Olá meu povo, como estamos? Vampiros são personagens em marcantes na literatura, trazendo aquele aspecto mais sombrio e assustador. Essa característica veio de Drácula, um dos primeiros vampiros da história, que até hoje marca gerações.
Embora hoje em dia isso tenha mudado e tenha várias versões do personagem no mercado (indo do mais romântico meloso até o mais cômico e caricato), a versão mais próxima do original ainda me atrai bem mais. E, se você é assim como eu, aqui estão alguns livros que trazem os vampiros nesse aspecto mais sombrio e bastante trevoso.
Inimigo Imortal – Tigest Girma

Kidan Adane é uma órfã que cresceu longe da sociedade arcana em que nasceu, na qual linhagens humanas adquirem poderes ao se tornarem parceiras de vampiros. Mas, quando a irmã de Kidan, June, desaparece, a garota se convence de que o responsável foi um vampiro, justamente aquele que está vinculado a sua própria família: o cruel, mas sedutor, Susenyos Sagad.
Para encontrar June, Kidan precisa se infiltrar na elite da Universidade Uxlay, onde humanos e vampiros são enviados para estudar juntos e garantir a coexistência pacífica entre as espécies, assim como herdar o legado das famílias de que fazem parte. Porém, sendo a última Adane que sobrou, para permanecer na universidade, Kidan precisa morar na casa que sua família deixou para trás há tantos anos.
Dividir o espaço com Susenyos realmente não fazia parte dos planos de Kidan, e muito menos dos dele… O vampiro fará de tudo para tirá-la da casa e conseguir herdar ele mesmo o direito à propriedade. Mas ela não desistirá assim tão fácil, ainda que Susenyos desperte o que há de pior nela, e que a casa alimente seus piores pesadelos.
Cada vez mais envolvida no implacável submundo vampiresco, Kidan colocará em risco a própria vida — além da sua humanidade — para encontrar a irmã, que parece estar no centro de uma ameaça centenária. Para salvá-la, Kidan precisará se libertar dos horrores das próprias ações ou se envolver em um amor sombrio — um que exigirá sangue.
[Compre na Amazon | Skoob | Resenha | Vídeo]
Entrevista com o Vampiro – Anne Rice

Entrevista com o vampiro rapidamente se transformou num dos grandes fenômenos cult de nosso tempo. Mistura equilibrada de elementos góticos com erotismo, de modos modernos com narrativa romântica, de extrema crueldade com paixões arrebatadoras, o livro revela em ritmo febril um mundo de vampiros em permanente dilaceramento interno, empenhados em orgias inconfessáveis de vida e morte.
O romance apresenta o vampiro Lestat, ousado, sedutor, um tanto sórdido, pronto para destruir mitos, nem que para isso desencadeie assassinatos em massa. Prosseguem com Lestat em sua saga, Louis, o “entrevistado” deste primeiro livro, e Armand, seu amigo. O quarto personagem fundamental de
Entrevista com o vampiro é uma criação surpreendente de Anne Rice: a vampirazinha Cláudia, mescla de inocência e maldade infantil.
Entrevista com o vampiro não é um livro de terror. É, isto sim, um retrato provocante de uma época de vertiginosa vampirização em todos os meios e sob todas as formas. É também a prova real de que é possível fazer ficção de alta qualidade com qualquer tema, desde que nele se injete o sangue que Anne Rice faz correr nas veias de sua obra de estreia.
Carmilla – Joseph Sheridan Le Fanu

ssa edição traz a primeira vampira da história e também a primeira história de vampiro já escrita em projeto gráfico especial, com curiosidades sobre as obras e os autores. Carmilla é uma obra precursora da temática de vampiros, considerada por muitos críticos como a melhor do século XIX, pela maneira como trabalha o suspense e o erotismo. Foi a partir dela que Drácula, de Bram Stoker, recebeu suas principais características. A vampira de Karnstein se torna o motivo dos horrores e depois do desejo profundo de Laura, uma jovem que vive somente na companhia do pai em um castelo isolado no Leste Europeu. O Vampiro, de John William Polidori, concretizou as lendas folclóricas sobre vampiro e deu a ele a cara que tem ainda hoje: um demônio aristocrata que ataca entre a alta sociedade.
[Compre na Amazon | Skoob | Resenha | Vídeo]
Herdeiros do Abismo – Vanessa Musial

Séculos atrás, em um mundo pós-apocalíptico, o planeta foi completamente dominado por vampiros. As criaturas da noite passaram a reinar nos quatro cantos da Terra, instaurando uma verdadeira dinastia de sangue, liderada por um terrível soberano: Khram, o Impiedoso, reverenciado por todos os demais como vampiro-rei.
Os últimos humanos passaram a viver escravizados por tais monstros ou caçados por eles, fugindo e permanecendo escondidos em locais de resistência. Por anos tiveram de sobreviver assim, de forma furtiva e sem grandes expectativas de dias melhores.
Certo dia, um profeta revelou aos humanos uma mensagem vinda dos céus que mudaria drasticamente a história de seu povo e, consequentemente, a do mundo: um guerreiro salvaria a humanidade do império das sombras, acendendo pela primeira vez uma chama de esperança.
Herdeiros do Abismo é uma história dividida em duas partes, que mistura elementos fantásticos, mitologia, terror e religião, com nuances políticas. A trama é ambientada no tempestuoso inverno húngaro do século XVI. Testemunhe o início!
Sonho Febril – George R. R. Martin

Uma reinvenção original e fascinante das histórias de vampiros pelas mãos do mestre da fantasia moderna George R.R. Martin. Quando o falido capitão Abner Marsh recebe uma oferta de sociedade de um rico e sinistro aristocrata chamado Joshua York, ele até chega a desconfiar que algo está errado. Mas nada que a possibilidade de receber milhares de dólares em ouro e construir o barco dos seus sonhos não possa fazê-lo mudar de ideia. Assim surge o Sonho do Fevre, o melhor e mais potente barco de todo o Mississipi. Uma embarcação magnífica que, ao navegar pelo rio, vai deixando pelo caminho uma coleção de histórias sombrias. Movido pela força do vapor, o Sonho do capitão pode se transformar no maior pesadelo da humanidade. Sobre o autor: George R. R. Martin nasceu em 1948 em New Jersey e freqüentou a universidade em Chicago. Publicou sua primeira a história de ficção científica, The Hero, em 1971, e logo se firmou como escritor de rara qualidade, ganhando três Hugos, dois Nebulas e o Prêmio Bram Stoker. Passou dez anos em Hollywood escrevendo roteiros e como editor de histórias nos seriados de tevê The Twilight Zone (no Brasil, Além da Imaginação) e Beauty and the Beast – neste último como roteirista e produtor. Depois, iniciou sua fantástica série As Crônicas de Gelo e Fogo, que até agora conta com os títulos A Guerra dos Tronos, A Fúria dos Reis, A Tormenta de Espadas, O Festim dos Corvos e A Dança dos Dragões.
[Compre na Amazon | Skoob | Resenha]
Agora me conta: Qual desses mais te chamou atenção? Gosta de livros de vampiros mais pelo lado do terror?
Moonlight Books
Oi Hanna! Eu amo livros com vampiros e adorei essas dicas. O primeiro está na minha wishlist. Bjos!!
Moonlight Books
Hanna de Paiva
Opa! Espero que sejam ótimas leituras para ti! =)