25 de January de 2022

Sapientis | Gabriel Ritta

Olá meu povo, como estamos? Hoje temos mais um conto “brazuca” bem amorzinho por aqui, o Sapientis, escrito por Gabriel Ritta. 
Sapientis | Gabriel Ritta
Foto: Hanna de Paiva | Mundinho da Hanna

 

Obs. Conto lido em parceria com a Confraria Crônicas Fantásticas
 
 
3/24
 
Livro: Sapientis 
 
Autor: Gabriel Ritta
 
Editora: Crônicas Fantásticas
 
Ano: 2022
 
Páginas: 39
Sapientis | Gabriel Ritta

 

Prometo ser breve hoje, já que o conto é bem curtinho. Mas nem por isso ele deixou de me encantar. Em um planeta tão, tão distante, chega uma nave da Terra, levando consigo a sonda Z-56. 
   
Em nome da missão de exploração Zeus-7, o robozinho tem a finalidade de recolher todas as informações sobre a biodiversidade que encontrar e enviar para os humanos. Cumprindo bem seu papel, o robozinho sai registrando tudo o que pode, até que encontra uma forma de vida orgânica. E, enquanto analisava o organismo, uma surpresa: ele fala!
 
Passado o susto momentâneo, ambos começam a conversar. Afinal, como uma lagartixa (a criaturinha falante encontrada pelo robô) pode falar naquele planeta, mas não na Terra? Tão curioso quanto, o bichinho também tem muitas perguntas a fazer, especialmente sobre quem mandou o serzinho metálico até lá. 
 
O diálogo, que parecia impossível, acaba tomando uma proporção bem maior, quando começa a questionar a vida e seu propósito. Esta leitura me foi uma grande surpresa, especialmente por ainda estarmos nas primeiras semanas do ano. E me tocou de maneira tão profunda que nem sei por onde começar a falar.
 
Com toques de “WALL-E” e “Pequeno Príncipe”, ‘Sapientis’ é aquela leitura rápida, gostosinha e que te deixa com um quentinho no coração. Ao mesmo tempo, traz questionamentos tão profundos, passados com uma delicadeza, que é impossível não pensar a respeito.
 
Conforme lia, não conseguia parar de pensar sobre o que é a vida, qual o seu propósito e, mais ainda, qual o meu papel enquanto humana neste planeta. Z-56 é uma simples máquina, construída por nós e, depois que cumprir seu papel, não tem mais serventia e vira sucata. Já a lagartixa é motivo de gritos por alguns e asco por outros, quando tem um papel tão importante na natureza. 
 
 
Sapientis | Gabriel Ritta
Foto: Hanna de Paiva | Mundinho da Hanna

Imagina se ela falasse! O que não diria de como nós é quem somos o verdadeiro motivo do asco?! E uma lagartixa alienígena então, pior ainda! Juntos, eles criam uma relação muito bonita de amizade, fazendo você se sentir parte dela. Me lembrou em diversos momentos o papo entre a raposinha e o Pequeno Príncipe, aliás. 
 
Já nem sei mais quantas vezes eu reli o conto antes de escrever a resenha.Não porque não tinha entendido a mensagem, mas porque não consegui me despedir de Z-56 e da lagartixa (rsrsrs). Eles são tão cativantes que é impossível não terminar querendo começar a ler novamente.
 
Esta duplinha me encantou bastante e minha vontade era guardar eles num potinho e deixar sempre perto de mim, para nunca mais esquecê-los. Falando sobre o conto em si, eu amo as capas da Confraria, que são simples e objetivas. Aqui temos os protagonistas em destaque, em tons de terra, bem a cara do planeta onde se passa a trama. 
 
Apesar de ser uma leitura bem curtinha, amei e recomendo de olhos fechados. Aliás, até classificaria ‘Sapientis’ como aquela leitura para crianças, mas que muito adulto teria que ler. 
 
 
                                       
 
 
Vocês também curtem livros nesse estilo? Me contem aí!

 

Obs.: Texto revisado por Emerson Silva
Postado por:

Hanna de Paiva

Gostou? Leia esses outros:

Li até a página 100 | Cerbeurs

Li Até a Página 100 e…#54: Cerberus

Olá meu povo, como estamos? Hoje eu trago minhas […]

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

8 Comments

Classificação de resenhas

Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo

anuncie aqui