19 de fevereiro de 2022

Inspirações Literárias | 5 Thrillers para iniciantes

 Olá meu povo, como estamos? Thriller é um dos gêneros literários que fazem parte da minha zona do conforto. Mas vejo que ainda há certa resistência a ele por parte dos leitores, especialmente por trazer elementos que possam causar desconforto num primeiro momento. Acontece que nem todos os livros desse estilo são assustadores; muito pelo contrário, mantém o clima de mistério no ar, sem te render pesadelos à noite.
Inspirações Literárias | 5 thrillers para iniciantes
Foto: Creative Commons/Pixabay

 

Hoje trouxe alguns exemplos de thrillers mais levinhos, para você que tem curiosidade, mas tem medo de se aventurar no gênero, ou não sabe muito bem por onde começar. Antes, para quem só ouve o termo, mas não sabe o que o termo significa:
Thriller é um gênero literário conhecido por promover o clima de tensão e suspense, com muitas revelações bombásticas e adrenalina.
Ele ainda pode ser dividido em alguns subgêneros, como:
Thriller Tecnológico – normalmente associado ao desenvolvimento de uma tecnologia cara e rara, que pode causar a destruição do mundo.
Thriller Psicológico – normalmente é contado pelo ponto de vista do protagonista. Envolve uma percepção do personagem quanto ao mundo à sua volta, uma mente confusa e um medo ou fascínio pela morte. Como os personagens tem uma carga emocional grande, podem ser os romances mais densos e assustadores.
Thriller de Conspiração/Mistério – envolve um segredo a ser desvendado pelo protagonista (que pode ser um detetive amador ou não). Normalmente tem questionamentos sobre moralidade dos personagens, onde sabemos quem é o mocinho e “o culpado”.
Thriller Médico – normalmente envolve uma doença misteriosa, que acaba saindo de controle e precisa ser combatida.
Thriller Político – envolve, normalmente, conspirações políticas ou jurídicas. Conspirações que podem ter um toque de realidade convincente, além de envolver bastante adrenalina e cenas de “tiro, porrada e bomba”.
E algumas dicas de thrillers mais levinhos podem ser:

1. Um Estudo em Vermelho

 
Autor: Arthur Conan Doyle
Editora: Zahar
Páginas: 192
Ano: 2013 (edição atual)
Skoob | Amazon
Um Estudo em Vermelho | Arthur Conan Doyle
Foto: Divulgação

 

Publicado originalmente em 1887, Um estudo em vermelho chegou a ser considerado uma espécie de “livro do Gênesis” para os casos de Sherlock Holmes, pois marca não só a primeira aparição pública do detetive mais popular da literatura universal como o primeiro encontro entre Holmes e Watson. Ao buscar conhecer melhor seu novo amigo, em pouco tempo Watson vê-se envolvido numa história sinistra de vingança e assassinato…
Essa edição traz texto integral e cerca de 30 ilustrações originais. A versão impressa apresenta capa dura e acabamento de luxo.

 

2. Assassinato no Expresso Oriente

Autora: Agatha Christie
Editora: Harper Collins
Páginas: 240
Ano: 2020 (edição atual)
Skoob | Amazon
Assassinato no Expresso Oriente | Agatha Christie
Foto: Divulgação

 

 

Em meio a uma viagem, Hercule Poirot é surpreendido por um telegrama solicitando seu retorno a Londres. Então, o famoso detetive belga embarca no Expresso do Oriente, que está inesperadamente cheio para aquela época do ano. Pouco tempo após a meia-noite, o excesso de neve nos trilhos obriga o trem a parar. Na manhã seguinte, o corpo de um dos passageiros é encontrado, golpeado por múltiplas facadas. Com os passageiros isolados por conta da neve, e tendo um assassino entre eles, a única solução é que Poirot inicie uma investigação para descobrir quem é o criminoso ― antes que se faça mais uma vítima.

