Olá meu povo, como estamos? O ano está em contagem regressiva para dar adeus, mas ainda temos tempo de fazer a recapitulação do que rolou por aqui em 2025, não é mesmo?
Esse ano resolvi fazer diferente e pretendo apresentar os itens que costumo avaliar em posts separados. Assim, nessa primeira parte quero mostrar quais foram as melhores leituras que fiz ao longo desses 12 meses. Além disso, quero deixar claro que este não é um ranking do melhor para o pior, nem nada do tipo. É apenas uma lista com todas as leituras que me marcaram de alguma forma e mereceram estar no pódio.
Dito isto, vamos aos selecionados:
Sob A Ponte do Mal – Loreth Anne White

Trinity Scott, a ambiciosa podcaster de true crime, vê uma grande chance de sucesso em sua nova série sobre o caso de Clayton Jay Pelley. Há mais de duas décadas, Pelley, um respeitado orientador educacional, confessou o assassinato brutal de Leena Rai, uma adolescente da cidade. Porém o motivo por trás do crime sempre foi um mistério.
Agora, em entrevistas exclusivas da prisão, Pelley revela a Trinity uma versão surpreendente dos eventos daquela noite sob a Ponte do Mal. Ele jura que é inocente. Mas será que ele estava mentindo antes… ou está mentindo agora?
Com sua popularidade crescendo a cada episódio, Trinity descobre que está perdendo uma peça-chave: Rachel Walczak, a detetive aposentada que desvendou os segredos de Pelley e o colocou atrás das grades. Relutante em revisitar o caso, Rachel só começa a questionar tudo o que sabia quando o podcast de Trinity ganha força e as revelações de Pelley se tornam mais perturbadoras.
À medida que o mistério se aprofunda, fica claro: Pelley não é o único em Twin Falls que guarda um segredo.
Charles Maxwell e O Mistério da Chapeuzinho Vermelho – G. C. Bellfox

Em 1936, a cidade de Edimburgo é abalada por terríveis notícias: é constatado, em meio a circunstâncias misteriosas, o desaparecimento de Chapeuzinho Vermelho.
Para investigar tais fatídicos acontecidos, surge em cena Charles Maxwell – um homem fora dos padrões e excêntrico, de forte senso de humor e alguns poderes fantásticos, na companhia da igualmente nada convencional freira Madeline Tuck.
Juntos, embarcam em desventuras para solucionar mistérios e, em seu caminho, surgem mais personagens como o Pinóquio, o Gato de Botas, Branca de Neve, o Barba Azul e diversos outros, fazendo-nos imergir em um incrível mergulho no mundo dos contos de fadas.
Na trama, também somos inteirados no contexto histórico europeu do século XX e até mesmo nos problemas sociais que começavam a existir na época, como a ameaça da Segunda Guerra Mundial e os males provindos da ascensão do nazismo e ideais antissemitas mostrados por meio de analogias diversas.
Assassinato no Beco – Agatha Christie
Nesta coletânea de quatro contos da Rainha do Crime , o amado detetive Hercule Poirot está de volta para investigar casos nada comuns. Em Assassinato no beco , prepare-se para narrativas envolvendo um homicídio disfarçado de suicídio, o roubo de planos militares ultrassecretos, a morte misteriosa de um homem por uma bala que se desviou da trajetória natural e um triângulo amoroso que faz Poirot voltar imediatamente de suas férias.
Compre na Amazon | Resenha | Vídeo
Ecos na Floresta – Diego Souza

Alice prometeu nunca mais voltar a Campos do Jordão. Durante anos, tentou deixar para trás as cicatrizes que a cidade lhe causou. Mas retorna ao lugar após ser convencida pelos amigos de que precisa relaxar. Apenas os cinco em um lindo chalé cercado pela floresta. Era para ser um fim de semana tranquilo, mas algo ali estava errado.
Sussurros ecoam na escuridão, sombras se movem onde não deveriam e o chalé, antes um refúgio, se transforma em uma prisão.
Quanto mais o tempo passa, mais se torna evidente que Alice nunca deveria ter voltado para aquela cidade. Há segredos enterrados ali. Segredos que não querem permanecer ocultos.
Para os fãs de terror Slasher dos anos 1980, Ecos na Floresta é um thriller perturbador e viciante.
Descubra os segredos, mas cuidado: o silêncio pode ser mais perigoso que algumas respostas.
Compre na Amazon | Resenha | Vídeo
Sangue de Cabra – Mylena Queiroz

Em nove cortes, Sangue de Cabra reúne narrativas de meninas e mulheres em meio aos horrores que insistem em acompanhá-las: O vídeo de uma menina assediada viraliza. Uma mulher recomeça a vida enquanto é perseguida por uma cabeça. Uma senhora sonha com o fim sanguinário de um latifundiário. Uma tragédia na cisterna une duas irmãs. Um local conservador readequa socialmente fêmeas. Amigas escrevem um texto sobre um ser com boca nas costas. Pesquisadoras decodificam mensagens em potiguara e em alemão num casarão em uma aldeia. Uma jovem ultrapassa limites ao defender sua colega de classe. Uma especialista em testes de fidelidade monta uma pegadinha com homens reincidentes.
Pedra Papel Tesoura – Alice Feeney

