1 de May de 2015

Resenha: As Mentiras de Locke Lamora

 
 
 
Olá Pessoal! Lá vamos nós, ainda que atrasados, rsrsrrs, para a resenha do Desafio Literário Skoob de Abril. O tema do mês foi um livro cujo plot envolva mentiras. O livro escolhido foi Nobres Vigaristas #1 – As Mentiras de Locke Lamora. 
 



 
 
 
Livro:
Nobres Vigaristas – As Mentiras de Locke Lamora
 
 
Autor:
Scott Lynch
 
 
Editora: Arqueiro
 
 
Ano: 2014
 
 
 
 
 
 
 
 
Sinopse:

 “O Espinho é uma figura lendária: um espadachim imbatível, um especialista em roubos vultosos, um fantasma que atravessa paredes. Metade da excêntrica cidade de Camorr acredita que ele seja um defensor dos pobres, enquanto o restante o considera apenas uma invencionice ridícula.
Franzino, azarado no amor e sem nenhuma habilidade com a espada, Locke Lamora é o homem por trás do fabuloso Espinho, cujas façanhas alcançaram uma fama indesejada. Ele de fato rouba dos ricos (de quem mais valeria a pena roubar?), mas os pobres não veem nem a cor do dinheiro conquistado com os golpes, que vai todo para os bolsos de Locke e de seus comparsas: os Nobres Vigaristas.
O único lar do astuto grupo é o submundo da antiquíssima Camorr, que começa a ser assolado por um misterioso assassino com poder de superar até mesmo o Espinho. Matando líderes de gangues, ele instaura uma guerra clandestina e ameaça mergulhar a cidade em um banho de sangue. Preso em uma armadilha sinistra, Locke e seus amigos terão sua lealdade e inteligência testadas ao máximo e precisarão lutar para sobreviver.”

 


 O que dizer desse livro? Hmm… Amei! 
Como já deu para notar, Locke Lamora é um verdadeiro ator, que usa suas habilidades de falar as maiores mentiras como se fossem verdades para se safar de encrencas e conseguir seus roubos fantásticos dos
mais ricos de Camorr. 
(Prometo que dessa vez não vou contar spoilers, ou pelo menos prometo tentar, rsrsrs)
Um tipo diferente Robin Hood, que em vez de dar o dinheiro para os pobres, fica com ele todo para dividir entre o bando intitulado Nobres Vigaristas. O livro conta como é a vida vista sob outro ângulo, o dos que roubam para sobreviver no começo, mas acabam fazendo disso sua profissão. Quantos Locke Lamora temos por aí, espalhados pelo mundo?
Vivendo de se aproveitar dos ricos e tirando seu dinheiro sem que eles percebam? Isso em novelas, filmes, e até na vida real; como sempre dizem: a arte imita a vida.
Em meio a golpes e trapaças bem arquitetadas, o
livro consegue arrancar risadas, deixa a gente curioso pra saber qual será a próxima armação de Locke e seu bando e o final, em resumo, é surpreendente (quem já leu sabe, rsrsrs).  
Para quem não sabe, As Mentiras de Locke Lamora é um livro premiado como Melhor Revelação do British Fantasy Award e já foi vendido para 28 países (o que você está esperando para ler?!).
O autor, Scott Lynch, já foi escritor free-lance de RPG; dá para notar os traços ao ler o livro, que tem continuação. Aqui no Brasil já temos Mares de Sangue, que é o segundo volume, e o terceiro se chama República de Ladrões. O quarto, intitulado The Thorn of Emberlain, ainda não está aqui no Brasil (mas estou ansiosa, rsrsrs).
 
 
 
 
  
Se o primeiro é bom, estou louca para ler a continuação das aventuras dos Nobres Vigaristas. 

 

 Bom gente, essa foi a postagem de hoje. Espero que tenham curtido. Bom feriado a todos e até mais! 
 
   

 

 
Postado por:

Hanna de Paiva

Gostou? Leia esses outros:

Booktag | Primavera Literária

Booktag | Primavera Literária

Olá meu povo, como estamos? O mês de setembro […]

Amor em Roma | Sarah Adams

Amor em Roma | Sarah Adams

Olá meu povo, como estamos? Alguns livros tem o […]

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Classificação de resenhas

Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo

anuncie aqui