 

 
 

3. O Último Templário

Autor: Raymond Khoury
Editora: Ediouro
Páginas: 480
Ano: 2006
Resenha | Skoob | Amazon
O último templário | Raymond Khoury
Foto: Divulgação
Durante o ataque muçulmano, em 1291, à antiga cidade de Acre, no Reino Latino de Jerusalém, a galé “Templo do Falcão” zarpa, levando um pequeno grupo de cavaleiros, entre eles o jovem templário Martin de Carmaux, seu mestre, Aimard de Villiers, e um misterioso baú a eles confiado pelo grão-mestre da Ordem dos Templários momentos antes de sua morte. O barco desaparece sem deixar rastro.
Sete séculos depois, na cidade de Nova York, quatro homens vestidos de templários e montados a cavalo irrompem na festa de abertura de uma exposição de relíquias do Vaticano no museu Metropolitan, espalhando pânico e roubando os objetos expostos. A arqueóloga Tess Chaykin, uma das convidadas da festa, testemunha quando um dos cavaleiros, que parece liderar o grupo, se atém, como num ritual solene, a um único objeto: um misterioso decodificador medieval.
Após o incidente, o FBI instaura uma investigação sobre o caso liderada pelo especialista em anti-terrorismo Sean Reilly. Juntos, Reilly e Tess se envolvem em uma corrida mortal por três continentes em busca do local de descanso do “Templo do Falcão” e da perturbadora verdade sobre sua carga.
 
 

4. Deixada para Trás

Autor: Charlie Donlea
Editora: Faro Editorial
Páginas: 368
Ano: 2017
Resenha | Skoob | Amazon
Deixada para trás | Charlie Donlea
Foto: Divulgação
Nicole Cutty e Megan McDonald são alunas do ensino médio na pequena cidade de Emerson Bay, Carolina do Norte. Quando elas desaparecem de uma festa na praia em uma noite quente de verão, a polícia inicia uma busca maciça. Nenhuma pista é encontrada e a esperança é quase perdida, até Megan milagrosamente aparecer depois de escapar de um bunker no fundo da floresta.
 

5. Cisne Ferido

Autora: Francine Candido
Editora: Increasy
Páginas: 133
Ano: 2020
Resenha | Skoob | Amazon
Cisne ferido | Francine Candido
Foto: Divulgação

 

Odete está morta, mas sua lembrança ainda vive. Odila sabe que a irmã tinha motivos suficientes para desejar o fim de sua vida, mas não se conforma que Odete tenha cometido suicídio. Havia, entretanto, seu casamento destruído. O desaparecimento das filhas. A vida profissional abandonada. Nada nos dias de Odete levava à felicidade, e apesar de Odila guardar rancor desse adeus sem despedidas, também sabia que não era, ela mesma, considerada um exemplo de saber viver.
Odila era uma dublê apaixonada pelo seu trabalho, e apesar do casamento tóxico com o marido e a intensa atração pelo cunhado, tinha certeza que colocaria sua vida nos trilhos. Só precisava de coragem, a mesma coragem que Odete havia demonstrado nos momentos finais. E talvez seguir cada passo dos últimos momentos da irmã fosse a única maneira de Odila encontrar a própria salvação.
“Cisne Ferido” é um suspense inspirado na história de Odete e Odila, personagens do filme “A Princesa Encantada” e do ballet dramático “O Lago dos Cisnes”. O livro faz parte da antologia Femme Fatale, composta por 12 novelas sem relação entre si de 12 diferentes autoras da Increasy Consultoria Literária, com a proposta de trazer uma releitura de princesas e heroínas da literatura.
 
E aí, já leram algum desses livros? Tem alguma outra sugestão de thrillers para iniciantes? Me contem aí!

 

 

Postado por:

Hanna de Paiva

Gostou? Leia esses outros:

Booktag | 5,4,3,2,1

BOOKTAG | 5,4,3,2,1

Olá meu povo, como estamos? Hoje eu quero começar […]

Ghostwriter | Alessandra Torre

Li até a página 100 e… #51: Ghostwriter

Olá meu povo, como estamos? Uma de minhas leituras […]

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Comments

Classificação de resenhas

Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo

anuncie aqui