Há muito tempo as coisas andam erradas entre o sr. e a sra. Wright. O marido e roteirista Adam Wright é confessadamente um workaholic, e não consegue dar quase nenhuma atenção a tudo e a todos ao seu redor. Adam e Amelia estão casados há uma década, mas a paixão que um dia os uniu deu lugar a uma relação repleta de ressentimentos e brigas constantes. Determinados a dar uma última chance ao casamento, eles decidem passar um fim de semana romântico em um lugar aconchegante, bucólico e nada comum. No entanto, o que seria um retiro de reencontro se transforma em uma tempestade de neve onde perdemos a visibilidade diante de um jogo de ressentimentos, segredos e obsessão. Prepare-se para uma leitura eletrizante, onde nada é o que parece ser.
Compre na Amazon | Resenha | Vídeo
A Sociedade Supersecreta de Bruxas Rebeldes – Sangu Mandana

Uma das poucas bruxas na Grã-Bretanha, Mika Moon precisa seguir três regras: esconder sua magia, viver de maneira discreta e se manter distante de outras bruxas para que seus poderes não se misturem e causem algum acidente mágico. Como uma órfã que perdeu os pais muito cedo e foi criada por uma figura austera e rigorosa, Mika está acostumada a viver sozinha. E a seguir regras. Todas elas. Com uma exceção: os vídeos que publica on-line “fingindo” ser bruxa. Afinal, ninguém levaria a sério, né?
Mas, então, Mika recebe uma mensagem inusitada implorando que ela viaje até onde Merlim perdeu as barbas para ensinar três jovens bruxas a dominar a própria magia. Contrariando as regras e o bom senso, Mika decide ir e logo se vê envolvida não só com as crianças, mas com os peculiares moradores da Casa de Lugar Nenhum: um anfitrião irreverente e seu marido adorável, uma governanta encantadora e um bibliotecário gato. Quer dizer, chato.
Assim como todos ali, o tal bibliotecário faria qualquer coisa para proteger as meninas, mas, para o Sr. Ranzinza, uma desconhecida como Mika é uma ameaça. E não uma ameaça qualquer, mas uma das mais perigosas: uma ameaça irresistível.
Conforme Mika conquista seu lugar na Casa de Lugar Nenhum, a ideia de ter uma família, um lar, de repente parece possível. No entanto, a magia não é o único perigo no mundo, e quando uma ameaça bate à porta, a jovem precisará decidir se vale a pena arriscar tudo para proteger uma família que nem sabia que procurava.
O Natal dos Fantasmas – Charles Dickens e Cia.

Algo assombra os antigos Natais.Em uma seleção especial com doze histórias de grandes mestres do suspense e fantasia, incluindo contos inéditos no Brasil, acompanhe fantasmas, moradores de mansões inadvertidos, antiquários recheados de vultos, festas de Natal com visitantes espectrais e outros enredos assombrados. Contos selecionados e autores: Ceias fantasmagóricas – Jerome K. Jerome, A história dos goblins – Charles Dickens, A história da velha ama – Elizabeth Gaskell, Smee – A. M. Burrage, O fantasma de Irtonwood – Elinor Glyn, Horror: Uma história real – John Berwick Harwood, Encontro de Natal – Rosemary Timperley, Markheim – Robert Louis Stevenson, O fantasma da véspera de Natal – J. M. Barrie, A história de Natal de Thurlow – John Kendrick Bangs, A bolsa de viagem – Algernon Blackwood, O prato Crown Derby – Marjorie Bowen. Inclui minibiografias dos autores e introdução.
Compre na Amazon | Resenha |Vídeo (em breve)
Fruto Podre – Lucas Santana

Marina perdeu tudo: as amigas, a casa, os pais, o futuro. Quando é obrigada a trabalhar para uma família de ingleses num antigo engenho no interior da Paraíba, ela descobre que as histórias de terror que contam sobre aquelas terras não são apenas contos de fantasmas para assustar menininhas.
O Balido – W. A. Modesto

Elói, um jovem atormentado pelo luto, encontra uma carta misteriosa de sua avó Marta, que ele acreditava estar morta. Em busca de respostas, viaja para um vilarejo isolado no interior da Bahia, e descobre segredos sombrios envolvendo rituais antigos e uma entidade aterradora que conecta sua família a um passado macabro.
Em meio a traições, simbolismos e figuras misteriosas, Elói luta para escapar de um destino trágico. “O Balido” é um suspense psicológico que explora os limites do medo, os segredos de família e a luta pela sobrevivência diante do desconhecido.
Compre na Amazon | Resenha | Vídeo
E aí, já conhecia algum dos citados? Qual te chamou ais atenção? E qual foi o seu favorito de 2025? Me conta nos comentários!