14 de maio de 2022

Inspirações Literárias | Livros que explodiram minha mente

    Olá meu povo, como estamos? Ao longo dos meus anos como leitora, passei por alguns livros que me impactaram de diversas formas, tanto boas quanto ruins. 
    Alguns, inclusive, me deixaram tão desnorteada, que nem sabia mais o meu nome quando terminei a leitura. Recentemente, descobri que existe um termo para quando isso acontece: livros que explodem mentes. 
Inspirações Literárias |  Livros que explodiram minha mente
Foto: Creative Commons/Pixabay

   Apesar do nome assustador, não consigo pensar em outro melhor para descrever o que senti ao concluir as obras que vou apresentar hoje para vocês. 

Inspirações Literárias |  Livros que explodiram minha mente

1. O Fim da Infância

O Fim da Infância | Arthur C. Clarke
Foto: Divulgação

   Esse livro já se tornou figurinha fácil por aqui, pois em quase todas as listas indico ele. Mas realmente foi uma obra que me deixou tonta (de um jeito bom). 
   As coisas podiam ser ficção, mas eu fiquei tão absorta na trama, que comecei a cogitar a possibilidade de ser real, de tão crível que ela se mostrou. 
   Além disso, traz uma visão da humanidade como nunca paramos para pensar, que te deixa sem ação e levei dias para entender a mensagem que trouxe. 
Resenha | Skoob | Compre na Amazon

2. O Fim da Eternidade

O Fim da Eternidade | Isaac Asimov
Foto: Divulgação

   Essa foi uma leitura bem recente, mas que ficou marcada. O Fim da Eternidade também traz uma lição sobre o mundo, sobre a sociedade, como nunca vi. 
   São tapa na cara atrás de tapa na cara, disfarçados de piadas, mas que fazem muito sentido. 
   O desfecho é o que mais me deixou zonza, pois me senti como se tivesse levando uns tapas da vida mesmo, e fiquei dias sem saber se conseguiria trazer a resenha, pois não me sentia digna. 
Resenha | Skoob | Compre na Amazon

3. Flores para Algernon

Flores para Algernon | Daniel Keyes
Foto: Divulgação

   Nunca imaginei que fosse chorar com um scifi na vida. ‘Flores para Algernon’ é um livro com uma proposta para uma coisa, mas que acertou em outra. 
   Eu sempre fui ensinada a respeitar as diferenças, até porque minha mãe é deficiente física. Então tenho o exemplo em casa desde cedo. 
   Mas uma coisa é você respeitar, outra bem diferente é ver o mundo pelos olhos de quem sofre o preconceito 24h por dia. 
   E o protagonista desse livro mostra exatamente como é viver na pele dele. Eu não conseguia largar esse livro, mas toda vez eu me debulhava em lágrimas e nunca mais fui a mesma. 
   Nem sei como consegui falar dele depois, pois não sabia nem meu nome, de tão aflita que fiquei. 
Resenha | Skoob | Compre na Amazon

4. Novo Mundo em Chamas

Novo Mundo em Chamas | Viktor Waewell
Foto: Divulgação

   Essa foi minha primeira experiência com ficção histórica. Engraçado que, se for olhar com atenção, nada do que se passa na trama é novidade, pois está nos livros de História da escola. 
   Mas não sei vocês, eu sempre via essas passagens como fatos isolados, chapados num livro que eu deveria decorar e passar na prova. Não tinha a emoção da época para dar um contexto. 
   Agora, lendo um livro de ficção, mas com o pezinho na verdade, eu me senti dentro da nossa História e vi o quanto nosso passado rende filmes de muita ação e suspense. Nem sei definir como fiquei ao terminar esse livro. Revoltada? Angustiada? Sem ação? Talvez um pouco de cada. 
Resenha | Skoob | Compre na Amazon

5. Ponto de Impacto

Ponto de Impacto | Dan Brown
Foto: Divulgação

   Esse é um dos livros menos conhecidos de Dan Brown. Mas é o meu favorito da vida. Como o autor estava em início de carreira, deu para ver o auge da criatividade dele nesse livro. 
   Aqui, todo mundo é suspeito, e você certamente será feito de trouxa, mesmo que já tenha experiência com thrillers. Eu já li esse livro umas três vezes, mas sempre me surpreendo com ele, pois realmente é aquela obra que vai te deixar sem tempo nem de respirar, sem saber o que está na próxima página. 
   
 Skoob | Compre na Amazon

6. Objetos Cortantes

Objetos Cortantes | Gillian Flynn
Foto: Divulgação

   Eu já tive experiências com thrillers psicológicos. Mas nunca da forma como tive com ‘Objetos Cortantes’. Esse realmente me deixou com um medo que não consigo explicar. 
   Do início ao fim, eu tava desnorteada, sem saber o que ia acontecer na próxima página, e ao mesmo tempo, achei fantástica a forma de construção dos personagens. 
   Não apenas isso, mas a trama toda tem um quê de tão real, pois fala da psique humana de fato, de nossas peculiaridades de uma maneira tão profunda, que não sabia se estava lendo um livro ou tendo uma aula, praticamente. 
   Terminei o livro pensando seriamente em cursar Psicologia, só par a entender mais sobre os limites da mente humana. 
Resenha | Skoob | Compre na Amazon
   Já leram alguns desses livros? Qual foi o livro que te explodiu a mente? Me contem aí! 

Postado por:

Hanna de Paiva

Gostou? Leia esses outros:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Comments

Classificação de resenhas

Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo

anuncie aqui