs
Abraço ♥
Larissa – Blog: Parágrafo Cult
Kaila Garcia
Amei tanto sua resenha, nunca li um livro assim, acredita? Já fiquei doida por esse! <3
https://www.kailagarcia.com
Milla
Oi Hanna, adorei a indicação, ainda não conhecia o livro e gostei especificamente da capa e da mensagem em si!
Sem dúvida que irei procurar saber mais!
Beijos Mila
Daily of Books Mila
Luciano Otaciano
Oi, Hanna tudo bem? O livro parece-me excelente. Não o conhecia, mas já despertou meu interesse por lê-lo. Ótima resenha. Abraço!
https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Bruna Domingos
Eu acho que não conhecia a obra e eu adoro livros de contos, se tem histórias fechadas melhor ainda! Adorei a resenha, o desafio é muito bacana ♥
Beijos
http://www.leiapop.com/
Mariana Leite
Oieee, fique muita curiosa parece um otimo livro!
segredosdamarii.blogspot.com
Caverna Literária
Oi, Hanna!
Nossa, que demais esse livro! Realmente é algo que vemos até bastante em livros e filmes, mas pensar trazendo pra realidade, se de fato vivêssemos um "fim do mundo", é assustador em uma proporção que não saberíamos como lidar além de entrar em desespero. Contos que ficam em nossa mente por dias após finalizar a leitura são sempre maravilhosos e que nos impactam bastante, fiquei bem curiosa em conferir o livro também!!
xx Carol
https://caverna-literaria.blogspot.com/
Bruna
Adorei os detalhezinhos do livro, a fonte e as ilustrações também (reparo muito nessas coisas hahah), fiquei super curiosa com o seu entusiasmo, o livro parece ser diferente de tudo que já li!!
Beijoss, Blog Seja Agridoce ♥️♥️♥️
Hanna Carolina Lins
Que bom que gostou Clauo! S2
Hanna Carolina Lins
hahahhahahaha
Mas tem histórias nem tão assustadoras assim, pelo contrário, são até mais amorzinho, para equilibrar o livro.
Hanna Carolina Lins
Ah, isso fica mesmo. Mas como está num dos contos, "todo dia é o fim do mundo para alguém". Acho que, pensando assim, a gente acaba aceitando mais nossa condição de mortalidade e o livro não fica tão denso.
Hanna Carolina Lins
Espero que goste da leitura. =)
Hanna Carolina Lins
É sim, recomendo! =)
Hanna Carolina Lins
Ele é incrível mesmo, recomendo! =)
E o desafio está tendo resultados muito bons também.
Hanna Carolina Lins
Espero que goste da leitura! S2
Hanna Carolina Lins
Sim, é uma mensagem bem profundo mesmo. É bem inspirador, no fim das contas.
Hanna Carolina Lins
Espero que goste dessa leitura Carol! S2
Hanna Carolina Lins
Eu também reparo nesses detalhes! S2
Ele realmente me agradou bastante, recomendo! =)
Le Westin
Depois dessa resenha impossível não querer ler. Acho tão bom quando finalizamos uma leitura e ficamos com ela dias na cabeça. É a forma de vermos que foi boa e inesquecível.
Amei o post.
Beijos.
http://www.lewestinblog.com
Sil
Olá, Hanna.
Pelo que deu para ver nas fotos a diagramação está muito bonita. Eu geralmente não sou fã de livros de contos, ainda mais esses com vários autores. Geralmente é um ou outro conto que é bom e os outros são de medianos a ruins. E também porque sempre fico querendo saber mais e acaba hehe. Mas achei o tema desse muito interessante e fiquei com vontade de ler.
Prefácio
Leitura Enigmática
nossa, que livro incrível! Ambos o formato e história. É o estilo de leitura que eu gosto, portanto sua resenha chamou minha atenção durante toda a sua leitura. Ele já está anotado na minha lista de desejados, pretendo ler em breve.
sobrealeitura
Achei sensacional a ideia dessa Antologia, melhor ainda ver o fim do mundo sem ser por um apocalipse zumbí. Gostei especialmente da fim do mundo onde naves espaciais aterrizam aqui. Achei super legal esse projeto de desencalhar livros da estante.
Barda Literária
adoro antologias mesmo que faça meses que não leio uma kkk, eu adorei a premissa desse livro e confesso que foi bem diferente do que imaginei ao ler o titulo e ver a capa kkkk.
