14 de outubro de 2021

Sobre minhas leituras da infância

    Olá meu povo, como estamos? Aproveitando que essa semana tivemos o dia das crianças, que acabou levando a um momento nostálgico, depois que li um post no blog Prefácio, onde a Silvana mostrou as séries que ela lia. 
    Eu não era muito de ler séries de livros, porque eu nem tinha ideia que os livros poderiam ser assim (rsrsrs). 
Sobre minhas leituras da infância
Foto: Creative Commons/Pixabay

   Mas resolvi mostrar aqui alguns que marcaram minha infância, me levando a conhecer o mundo da imaginação (e levando minha mãe às risadas, pois ela se divertia mais com eles do que eu mesma, que ainda estava aprendendo a ler, rsrs).   

1. O reizinho mandão 

O reizinho mandão | Ruth Rocha
Foto: Divulgação

   Esse foi um dos primeiros livros que li, quando descobri a biblioteca da escola. Lembro que eu era uma das poucas crianças que preferiam se aventurar no mundo dos livros, sem ser por atividades que os professores passavam. 
   Então sempre que dava, levava esse livro para casa e lia no final de semana com minha mãe. 

2. A mãe da filha, A filha da mãe

  Esse foi o primeiro livro que, de fato, minha mãe comprou para mim. Infelizmente, não achei a capa dele para mostrar aqui. 
  Lembro que ela chegou toda feliz, pois tinha ido na rua resolver umas coisas e não me contou que me traria um presente. Ele veio numa embalagem de presente tão fofa, que me senti como se tivesse fazendo aniversário (rsrsrs). 
  Esse livro ficou marcado, pois foi com ele que aprendi a ler sem ficar soletrando, e acabei lendo e relendo diversas vezes, que já sabia até a história de cor. 
  E ficou mais marcado ainda, pois eu tinha um coelho de estimação na época, o Fofinho, que fez o favor de deixar sua contribuição na leitura, roendo uma parte do livro (rsrsrs).

3. Gibis da Turma da Mônica

Turma da Mônica | Maurício de Souza
Foto: Divulgação

  Esse é o mais emblemático. Minha mãe se divertia mais com eles do que eu mesma… E, sinceramente, acho que ela só dizia que comprava para mim como desculpa, pois quem queria mesmo ler era ela e não queria admitir (rsrsrs). 
   Mas era legal mesmo assim, pois líamos juntas e acabei crescendo conhecendo essa turminha linda, que me encanta até hoje. 

4. Sítio do Pica-Pau Amarelo 

O sítio do Pica-Pau Amarelo | Monteiro Lobato
Foto: Divulgação
   Acho que é a única série que li de fato, quando era criança. Apesar de bastante polêmica, as aventuras de Narizinho, Pedrinho e seus amigos no sítio da avó marcaram gerações. 
  Hoje eu entendo o motivo de ter gerado tanta polêmica e ainda haver discussões sobre o que Monteiro Lobato expunha para as crianças. 
  Mas quando criança, eu focava mais nas aventuras da Emília e das crianças, então eram livros que eu gostava. 
   E aí, quais foram os livros que mais te marcaram na infância? Me contem aí! 😉

   
Postado por:

Hanna de Paiva

Gostou? Leia esses outros:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Comments

Classificação de resenhas

Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo

anuncie aqui