Olá meu povo, como estamos? De uns tempos para cá, tenho me aventurado cada vez mais em romances de época; um gênero que eu não dava tanta bola, mas acabou se tornando meu favorito.
Mas toda vez que falo sobre isso, percebo que algumas pessoas sentem o mesmo receio que eu em relação às obras desse estilo. Talvez por acharem que estão lendo um clássico de linguagem rebuscada, ou algo do tipo.
Por isso, hoje eu separei cinco motivos pelos quais você pode (e até deve, por que não?) se arriscar nos romances de época.
1. Aprendemos palavras novas, porém sem precisar de um dicionário
Os romances de época seguem um código de escrita formal, com palavras que não estamos acostumados a usar diariamente. Contudo, bem diferente de um clássico, a escrita não é rebuscada ao ponto de precisarmos ter um dicionário do lado para saber o que estamos lendo.
Assim, ao ler um título do gênero nos faz aprender palavras novas e cultas, as quais podem ser aplicadas em uma reunião de trabalho, ou apresentação de projetos, por exemplo. Isso nos dá uma maior liberdade ao escrever textos profissionais, que passem uma imagem mais intelectual e chique.
2. Uma viagem de volta no tempo
Apesar de ser um romance fictício, é interessante ter a sensação de viagem no tempo e ver como eram os costumes e a moda da época. Assim, podemos notar o quanto as pessoas tinham muitas limitações em comunicação, por exemplo, esperando por meses até que uma carta chegue ao destino, enquanto hoje em dia tudo seria resolvido em minutos, com um simples e-mail.
3. Observações sobre a sociedade
Muito se fala sobre o quanto estamos cada vez mais modernos. Porém certas coisas nunca mudam. Assim, é interessante ver como diversos comportamentos que temos hoje vem de uma raiz antiga, passando de geração em geração.
O que, apesar de chamar atenção, nem sempre é algo do que possamos nos orgulhar. Entretanto, é uma oportunidade que temos de ver o passado e refletir sobre o que esperamos para nosso futuro.
4. Clima de contos de fadas
Romances de época são doces e com um toque de contos de fadas. Talvez pelo glamour das histórias ambientadas em castelos e palácios chiques, com membros da nobreza em destaque, essa sensação fique mais evidente.
A parte boa é que histórias mais leves costumam ter um “final feliz”, o que também é garantia em livros do gênero. Assim, já embarcamos sabendo que tudo acabará bem, hehe.
5. Clima de amor no ar
Complementando o item anterior, boa parte do clima de contos de fadas se deve á forma como o romance entre os protagonistas se desenvolve. É tudo tão gostoso de se acompanhar, que viramos as donzelas apaixonadas por alguns momentos e voltamos a acreditar no amor verdadeiro.
E aí, será que algum desses motivos te convenceu? Para te ajudar mais um pouco, vou aproveitar e deixar aqui algumas indicações de romances de época que li e gostei bastante.
Pamela
eu já fui louca pelos romances de época, li todos de bridgerton tem uns anos, só não li o último que conta como estão todos. Já li esse romance com o duque e acho adorável, preciso ler os outros desse.
E quero ler noivas em fuga.
Beijos!!
https://www.pamlepletier.com/
Hanna de Paiva
Oi Pam, eu adoro romances de época, eles trazem uma vibe tão leve, né? Espero que consiga ler os da Tessa Dare, são ótimos =)
Thamila mascarin (4 you Books mania)
oIEE hANNA, TUDO BEM?
tE DIZER REALMENTE ALGUMAS PESSOAS TEM DÚVIDAS SOBRE LER OS ROMANCES DE ÉPOCA E TUDO QUE VOCÊ COLOCO É ESSENCIAL PARA QUE AS PESSOAS LEIAM MESMO. aMEI SEU POST.
bEIJINHOS, tHAM
4 You Books Mania
Hanna de Paiva
Fico muito feliz que tenha gostado do post, =) E sim, eu acho que ainda tem certo receio do público em relação ao gênero. Mas ele é tudo de bom, ^^