18 de maio de 2024

5 Motivos para ler Romances de Época

Olá meu povo, como estamos? De uns tempos para cá, tenho me aventurado cada vez mais em romances de época; um gênero que eu não dava tanta bola, mas acabou se tornando meu favorito.

Mas toda vez que falo sobre isso, percebo que algumas pessoas sentem o mesmo receio que eu em relação às obras desse estilo. Talvez por acharem que estão lendo um clássico de linguagem rebuscada, ou algo do tipo.

Foto: Divulgação

Por isso, hoje eu separei cinco motivos pelos quais você pode (e até deve, por que não?) se arriscar nos romances de época.

1. Aprendemos palavras novas, porém sem precisar de um dicionário

Os romances de época seguem um código de escrita formal, com palavras que não estamos acostumados a usar diariamente. Contudo, bem diferente de um clássico, a escrita não é rebuscada ao ponto de precisarmos ter um dicionário do lado para saber o que estamos lendo.

Assim, ao ler um título do gênero nos faz aprender palavras novas e cultas, as quais podem ser aplicadas em uma reunião de trabalho, ou apresentação de projetos, por exemplo. Isso nos dá uma maior liberdade ao escrever textos profissionais, que passem uma imagem mais intelectual e chique.

2. Uma viagem de volta no tempo

Apesar de ser um romance fictício, é interessante ter a sensação de viagem no tempo e ver como eram os costumes e a moda da época. Assim, podemos notar o quanto as pessoas tinham muitas limitações em comunicação, por exemplo, esperando por meses até que uma carta chegue ao destino, enquanto hoje em dia tudo seria resolvido em minutos, com um simples e-mail.

3. Observações sobre a sociedade

Muito se fala sobre o quanto estamos cada vez mais modernos. Porém certas coisas nunca mudam. Assim, é interessante ver como diversos comportamentos que temos hoje vem de uma raiz antiga, passando de geração em geração.

O que, apesar de chamar atenção, nem sempre é algo do que possamos nos orgulhar. Entretanto, é uma oportunidade que temos de ver o passado e refletir sobre o que esperamos para nosso futuro.

Foto: Divulgação

4. Clima de contos de fadas

Romances de época são doces e com um toque de contos de fadas. Talvez pelo glamour das histórias ambientadas em castelos e palácios chiques, com membros da nobreza em destaque, essa sensação fique mais evidente.

A parte boa é que histórias mais leves costumam ter um “final feliz”, o que também é garantia em livros do gênero. Assim, já embarcamos sabendo que tudo acabará bem, hehe.

5. Clima de amor no ar

Complementando o item anterior, boa parte do clima de contos de fadas se deve á forma como o romance entre os protagonistas se desenvolve. É tudo tão gostoso de se acompanhar, que viramos as donzelas apaixonadas por alguns momentos e voltamos a acreditar no amor verdadeiro.

E aí, será que algum desses motivos te convenceu? Para te ajudar mais um pouco, vou aproveitar e deixar aqui algumas indicações de romances de época que li e gostei bastante.

Postado por:

Hanna de Paiva

Gostou? Leia esses outros:

Ghostwriter | Alessandra Torre

Li até a página 100 e… #51: Ghostwriter

Olá meu povo, como estamos? Uma de minhas leituras […]

Os Garotos do Cemitério | Aiden Thomas

Quotes #19: Os Garotos do Cemitério

Olá meu povo, como estamos? Os Garotos do Cemitério […]

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comments

Classificação de resenhas

Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo

anuncie aqui