30 de May de 2017

Resenha do livro: Legado

   Olá meu povo, como estamos? Hoje vim falar para vocês sobre o livro que li, fora de desafio literário (sim, leio dois livros ao mesmo tempo, rsrs). O livro é Legado, de Hugh Howen, o terceiro da trilogia que começou em Silo. Já deixo logo avisado que pode ter spoilers dos dois primeiros livros… Se você não liga para isso, vem ver o que achei! 😊





Livro: Legado

Autor: Hugh Howen

Editora: Intrínseca

Ano: 2016

Sinopse: 


   “A batalha pelo Silo já foi vencida. A guerra pela humanidade só está começando. É um tempo em que, para sobreviver, os humanos precisam se manter em cidades subterrâneas, aprisionados, sem ligação com o mundo lá fora. 
 Juliette, uma operária nascida nos subterrâneos, se torna prefeita do Silo 18, que está se recuperando de uma rebelião. Seu governo encontra grande resistência por causa da controversa escavação para resgatar os supostos sobreviventes do Silo 17, uma empreitada vista com desconfiança que está espalhando o medo entre os moradores do Silo 18.
Como se isso não fosse um desafio grande o bastante, Juliette também recebe transmissões de Donald, a voz que alega ser líder do Silo 1 e está disposta a ajudar — mas também é capaz de fazer ameaças horríveis. Talvez Donald não seja o monstro que Juliette vê. Quem sabe ele não é a peça-chave para a salvação de toda a espécie humana? Mas será que ainda há tempo? 
As escolhas de Donald e Juliette podem mudar o mundo… ou extingui-lo de vez.”

   Depois de desobedecer a ordem da limpeza e chegar até onde ninguém pensou que Juliette conseguiria, a mocinha volta cheia de ideias para revolucionar o Silo 18 e derrubar quem supostamente manda e desmanda nos prefeitos e xerifes do silo. Logo ela, em seu cargo de prefeita recém-conquistado, começa a cavar um túnel para encontrar seus amigos do Silo 17, a quem ela havia prometido que voltaria para buscar. O que ela não sabia era que enfrentaria um grande obstáculo de seu próprio povo… Nem o povo da Mecânica, onde ela tinha amigos antigos e leais estavam levando muito a sério o que ela dizia… Ninguém nunca voltou da limpeza, talvez o ar do exterior deixasse as pessoas loucas… e essa loucura levaria as outras pessoas à morte… As pessoas não diziam isso abertamente, mas era o que elas certamente pensavam ao encarar Juliette no comando da escavação rumo a um lugar que até então as pessoas nem sabiam que existiam, e podia muito bem ser mentira da louca…


“Seu medo era parar de novo  não conseguir convencê-los a deixá-la continuar. prefeita ou não, chefe de turno ou não, homens que ela considerava corajosos haviam deixado a sala do gerador apreensivos. Pareciam aterrorizados com a ideia de que ela pudesse perfurar uma vedação sagrada e permitir que o ar sujo e assassino entrasse. […] Muitos mantinham a distância, como se ela tivesse alguma doença.” 



   Assim começa Legado… A luta de Juliette para chegar novamente até o Silo 17 causa transtornos até no Silo 1, que começa a sentir os tremores no chão. Mas para a sorte de Juliette e Lukas, seu namorado, Donald, o chefe do turno é aliado deles e diz que tem coisas sobre o mundo antigo a comentar. Lukas leva a sério, mas Juliette acha que tudo o que Donald fala sobre um mundo onde todos andavam em solo aberto é pura mentira… No entanto, ele sabe de certas coisas sobre o Silo 18, e tem poder também. Afinal, ao apertar de um botão ele poderia acabar com centenas de vidas que viviam ali embaixo… Logo a escavação chega ao Silo 17 e Juliette consegue resgatar Solo e seus amigos que a estavam esperando. Solo há muito tempo não via tanta gente aglomerada, os mais novos nem sabiam o que era isso… O povo do Silo 18 acha que é bruxaria, especialmente o padre Wendel, que acusa Juliette de conspiração na cara dela. 



“Vira como o mundo era vasto com os próprios olhos, ficara no alto de um morro olhando a terra. Só precisava mostras aos outros o que havia lá fora. Então todos iriam se dedicar àquele trabalho em vez de temê-lo.”



