29 de March de 2018

Projeto 20 Coisas + Amantes das Cartas

   Olá meu povo, hoje, excepcionalmente em postagem dupla, cá estou eu para falar sobre minha nova participação no Projeto 20 Coisas.

   Quem se lembra, o projeto começou no ano passado, com o objetivo de juntar uma equipe dos mais diversos tipos de blogs e criar interações que coubessem a todos. Já tivemos 3 edições desse projeto por aqui, sendo duas dessas fases coordenadas pela Michelle Graça do Michellandia e pela Helô Lofrano do Onde cê vai loko.

1. Projeto 20 coisas: Séries

2. TAG 20 coisas sobre a vida de blogueiro

  A última foi no início desse ano, com nosso “blogueiro oculto”, coordenada pela Karen do Férias para ontem e Claudia Leonardi do MãeLiteratura.

3.  Sobre cartas e blogs

   E agora, nessa quarta fase, vou falar sobre uma forma de fazer bem ao planeta… Devemos escolher uma obra bem legal e falar 20 coisas sobre ela… Vem ver o que aprontei por aqui! 😉

20 coisas do bem

    Vocês devem estar se perguntando por que cargas d’água eu coloquei cartas no meio de uma “interação do bem”… Então, eu troco cartas há anos e é bem normal eu ter pilhas e mais pilhas de cartas aqui em casa, além das contas do mês…
    Só que nessas cartas, além de todo o carinho e palavras vindas dos meus correspondentes, vem também os selos… E aí vem o momento “você sabia?” de hoje… Vocês sabiam que os selos tem bastante valor?
    Eu sei que tem muita gente que coleciona os selos, inclusive os próprios Correios vendem selos próprios para colecionadores, sendo os mais antigos e raros os mais caros… Mas não é bem disso que queria falar por aqui… Os selos tem um destino bem legal, mas que pouca gente sabe…
    Descobri no ano passado que muita gente recolhe esses selos e reverte o dinheiro arrecadado com eles para missões… Num dos grupos de cartas tem uma correspondente do Japão que pedia sempre para mandarmos selos usados para ela, pois ela ajuda uma ONG de cães e gatos abandonados com eles. Daí fiquei me perguntando se não teria algum outro projeto como esse aqui no Brasil…
   E, como diz o ditado, quem procura acha, e eu encontrei um projeto das Missões Franciscanas, que:

“Há mais de 50 anos funciona no Convento do Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis, RJ, O Centro Filatélico Franciscano. Tal serviço existe com o objetivo de arrecadar recursos para as Missões Franciscanas na África. O Centro Filatélico Franciscano recebe selos novos ou usados, bem como Coleções vindos de todas as regiões do Brasil e também de outros países. Todo material recebido é repassado a colecionadores e os recursos são integralmente aplicados na Missão Franciscana em Angola, na África; onde os missionários atuam em diversas frentes: paróquias, projetos sociais, trabalhos de horticultura, entre outros. Angola é um país em reconstrução, pois esteve em guerra até pouco tempo.”

   Desde que descobri, tenho ajudado bastante esse projeto, juntando o máximo de selos que consigo, ainda mais quando são edições comemorativas dos Correios e envio a eles. O que acho mais legal é que eles respondem nossa carta, contando o que fazem com o dinheiro arrecadado de nossas doações e até onde os missionários conseguiram chegar.

Missões Franciscanas
Divulgação

   Pense na minha felicidade ao saber que simples atos como enviar uma carta poderia ajudar tanta gente? Essas foram as 20 coisas que descobri ajudando a ONG:

1. Não preciso ir muito longe para ajudar alguém;

2. Os atos mais simples podem ter mais efeitos positivos do que se imagina;

3. Juntei meu amor pelas cartas a uma missão pelo mundo;

4. O Brasil ainda tem pessoas que desejam fazer o bem a quem precisa, mesmo com nossa situação atual;

5. Coleções de selos podem salvar vidas;

6. Se todos nós dedicarmos uns minutos do nosso dia corrido a ajudar alguém, teremos ganhado o dia inteiro;

7. Não custa mais que uma carta comum;

8. Com o pós-guerra, toda ajuda que essas pessoas tiverem é bem vinda;

9. As crianças podem ter uma melhor perspectiva de vida com os projetos sociais que recebem esse investimento;

10. Selos tão pequenos e sem valor para nós, tem um valor imenso para colecionadores, que o revertem para assistir famílias necessitadas;

11. Quantas famílias estamos ajudando enviando uma simples carta;

12. Os bons ainda são maioria no mundo;

13. Enviar cartas faz bem para a alma e para o mundo;

14. Torço para que essa atividade nunca morra e que surjam mais iniciativas como essas;

15. Ela merece ser divulgada para que mais pessoas possam ter conhecimento e ajudar também;

16. É muito bom receber em resposta a lista do que seus selos enviados fizeram por pessoas que você nem conhece;

17. Os missionários tem uma vocação linda e muita coragem para enfrentar os obstáculos e chegarem aonde ninguém mais chega;

18. Todos nós acabamos sendo missionários por tabela ajudando eles a ajudarem pessoas pelo mundo;

19. O planeta agradece pela reutilização dos selos;

20. Ajudar pessoas faz bem.

 

   Vocês já conheciam esse projeto? Caso queiram ajudar ou saibam de pessoas que recebem cartas e tem bastante selos em casa, anote esse endereço e divulgue também!

Centro Filatélico FranciscanoIgreja/Convento do Sagrado Coração de JesusRua Montecaseros, 95 – CentroPetrópolis – RJ – BrasilCx. Postal 9002325689-900 

   E tem muitos mais projetos que valem a pena conhecer, alguns já foram ao ar na terça e outros hoje, mas não deixem de conferir os blogs participantes. Vai que um desses projetos é na sua cidade? 😉

 Andy Vieira – Divagações de Leitora 

Claudia Leonardi – MãeLiteratura

Helô Lofrano – Onde cê vai loko?

Juliana Brochini – Juliana Brochini

Juliana Passerini – Descomplica os trinta

Karen Peressuti – Férias para ontem

Michelle Graça – Michellandia

Tatiane Carneiro – Tati C.

Tatiane Santana – Escritora de quinta


   Fico por aqui e desejo a todos um ótimo feriado!

Postado por:

Hanna de Paiva

Gostou? Leia esses outros:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Classificação de resenhas

Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo

anuncie aqui