Camponesa Literária
De cara já gostei dessa capa, super criativa. Gostei também das ilustrações, sou fissurada em livros com desenhos. Essa premissa está fantástica, acho que nunca parei pra pensar, pra falar a verdade eu até evito pensar, mas uma das coisas seria sem dúvidas ler todos os meus livros kkk. Bjusss
Erika Monteiro
Oi Hanna, tudo bem? Acho incrível esse projeto de vocês. Engraçado como vamos juntando livros e quando percebemos não lemos nem metade deles não é mesmo? Nos últimos meses comprei alguns e a pilha de leitura já aumentei. É como mágica. Você pensa que vai diminuir mas quando menos espera tem mais 20 pra ler haha Agora com meu aniversário tenho outra lista imensa de presente haha E o tempo pra ler cadê? Pensar sobre o último dia é um tema que rende longo debate. Será que já fizemos tudo o que queríamos? Qual nossa contribuição ao mundo? Será que estamos preparados? Um abraço, Érika =^.^=
Vitor Damasceno
Hanna ! Como sempre você acabando com a gente com essas resenhas, que interessante ! Ainda mais com a história de como ganhou o livro e a dica de um dos autores, rsrsrs Tem um livro meio 'classicão': "Blecaute", do Marcelo Rubens Paiva que super te indico, e tem muito isso que deixou você mais impressionada nesse livro, com um fim do mundo mais dentro de uma possibilidade concreta do que fato ter acontecido. Blecaute é curtinho de ler, rsrsrs
Ana Claudia
Oi, Hanna! Tudo bem?
Eu não conhecia a obra, mas acolhi com carinho a sua dica! Aliás, inclusive me deu até saudades de participar de projetos com vc, Pacote Literário e Mãe Literatura! Participei do projeto com esmaltes em 2019 e adorei a acolhida. Esse projeto de vcs também está super! Quero acompanhar osPos próximos meses! Bjsss
𝘗𝘖𝘙 𝘋𝘌𝘉𝘖𝘙𝘈 𝘚𝘈𝘗𝘗𝘏𝘐𝘙𝘌
Achei ótima essa sua participação nesse projeto literário! Realmente, existe muitas teorias da conspiração, superstições e suposições acerca dessa temática do final do mundo. Fiquei bem curiosa por esse livro conseguir reunir esses contos com muita criatividade e trazer uma visão diferente entre ficção, profecias e choques de realidade.
Letícia Guedes
Oioi! Eu amo antologias de contos, mas não conhecia essa. A temática do fim do mundo é muito interessante e costuma mesmo render ótimas histórias. Eu costumo gostar mais daquelas que puxam para a "realidade", mas aposto que também ia curtir muito as mais "fantasiosas". Não encontrei o livro na Amazon. Você sabe como adquiri-lo? Abs!
Camille Pezzino
Eu adoro antologias e eu gosto muito de ficção científica, então, esse livro é um prato cheio para mim. Aliás, com você falando, acabei me lembrando mesmo de O Mochileiro das Galáxias e como o mundo acaba na obra!
Carol Nery
Oi Hanna, tudo joia?
Uma perguntinha. Na primeira foto, aquela lá é a Ravena? Meu filho caçula tem quase 5 anos e é apaixonado pelos Jovens Titãs. Ele iria pirar! hahahahaa
Eu achei muito interessante esse projeto que você participa. Já li os Conan Doyle, Donlea e Passarinha (que é uma amor na minha vida!!!).
Sobre essa obra, eu realmente não a conhecia, e fico feliz de você ter trazido um pouco da sua experiência com essa leitura.
Beijocas
Karina Rodrigues
Oie Hanna!
Achei a ideia do livro muito legal. Contos sobre o fim do mundo? Minha cara. Ainda mais os que viajam, puxam pro sci fi. Adorei!
Ja tinha visto outras resenhas suas do seu projeto de desencalhar livros durante o ano e continuo achando o máximo!
Mês que vem vc vai pegar um queridinho meu, o Donlea! Boa leitura!
Bjos
Hanna Carolina Lins
Verdade S2
Hanna Carolina Lins
Mas esse eu te garanto que tem a maior parte dos contos muito bons. Então super compensa. ^^
Hanna Carolina Lins
Espero que goste da leitura. =)
Hanna Carolina Lins
Tem várias teorias, dá até para escolher… hahahhaha
Hanna Carolina Lins
Realmente é bem diferente… kkk
Hanna Carolina Lins
Concordo, ler como se não houvesse amanhã! kkk
Hanna Carolina Lins
Que bom que gostou! S2
Hanna Carolina Lins
Eu ia colocar o link aqui, mas também não encontrei. Acho que só pela editora, talvez…
Hanna Carolina Lins
Não sabia que você tinha participado, que legal! Seja bem vinda nos próximos meses! S2
Hanna Carolina Lins
Ah, dica anotada! =)
Hanna Carolina Lins
Eu estou tentando lutar contra essa mágica, pois está difícil guardar todos os livros acumulados por aqui. E se eu não ler, me sinto mais frustrada ainda… kkk Mas seguimos tentando desencalhar eles. Eu tenho certeza que ainda não fiz tudo o que eu queria.
Hanna Carolina Lins
Alguns contos lembram mesmo O guia do mochileiro das galáxias! kkk
Hanna Carolina Lins
É a Ravena sim, tenho duas dela na estante… kkk
Que bom que gostou da resenha e do nosso projeto. S2
Hanna Carolina Lins
Estou bem ansiosa pelo livro do Donlea, ainda mais que decidi dar uma segunda chance aos livros dele… rs
Que bom que curtiu a resenha. =)