   Enquanto isso, no Silo 1, há uma investigação sobre assassinato, onde Donald se torna o principal suspeito… E sua irmã, recém acordada, nem sabe direito o que está acontecendo, e ainda tem que ficar escondida… Mas logo ela se torna de grande utilidade para Juliette, que até então a via como ameaça…
   Assim é o terceiro livro dessa trilogia que me prendeu do início ao fim… Juliette, apesar de ter seu nome inspirado na peça Romeu e Julieta, não era nem um pouco romântica. Era uma batalhadora, sem papas a língua e que só ficou mais forte no decorrer dos livros. Lukas, o rapaz que só via as estrelas e flava coisas que ela achava besteira de sonhador, logo se mostrou um rapaz mais centrado e inteligente do que todos imaginavam. Juliette viu aliados onde menos esperava e o livro tem um final que me deixou curiosa… Eu não vou falar aqui, fiquem curiosos também. Afinal, se eu falar, que graça tem vocês lerem? 😜
   Mas todos os três livros são bem fortes se analisar bem. Em Silo, vimos um povo que tenta sobreviver, mas descobre que aquele mundinho subterrâneo nem sempre foi assim… e quem se revolta contra ele morre. Em Ordem vimos como e porque tudo isso começou. Em Legado, vimos o resultado das escolhas dos governantes. Até onde eles vão para manipular as pessoas? Até onde vão no seu jogo de poder? Será que vale tudo mesmo na guerra? Será que tudo aquilo foi feito mesmo para salvar pessoas, ou foi consequência de ações egoístas e disputa do “mais forte”? 
   Foram meus principais questionamentos ao terminar de ler esse livro. Principalmente ao saber a serventia dos silos. Foram construídos 50 silos, os quais serviriam como estoque de pessoas para o mundo novo. Até então era uma ideia “salvadora”. Mas a ideia que sempre foi posta era que apenas 1 silo sobrevivesse, de forma aleatória. Do mesmo jeito que os silos são apagados ao toque de um botão, ao chegar no prazo limite de confinamento, apenas 1 silo sobreviveria e teria o direito de saber como é o mundo exterior sem morrer sufocado… 
   Agora a pergunta… realmente eram apenas os 50 silos as únicas pessoas do mundo? O ar estava mesmo contaminado? O que matava as pessoas sufocadas estava no mundo tão vasto quanto apenas os livros e Donald com sua irmã Charlotte diziam ser? Essas perguntas levaram Juliette a ir mais longe… Dizem que a curiosidade matou o gato, mas eu acho que ela é bem vinda se bem utilizada e direcionada… 


“Afinal, no que estava pensando quando começou aquela empreitada? Que podia consertas as coisas? Que podia pôr em ordem o mundo que ajudara a destruir? Já fazia muito tempo que haviam acabado as esperanças de conserto para o mundo. De colocar as coisas em ordem.”  



   No final, pode parecer viagem minha, mas me lembrou um pouco o mito da caverna, onde as pessoas não saíam porque tinham medo do novo. Quando Juliette chegou de uma viagem que ninguém tinha voltado, aquilo já foi um espanto. Imagina agora a moça que acabou de voltar, dizendo que o mundo é grande, é vasto e tem coisas que só se viam nos livros infantis? Ainda mais com um estranho do Silo 1, dizendo que viveu nesse mundo? O que você pensaria se vivesse sua vida inteira num silo, achando que seu mundo só aquilo, e de repente chega alguém falando que tem mais?!   

   Ainda mais depois da escavação, que todos achavam que seria algo inútil e que mataria a todos, mas que se tornou o único refúgio para as poucas pessoas que atravessam quando o Silo 18 sofre desligamento pelo Silo 1. Aí é que tudo sai dos eixos de vez para quem vivia sua vidinha pacata em seu literalmente mundinho do silo… 


“E então percebeu que falara como todos os outros que tinham sido mandados para a limpeza, todos os perigosos sonhadores, os loucos, os alucinados, aqueles de quem zombara e que nunca compreendera. Falou como uma pessoa que sabia que uma máquina funcionava sem precisar olhas por dentro, sem precisar desmontá-la.”



   Eu dou nota máxima a esse livro e super recomendo a leitura. Ela me fez pensar bastante nas coisas que estão acontecendo no mundo atualmente e no que as ações das pessoas, ou a falta delas pode ocasionar… 
   Vocês já conheciam essa trilogia? Já leram? Me contem aí! 
    Até mais! 😊 


Leia também:



Silo



Ordem






Postado por:

Hanna de Paiva

Gostou? Leia esses outros:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Classificação de resenhas

Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo

anuncie aqui