Olá meu povo, como estamos? Ainda no clima do Dia Internacional das Mulheres, resolvi responder uma TAG, que vi no blog Prefácio.
A TAG se chama, literalmente, Mês das Mulheres, que achei bem conveniente para o mês de março, apesar de não ter sido indicada por ninguém, mas vou responder de enxerimento mesmo (rsrsrs).
1. Primeiro livro escrito por uma mulher que você leu
R. O primeiro livro que li na vida foi, coincidentemente, escrito por uma mulher. O reizinho mandão, de Ruth Rocha, alegrou muitas de minhas tarde depois da escola (e as da minha mãe também, pois ela lia junto comigo).
2. O seu livro preferido escrito por uma mulher
R. O vampiro Lestat, da Anne Rice, sem dúvidas!
3. Sua protagonista feminina favorita
R. Juliete, da trilogia Silo, é minha protagonista feminina favorita. Ela não se deixa abalar por nada e é uma verdadeira heroína, sem precisar de armas fantásticas ou poderes mágicos. Ela é gente como a gente, em busca de justiça. Apesar da trilogia ter sida escrita por um homem (Hugh Howey), ainda gosto da Juliete como protagonista, especialmente nos dois primeiros livros.
4. Melhor vilã
R. Para mim, a melhor vilã de todas é a Rainha de Copas. Se bem que já falei várias vezes que não considero ela tanto vilã assim.
5. Melhor sisterhood (amizade feminina)
R. Sei que já repito esse livro aqui. Não é porque a autora é parceira do blog (rsrsrs), mas de fato eu amei a estória e a amizade entre Olívia e Sophie é maravilhosa. Não tem disputa, nem briguinha imatura. De fato as duas são amigas, e essa amizade só vai se fortalecendo no decorrer da Divina Conspiração, da Gabi Ruas.
6. Um livro com protagonista não branca
R. Na verdade, a própria coleção Femme Fatale traz muitas protagonistas não brancas, mas queria citar aqui a Rapunzelly, de Enclausurados, da autora Aimee Oliveira, por ser a mais cativante que li até agora.
7. Uma personagem feminina que quebra padrões
R. Esse eu tenho que citar Gaia, de A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões, de Louise O’Neill, que foi minha leitura mais recente. Ela ganhou meu respeito e vai ficar para sempre no meu coração.
8. Se eu fosse uma personagem feminina, eu seria…
R. Ah, eu queria ser a Amber, da trilogia Legado Ranger (Raphael Draccon). A mulher me conseguiu domar não apenas um dragão, mas dois e ainda tem a armadura mais fantástica dentre todos os Rangers (fora que, quando pequena, eu sonhava em ser a Power Ranger rosa, rsrsrs).
E essa foi a postagem de hoje. Já tinham visto essa TAG? O que acharam? Me contem aí!
Bruna Domingos
Ah que tag maravilhosa, aproveitei pra anotar algumas dicas. Amei!!!
Beijos
http://www.leiapop.com/
Tamires Marins
Oi, Hanna
O primeiro livro que eu li também foi de uma mulher. O Caso da Borboleta Atiria, da Lucia Machado de Almeida. <3
Beijos
– Tami
https://www.meuepilogo.com
Na Nossa Estante
Oi hanna, tudo bem? Gaia é tão polemica, mas eu acho que ela sai de um ciclo de abuso e entra em outro e muita gente nem percebeu. E nossa, Ruth Rocha, muito bem lembrado!!1 Bateu até saudades!
Bjs, Mi
O que tem na nossa estante
Luciano Otaciano
Oi, Hanna! Como vai? Gostei da TAG! Suas respostas foram reveladoras. Li alguns livros citados nas suas respostas. Abraço!
https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Jessica Andrade
Oi Hanna,
Adorei a TAG.
Silo é um dos livros que pretendo ler e fiquei animada por ter uma protagonista assim.
A Pequena Sereia eu estava até animada, mas depois de algumas resenhas que li fiquei com um pé atrás.
Bjs
https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/
Hanna Carolina Lins
Oba! =)
Hanna Carolina Lins
Eu notei que aconteceu isso e fiquei incomodada também. Mas a Pequena Sereia original também faz isso, com a diferença que a Gaia teve um final mais feliz do que a original… 😉
Eu tenho um amor muito grande por O reizinho mandão S2
Hanna Carolina Lins
Super recomendo Silo, é uma trilogia bem legal, mas não crie expectativas com relação ao final… rs
E A pequena sereia, recomendo que leia o conto original antes de ler essa versão 😉