27 de May de 2025

Cult | Museu Catavento

Olá meu povo, como estamos? Para quem me acompanha nas redes sociais, viu que eu estou passando uns dias na casa do meu namorado em São Paulo. E sempre aproveito para turistar pelo que está se tornando meu segundo lar. Dessa vez, consegui conhecer o Museu Catavento, que estava na minha lista de sonhos de viagem.

Foto: Hanna de Paiva | Mundinho da Hanna

Para quem não conhece, o Museu Catavento fica na cidade de São Paulo e atrai turistas de todos os cantos e idades, por conta de sua arquitetura antiga, que remete ao início do século XX. Isso porque o prédio inicialmente pertencia ao Palácio das Indústrias. Talvez por isso, ao entrarmos no local, somos transportados a um tempo em que fábricas tomavam conta das capitais e levavam o progresso.

O museu mesmo foi inaugurado anos depois, já em 2009, utilizando as instalações e dando um novo ar para a cidade. Lá, temos acesso a diversas atividades, já que o objetivo do museu de ciências é não apenas trazer os conhecimentos que os pesquisadores trouxeram ao mundo, mas também ensinar de forma lúdica e prática sobre a vida, o universo e tudo mais.

São três andares de atrações, que vão desde paleontologia (minha área) até os tempos atuais, que deixam o imaginário dos visitantes bastante animado e cheio de ideias e suspiros admirados. E talvez por isso também, fiquei encantada ao saber da existência dele, desde que o Erik se aventurou pela cidade e saiu desbravando todos os museus que a capital oferece.

E, agora tendo a oportunidade de ver com meus próprios olhos, pude comprovar a paixão dele pelo Museu Catavento, que também se tornou meu favorito da vida! Cheguei lá umas 14h e consegui desbravar o museu todo antes de encerrarem as atividades do dia.

Na parte do térreo temos acesso à sessão de paleontologia e biologia geral, a qual nos mostra a biodiversidade que tempos no país, tanto atual quanto extinta. Achei muito divertida a forma como eles apresentaram o material e, se estivesse trabalhando em sala de aula, certamente seria um local em que levaria meus alunos, para dar diversas aulas.

As salas são bastante coloridas, o que é perfeito para atrais atenção das crianças e do público adulto leigo. Até meu namorado que é um “civil” (não é cientista) se amarrou na apresentação do material e ficava admirado com o quanto a natureza é bela.

Já nos andares superiores, conhecemos a ciência feita pela mão humana, através das descobertas científicas ao longo dos séculos. Usando e abusando da tecnologia, o museu tem todo um jogo de luzes e equipamentos criativos, para que os visitantes possam se sentir cientistas e descobrir como conceitos de física e química aprendidos na escola podem ser aplicados de forma prática e nos ajudam como sociedade até hoje.

Mesmo sendo cientista profissional, ver e brincar com diversos experimentos no museu me levaram aos meus tempos de criança e o quanto sonhava com o que ser quando crescesse. Assim, foi nostálgico e bem divertido andar pelas salas e ver que eu sabia o motivo de todas aquelas máquinas estarem ali.

No último andar, podemos ver o terraço, que dá uma vista linda para o jardim e do borboletário (que não visitei por estar fechado), que parece uma nave espacial, de tão moderninha. Além disso, é onde temos mais uma sessão com bastante tecnologia e uso de IA para atrair o público, através de brincadeiras e sessões de cinema de divulgação científica.

E se você pensa que as atrações terminam quando saímos do prédio, se enganou! No pátio tem bastante espaço e ainda é possível ver diversas atrações, que complementam o que visitamos no interior do museu, especialmente as maquetes em tamanho natural de locomotivas e até do 14-Bis, de Santos Dumont.

Em resumo, o Museu Catavento foi um sonho de cientista (e de turista também, porque não?), que vai ficar para sempre na minha memória e só reforço aqui o quanto se tornou o meu favorito. Se você ficou com vontade de conhecer o local, basta seguir as dicas disponíveis no site.

O ingresso custa R$18,00 (inteira) e R$9,00 (meia entrada). Se tiver mais disponibilidade, no primeiro domingo de todo mês a entrada é gratuita. Mas caso não consiga, o museu funciona em outros dias, de terça a domingo, das 9h às 17h, com fechamento da bilheteria às 16h.

Agora me conta nos comentários: ficou com vontade de conhecer o Museu Catavento? Gosta de passeios mais cult pela cidade?

Postado por:

Hanna de Paiva

Gostou? Leia esses outros:

Recebidos da Bienal do Livro 2025

A Estante Aumentou | Tudo que eu trouxe da Bienal do Livro 2025

Olá meu povo, como estamos? A Bienal do Livro […]

Bienal do Livro 2025

Bienal do Livro – RJ 2025

Olá meu povo, como estamos? A Bienal do Livro […]

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

2 Comments

Classificação de resenhas

Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo

anuncie aqui